Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Entenda como é fazer um curso de Design de Interiores online

Você é daquelas pessoas que assim que entram em uma casa ou em um escritório prestam atenção na disposição dos móveis, nas soluções de iluminação, na decoração, no estilo?

Se a resposta for positiva é porque você tem o olhar estético que os designers de interiores tanto apreciam.

Esse olhar pode, e deve, ser treinado e direcionado a um mercado sempre aberto a novos talentos.

Design de Interiores está cada vez mais popular no Brasil e pode ser feito a distância em dezenas de faculdades.

Quer conhecer melhor essa opção?

Então entenda como é fazer um curso de Design de Interiores online e onde encontrar as faculdades mais interessantes!

O curso de Design de Interiores online

Quem está pensando em estudar Design de Interiores vai encontrar o curso em cerca de 40 faculdades online espalhadas por todo o Brasil.

Trata-se de uma graduação de curta duração, com apenas dois anos e meio de estudos, em média.

É uma bela porta de entrada para quem tem pressa de se firmar no mercado.

A atividade é mais ampla do que a gente costuma imaginar. Vai bem além da simples decoração de ambientes. O curso ensina a buscar soluções que contemplam inúmeros outros fatores, como conforto, funcionalidade, acústica, uso de cores, iluminação e insolação, ventilação, disposição de elementos, tipo de material, estrutura das construções, mobiliário , ergonomia, segurança do trabalho – tudo isso levando em conta o estilo individual e as referências de cada cliente!

Aprender a aliar técnica e criatividade – isso sim define bem um bom designer de interiores.

As aplicações práticas que o curso oferece são muitas: reformas de casas e apartamentos, desenho de ambientes corporativos, eventos, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, consultórios, rodoviárias, aeroportos, construtoras, lojas, cenografia para cinema, teatro e TV e tudo mais que você conseguir imaginar.

É uma área que pegou carona na explosão imobiliária da década passada e se solidificou mesmo depois que a economia esfriou.

Os designers de interiores costumam trabalhar próximos a engenheiros e arquitetos (inclusive, arquitetos podem atuar como designer de interiores).

A graduação online pode ser feita totalmente a distância, com pouquíssimos encontros presenciais ao longo do período. Em alguns casos, dependendo da faculdade, esses encontros são um pouco mais frequentes (uma vez por semana ou a cada quinze dias).

O curso de Design de Interiores online

No curso de Design de Interiores online os inscritos aprendem os fundamentos e as técnicas por meio de aulas em vídeo e ferramentas de interação direta com professores, tutores e outros alunos. Os encontros presenciais são utilizados para provas finais, atividades práticas, apresentação de trabalhos e dinâmicas presenciais.

Caso você esteja se perguntando se a graduação a distância garante diploma reconhecido pelo MEC, a resposta é sim. Ao concluir o curso, os profissionais podem tentar vagas de trabalho na área, fazer concursos públicos ou até mesmo dar prosseguimento aos estudos em cursos de pós-graduação.

O que se aprende no curso de design de interiores online

Em dois anos e meio os estudantes vão maratonar uma série de disciplinas para se formarem no curso de Design de Interiores.

É preciso se dedicar, ler bastante e pesquisar referências continuamente.

Repare que o curso traz algumas disciplinas técnicas e outras com uma pegada mais artística.

  • História da arte e do design
  • Homem, cultura e sociedade
  • Instalações prediais básicas
  • Desenho de expressão
  • Desenho técnico e arquitetônico
  • Processo da criatividade
  • Representação gráfica digital
  • Empreendedorismo e negócios
  • Ergonomia e desenho de móveis
  • Sintaxe da linguagem visual
  • Conforto ambiental
  • Design de interiores residencial
  • Maquetes de interiores
  • Materiais, acabamentos e revestimentos
  • Ambientação de jardins
  • Design de interiores comerciais e serviço

Quanto custa estudar design de interiores online

Design de interiores não foge à regra da grande maioria dos cursos a distância: são mais baratos do que os seus correspondentes presenciais.

Em boa parte das faculdades, as mensalidades começam em R$ 240 e dificilmente ultrapassam os R$ 500.

Quem preferir pode recorrer a diversas maneiras de conseguir bolsa de estudos. Todos os semestres, por exemplo, o ProUni distribui várias delas em faculdades particulares por todo país. A participação é voltada a quem fez o Enem mais recente e se encaixa nos critérios de participação estabelecidos pelo MEC. A vantagem é que os estudantes podem estudar totalmente de graça.

Alternativamente, dá para aproveitar as promoções oferecidas pelas faculdades ou se inscrever em programas de bolsas parciais de sites especializados.

Onde estudar Design de Interiores online

Design de Interiores é uma profissão bastante concorrida. Para se destacar num meio tão competitivo é necessário uma boa dose de talento e uma formação diferenciada.

Quem quer atuar na área deve, portanto, procurar vaga em faculdades de alto padrão — que não são, necessariamente, as mais caras, que fique claro!

Informe-se sobre a avaliação da faculdade e do curso junto ao MEC e qual o conceito da instituição no mercado de trabalho onde você quer atuar.

Isso vale obviamente para graduações presenciais e a distância.

A gente pesquisou algumas boas faculdades onde você pode estudar Design de Interiores online com garantia de qualidade. Clique para conhecer:

Veja também:

Saiba tudo sobre o curso de Arquitetura EAD

O que achou do curso de design de interiores online? É a sua primeira opção? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário