Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Como Entrar em uma Faculdade EAD

Saiba onde estudar design de interiores no Rio de Janeiro

21 de dezembro de 2021
Design de interiores no Rio de Janeiro
Imagem do autor
Escrito poradmin

Por mais que projetar interiores seja uma arte antiga e profissionalizada há anos no Brasil, o termo design de interiores é recente, foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) apenas na década de 1990. É uma profissão em ascensão nos últimos anos, que tem ganhado visibilidade e popularidade principalmente por ter um campo amplo de atuação. Se você tem interesse em se tornar um profissional da área e quer estudar design de interiores no Rio de Janeiro, separamos aqui tudo o que você precisa saber! 

Além de ser responsável pela decoração de espaços dos ambientes internos, o trabalho do designer de interiores também envolve uma dimensão estratégica que vai muito além da estética. O profissional atua projetando, desenvolvendo e executando a transformação de determinados ambientes arquitetônicos não apenas pensando no conforto e na beleza mas também em sua funcionalidade. Afinal, nada melhor do que viver e trabalhar em ambientes que trazem aconchego e também facilitam nosso dia a dia, não é mesmo?

Se você já está certo que design de interiores é a sua área, entenda mais sobre o curso, quais são as atribuições desse profissional, saiba como funciona o mercado de trabalho e veja onde estudar. Confira até o fim para ter ainda mais certeza de que essa é a carreira para você! Vamos lá?

Como é o curso de design de interiores?

No curso de design de interiores você vai desenvolver seu talento para criar e desenvolver projetos de espaços internos, utilizando conhecimentos de gestão, planejamento, operações, desenho e tecnologia.

Assim, para conseguir certificação na área de design de interiores, existem três caminhos principais que você pode escolher: curso bacharelado, tecnólogo ou pós-graduação (especialização). 

O bacharelado tem duração média de 4 anos, e dá embasamento geral para o profissional da área, abordando desde as partes mais teóricas até a prática. Já o tecnólogo em design de Interiores é o curso mais comum, e é bem focado no que faz um designer de interiores, ou seja, na prática profissional. Ele também tem menor duração, entre dois e três anos. Em ambas opções existem disciplinas voltadas à gestão e ao comércio, que são muito válidas para quem for abrir seu próprio negócio futuramente.

A terceira forma de estudar essa área é na pós-graduação, por meio da especialização. É uma alternativa para quem fez cursos como arquitetura e urbanismo ou engenharia civil. Assim, o aluno que investiu nessas áreas mas se identificou mais com as disciplinas de Design, pode focar sua carreira nisso.

Veja também: Entenda como é fazer um curso de Design de Interiores online

O que se estuda no curso de design de interiores?

O profissional de design de interiores lida com a parte de decoração dos ambientes, portanto, envolvendo a arte e estética de interiores, seja no planejamento dos elementos como tecidos, mobiliário, revestimentos e distribuições de peças, mas também levando em conta o aproveitamento do espaço e da luz, a distribuição de ambientes e o bem-estar de quem ocupa esses locais, pensando em sua funcionalidade. 

Portanto, durante o curso de design de interiores, você vai estudar conteúdos como ergonomia e desenho de móveis, instalações prediais básicas, metodologia de projeto, processo de criatividade, luminotécnica, sempre com foco na qualidade de vida e bem-estar, no convívio humano e na sustentabilidade. 

A seguir, veja exemplos de disciplinas ofertadas em um curso de Design de Interiores:

  •  Conforto Ambiental Acústico E Lumínico
  •  Desenho Auxiliado Por Computador
  •  Design De Interiores Residencial
  •  Ergonomia Aplicada Ao Design De Interiores
  •  História Do Design
  •  Instalações Elétricas De Baixa Tensão
  •  Instalações Prediais Básicas
  •  Maquetes De Interiores
  •  Marketing De Produtos E Serviços
  •  Paisagismo
  •  Patrimônio, Museus E Arquivos
  •  Projeto E Gestão Do Design
  •  Representação Gráfica Digital

Quem deve fazer o curso de design de interiores?

Se você se interessa por tendências de comportamento e estilo, tem sensibilidade estética e gosta de pesquisar sobre cores, texturas, formas e acabamentos, a área de design de interiores pode ser uma boa opção para você seguir.

No entanto, para ser um profissional da área, é importante que você goste de desenhar e tenha habilidades manuais, por isso cursos relacionados à área sempre agregam bastante. Também é muito importante saber que você vai lidar com equipes de diversas áreas e também com o público, na relação com os clientes, portanto é imprescindível ter bom relacionamento interpessoal. 

Quais as áreas de atuação para quem faz design de interiores?

Quando falamos sobre as áreas de atuação, o designer de interiores possui um enorme leque de opções. Concluir a faculdade em Design de Interiores dá ao graduado a capacidade de abrir seu próprio ateliê ou procurar trabalho em empresas de diversos ramos, como construtoras, escritórios de design e arquitetura, indústrias de mobiliário, lojas de decoração, ou também gerenciando uma obra! 

O profissional da área ainda tem a possibilidade de trabalhar com paisagismo e projetar os mais diversos espaços. Um cenário possível que está em ascensão é o da sustentabilidade nos projetos de design de interiores. Nele, por exemplo, a reutilização de móveis e artigos já existentes e a implantação de processos que contribuem para o meio ambiente são o grande diferencial.

Confira abaixo mais alguns dos diversos rumos que essa qualificação profissional oferece:

  • Criação, desenvolvimento e execução de projetos de design de interiores;
  • Acompanhamento e gestão de equipes em obras;
  • Controle de mão de obra e materiais de construcao e decoracao;
  • Cenografia e produção de espaços decorados em eventos;
  • Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, materiais ou técnicas de decoração e construção;
  • Desenho, fabricação e instalação de produtos em marcenaria, iluminação, acabamentos de gesso, entre outros;
  • Pesquisa acadêmica de design;
  • Curadoria de arte e mobiliário;
  • Visual Merchandising;
  • Produção de representação tridimensional (maquete eletrônica).

Como está o mercado de trabalho da área de design de interiores?

O atual cenário para quem trabalha com Design de Interiores está super aquecido, isso porque o crescimento do setor imobiliário dos últimos anos impulsionou e aqueceu o mercado de trabalho para designers de interiores, oferecendo mais vagas e melhores salários para os profissionais, além de novas possibilidades e áreas de atuação..

Seja trabalhando como profissional autônomo, prestando consultoria e desenvolvendo projetos independentes, ou trabalhando em empresas que desenvolvem projetos de móveis planejados ou de design de interiores e arquitetura, as possibilidades são infinitas e portanto, um mercado de trabalho vasto, repleto de oportunidades. 

Afinal, todo mundo quer ter um cantinho personalizado, moderno e funcional. Vai depender de você saber qual a área de atuação que mais se adequa ao seu perfil, ao seu percurso académico e assim, qual te proporciona mais satisfação profissional.

O setor corporativo, por exemplo, está cada vez mais preocupado com o ambiente das empresas. Salas de reuniões, escritórios especializados e até mesmo andares e prédios inteiros fazem parte das demandas e projetos mais procurados. Para completar, seja no setor corporativo ou residencial, a sustentabilidade é outra alternativa que vem crescendo em ascensão. Isso porque as pessoas têm se interessado em adaptar suas casas e empresas a alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente. Então esse também é um setor possível para o profissional designer de interiores mostrar suas habilidades.

O importante é se lembrar que as pessoas e empresas buscam sempre por profissionais qualificados e capacitados. Um currículo de qualidade faz toda a diferença na hora de conseguir uma nova oportunidade em empresas ou ser selecionado como um profissional confiável por seus clientes. Suas experiências e conhecimentos sempre serão ótimos diferenciais, portanto, é imprescindível dedicação e estudos.

Além disso, a evolução tecnológica tem proporcionado novos elementos para o trabalho do profissional da área, com novos softwares e técnicas que surgem com frequência. Assim, é importante saber como utilizá-los, para agregar a qualidade do seu trabalho e também se manter sempre atualizado e exercitar a mente criativa para as mais diversas soluções. 

Onde estudar design de interiores no Rio de Janeiro?

Se você chegou até aqui e tem certeza de que esse é o curso para você, agora resta saber onde estudar Design de Interiores no Rio de Janeiro. Confira algumas das principais faculdades que oferecem a graduação na cidade:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Veiga de Almeida (UVA)
  • Estácio de Sá
  • Universidade Cândido Mendes
  • Faculdade São Francisco de Assis
  • Centro Universitário IBMR

Caso você esteja no Rio de Janeiro e queira saber onde estudar Design de Interiores EaD, também, separamos algumas opções de universidades que contam com polos no estado para você conferir. Todas são referência em ensino de qualidade e têm reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Confira!

Veja mais: Conheça tudo sobre o curso de Design de Interiores EAD

E aí, já decidiu que vai se tornar um designer de interiores? Já sabe onde irá estudar? Responda para nós logo abaixo, nos comentários!

Os mais lidos
Veja quando sai o resultado da prova do Encceja 2022

Veja quando sai o resultado da prova do Encceja 2022

Por Amanda Nonato em 31/08/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.