Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba quais são os cursos técnicos mais valorizados

Os cursos técnicos são uma alternativa rápida e eficiente de entrar no mercado de trabalho.

Com formação focada em determinadas atividades, suprem a necessidade de mão de obra especializada em todos os setores da economia do país, com cada vez mais facilidade.

Quer ficar por dentro das áreas que estão bombando neste exato momento?

Então saiba a seguir quais são os cursos técnicos mais valorizados!

Os cursos técnicos mais valorizados

Os cursos técnicos são formações rápidas, voltadas para atividades bem específicas do mercado de trabalho.

Normalmente duram de um ano e meio a três anos e podem ser encontrados facilmente em centros públicos e privados de formação técnica (como o Senac e as Etecs).

Embora sejam formações de nível médio, a oferta para esse tipo de curso é gigantesca no Brasil, com opção de estudo em todas as áreas conhecidas – das artes à engenharia.

Mas alguns têm sido especialmente procurados no mercado de trabalho.

A gente lista para você:

Administração – Forma profissionais que vão prestar auxílio na rotina administrativa de gestores em geral – desde Finanças até Recursos Humanos.

Agricultura, Agrimensura, Agronegócio, Agroindústria e Agroecologia – São cinco tipos de curso com pequenas diferenças entre si, mas que, no geral, formam profissionais que trabalham no campo, planejando e acompanhando a colheita, analisando os tipos de terrenos, o plantio adequado para cada clima, fazem controle de qualidade de distribuição e comercialização de produtos.

Bioquímica – Lida com as principais técnicas de análises (microbiológicas, imunológicas, fluídos) e normas de segurança, saúde ocupacional e preservação ambiental.

Biotecnologia – Auxilia biotecnólogos de nível superior no desenvolvimento de bioprodutos, vacinas e diagnósticos.

Comércio – Busca métodos de ampliar a competitividade no mercado, organizar procedimentos de compra e venda, fazer controle qualitativo de bens e serviços.

Contabilidade – Analisa demonstrações financeiras, faz planos de contas e garante que a empresa esteja nos conformes em relação às obrigações contábeis.

Cuidados de Idoso – É o técnico especializado em acompanhar pessoas de idade avançada, zelando sempre pela saúde, bem-estar e higiene.

Eletroeletrônica, Eletrônica e Eletrotécnica – Cursos similares que, em linhas gerais, ensinam o profissional a fazer serviços de manutenção e instalação, medições e testes elétricos.

Enfermagem – É um dos cursos técnicos mais conhecidos, e que sempre se mantém valorizado no mercado. Aqui, os profissionais auxiliam os enfermeiros no cuidado ao paciente, na higienização de equipamentos e preparação para exames.

Eventos – Forma profissionais capazes de planejar e executar todos os serviços envolvidos na realização de eventos.

Farmácia – Auxilia o farmacêutico na manipulação de produtos, preparação de medicamentos e no cumprimento dos processos de biossegurança.

Finanças – Outro curso técnico bastante valorizado, ensina os profissionais a desempenharem atividades de apoio às finanças em geral: fluxo de caixa, lançamentos, pagamentos, orçamentos e muito mais.

Logística – Trabalha no transporte, distribuição, armazenagem e organização de bens e serviços.

Mecânica – Muito popular e conhecido, ensina a pensar, criar e fazer manutenção de máquinas e equipamentos.

Meio Ambiente – Auxilia na criação de relatórios e laudos ambientais, cria técnicas de conservação e recuperação, ajuda no desenvolvimento de programas de educação ambiental.

Nutrição e Dietética – Colabora com o nutricionista no processo de desenvolvimento de cardápios e produção de refeições. Garante o cumprimento de normas de higiene e segurança do trabalho.

Organização Esportiva – Desenvolve programas de atividades esportivas para diferentes públicos, acompanha equipes, organiza campeonatos, etc.

Programação de Jogos Digitais – Aprende a conceber e produzir jogos em todas as plataformas digitais, da internet aos aplicativos mobile.

Recursos Humanos – Forma profissionais que trabalham com diferentes frentes do setor de Recursos Humanos em uma empresa: remuneração, recrutamento, treinamento, avaliação e integração.

Redes de Computadores – Capacita os técnicos na criação, instalação e manutenção de redes digitais em geral.

Segurança do Trabalho – São profissionais que desenvolvem métodos e rotinas para evitar problemas à saúde do trabalhador no curto, médio e longo prazo.

Radiologia – Lida com todos os tipos de equipamentos de diagnóstico por imagem: raios-x, ultrassonografias, tomografias, etc.

Alguns cursos técnicos podem ser feitos depois que você termina o ensino fundamental ou médio (dependendo do requisito de cada um).

Outros podem ser feitos juntamente com o ensino médio.

O único ponto negativo é que a maioria deles não tem uma versão EAD disponível ainda – para isso é preciso recorrer aos cursos de tecnólogo.

Veja como no próximo tópico.

Os cursos tecnólogos mais valorizados – e por que eles podem ser mais interessantes que os técnicos

Enquanto os cursos técnicos são de nível médio ou profissionalizante, os tecnólogos são cursos superiores.

Em nosso mercado, você já deve saber: cursos superiores são bem mais valorizados!

Os tecnólogos têm duração bastante similar à dos técnicos. Eles podem ser feitos em dois ou três anos, no máximo.

A grande vantagem é que, com diploma de nível superior em mãos, você tem mais chances de conseguir o emprego desejado, pode fazer pós-graduações para melhorar o currículo ou prestar concursos públicos para cargos mais bem remunerados.

E a melhor notícia é que a maioria dos cursos que listamos acima têm uma versão em nível de tecnólogo e, melhor podem ser feitos totalmente a distância, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Onde fazer os cursos tecnólogos mais valorizados

Nas faculdades que listamos abaixo, você encontra com facilidade alguns dos principais cursos mais valorizados do mercado hoje em dia – mas na versão de nível superior.

Se você quer mesmo optar pelo técnico, vai encontrar versões presenciais em algumas delas.

O bom é que são instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC – o que rende uma formação bem vista no mercado de trabalho!

Pronto para começar seus estudos? Então basta clicar e conhecer:

Veja também:

Como saber se fui aprovado no Pronatec

Já sabe se vai fazer um curso técnico ou um tecnólogo? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário