Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra como conseguir um desconto em faculdade a distância

Quem faz faculdade a distância já sabe. Além de contar com uma super flexibilidade na hora de estudar, sente no bolso a diferença: as mensalidades costumam ser bem mais acessíveis do que aquelas cobradas por cursos presenciais tradicionais.

Ainda assim, dá para aumentar ainda mais essa economia.

Mesmo com mensalidades mais em conta, muitas faculdades a distância oferecem descontos aos seus alunos. Eles começam em 5% e podem chegar a 100% em alguns casos. Isso mesmo, você não leu errado. É possível encontrar descontões bem vantajosos e até estudar de graça.

A gente conta tudo para você a seguir. Confira e prepare-se para aproveitar as vantagens de estudar em uma faculdade a distância com desconto!

Os tipos de desconto que você vai encontrar em uma faculdade a distância

Fomos consultar as principais faculdades a distância do Brasil e trazemos para você um resumão dos tipos de desconto que encontramos.

Vale lembrar que nem todos estão disponíveis o tempo todo, então use este guia como ponto de partida e depois confira as promoções nos sites das faculdades (vamos indicar algumas ao final deste texto, não perca!).

  • Desconto por pontualidade: encontramos faculdades que dão desconto entre 5% e 10% para estudantes que pagam o boleto da mensalidade até determinado dia do mês. Esse desconto, embora simples, representa uma bela economia no fim do ano. Outra vantagem é que normalmente pode ser usado com outros benefícios.
  • Desconto para familiares: essa prática, bastante comum em escolas do ensino fundamental e médio, pode ser encontrada também no nível superior.
  • Desconto para empresas: aqui, as faculdades a distância oferecem um abatimento na mensalidade para quem trabalha em alguma instituição conveniada.
  • Desconto por desempenho no vestibular: vale a pena conferir se a faculdade do seu interesse oferece algum tipo de vantagem para quem se dá bem no processo seletivo.
  • Desconto por desempenho no Enem: também chamado de “bolsa Enem”, esse benefício premia aqueles candidatos que chegam com um bom desempenho no exame. Para ganhar o desconto, basta apresentar o boletim oficial.
  • Desconto para alunos transferidos: na busca por ampliar seu quadro de alunos e preencher vagas ociosas, as faculdades atraem com descontos aqueles estudantes que vêm de outras instituições. As vantagens podem vir em isenção da matrícula e de algumas mensalidades, abatimento nos primeiros boletos ou até mesmo no curso todo.
  • Desconto para segunda graduação: a lógica é parecida com a do desconto para transferidos. Aqui, quem apresenta o diploma de nível superior pode entrar na faculdade EAD com descontos na matrícula e/ou mensalidade. Sem contar que na maioria das vezes nem precisa fazer processo seletivo.
  • Outros descontos: a lista não para por aqui. A cada semestre, as faculdades a distância podem criar novos tipos de descontos. Além disso, pode ser que a instituição tenha programas específicos para situações diversas, como pessoa com deficiência, estudante de baixa renda, filhos de funcionários públicos transferidos e por aí vai.

E se você acha que esses descontos são difíceis de encontrar, saiba que ótimas redes de ensino, como a Anhanguera e a Cruzeiro do Sul Virtual, contam com vários benefícios desse tipo, além de oferecerem bolsas de estudo!

Bolsas de estudo: uma forma de conseguir descontos maiores nas faculdades a distância

Sabe o tal descontão de 100% que comentamos lá no início? Ele pode ser conseguido por meio de uma bolsa de estudos.

Em faculdades a distância, temos dois tipos de bolsa mais comuns: o ProUni e as parcerias com sites especializados.

O ProUni é o Programa Universidade para Todos, que distribui bolsas de estudo duas vezes ao ano. Dependendo de sua renda familiar, é possível concorrer a bolsas de 50% ou 100%. O programa oferece o benefício para cursos a distância e pede que o candidato se enquadre em alguns critérios de renda, escolaridade e desempenho no Enem mais recente.

Já as parcerias com sites especializados rendem bolsas de até 75%. Normalmente o processo é bem simples e não exige desempenho no Enem – mas o candidato precisa passar no vestibular da faculdade para ativar a bolsa. São várias possibilidades, entre em contato com a faculdade do seu interesse para saber mais.

Faculdades a distância que oferecem descontos

Você já deve ter ouvido o velho ditado de que o barato pode sair caro, certo?

Nesse caso, uma faculdade ruim e barata significa dinheiro e tempo jogados fora.

Por outro lado, há ótimas faculdades a distância, reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), que trabalham com descontos e bolsas de todo tipo.

Fizemos uma seleção para você iniciar sua busca por descontos. Confira agora mesmo:

Veja também:

O diploma de um curso a distância é reconhecido para concursos públicos?

Encontrou um desconto interessante na faculdade onde você quer estudar? Ou vai tentar uma bolsa de estudos? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário