Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre o curso de Direito EAD

Direito é certamente uma carreira que abre oportunidades profissionais interessantes, tanto no setor público quanto no privado.

O resultado de tanta perspectiva se vê nas salas de aula, lotadas de estudantes, nas cinco regiões do país.

Não é por menos que Direito se tornou a graduação número um em quantidade de alunos matriculados, com cerca de 870 mil estudantes.

Se você chegou até aqui é porque provavelmente está pensando em estudar Direito também, certo?

O curso é bastante popular na modalidade tradicional, mas não se fala muito dele no formato a distância. Será que dá para fazer Direito EAD? Saiba tudo sobre isso – e muito mais – logo na sequência!

O curso de Direito EAD

Seria lindo estudar Direito EAD e fazer uma das graduações mais disputadas do Brasil no conforto da sua própria casa, acompanhando as aulas no horário que achar melhor, conciliando a graduação com outras tantas atividades do dia a dia.

Só que, na prática, esse sonho ainda não é possível.

O Ministério da Educação ainda não aprovou a realização de nenhum curso de graduação em Direito no formato EAD – portanto, cuidado com as ofertas que você vê por aí.

Fazer um curso não reconhecido pelo MEC é o mesmo que jogar todo investimento de tempo e dinheiro no lixo – e isso é algo que ninguém deseja, não é?

Mas não desanime com essa notícia.

Se você topar estudar Direito presencialmente, não vai ter qualquer dificuldade de encontrar o curso: ele está disponível em mais de 900 faculdades pelo país – muitas delas bastante conhecidas, como a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

E se você faz muita questão de estudar a distância, existem alguns cursos alternativos na área de Direito que podem valer a pena. Quer descobrir quais são? Então se liga no próximo tópico.

Cursos EAD na área de Direito

Como não dá para fazer o bacharelado em Direito a distância, o jeito é recorrer a graduações alternativas, mas que permitem de alguma forma trabalhar muito próximo à área jurídica.

A gente tem quatro sugestões de cursos e todos eles são superiores de tecnologia, com dois a três anos de duração, diploma de nível superior e, principalmente, a possibilidade de serem feitos a distância.

Conheça:

Serviços Penais – É o curso certo para quem quer trabalhar com gestão de serviços penitenciários e tudo o que envolve a vida da população carcerária. Dura apenas dois anos.

Segurança Pública – Para quem curte temas como segurança, defesa civil, ordem pública e legislação, esse curso ensina a planejar e executar ações na área. A duração é de dois anos.

Investigação Forense e Perícia Judicial – É talvez o que mais se aproxima de algumas práticas do Direito. Os profissionais formados aqui trabalham com investigação, inteligência policial, análise de fraudes, perícia, etc. A duração é de três anos.

Gestão Ambiental – Uma boa alternativa para quem gosta de Direito Ambiental, já que prepara gestores que irão se envolver com tudo o que diz respeito à preservação do meio ambiente, incluindo legislação e elaboração de projetos. Dura dois anos.

Só tem um detalhe: formando-se em um desses cursos, você não poderá atuar, por exemplo, como advogado ou prestar concurso para cargos públicos que exijam formação de nível superior em Direito.

Independentemente disso, esses cursos abrem oportunidades interessantes na área e podem ser encontrados em boas faculdades, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA).

Para quem quer estudar Direito

Como a gente já disse lá em cima, o curso de Direito está disponível em mais de 900 instituições de ensino superior pelo país. Não vai ser difícil encontrá-lo naquela faculdade próxima à sua casa ou ao seu trabalho.

Nas universidades públicas é um desafio e tanto conseguir vaga, já que a graduação está entre as mais concorridas dos vestibulares e de processos seletivos como o Sisu.

Nas instituições particulares a oferta é bem maior, mas o futuro estudante precisa ficar de olhos bem abertos para garantir uma formação de qualidade: é preciso saber escolher uma instituição de ensino reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação. Só assim você vai terminar o curso e ter chances de se dar bem em um dos mercados mais concorridos do Brasil.

Por isso, jamais abra mão de uma faculdade de qualidade.

A gente separou algumas que oferecem o curso presencial de Direito ou alguns dos cursos a distância na área para você ir conhecendo desde já. Dê uma olhada:

 

Veja também:

Melhores cursos de Administração a distância

E aí, vai tentar o Direito tradicional ou fazer algum curso na área a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário