Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja como é o curso de Engenharia a distância e onde fazer

Saiba como funciona o curso de Engenharia, uma das formações mais prestigiadas e tradicionais do mercado, e entenda como funciona a modalidade EAD.

É comum, quando pensamos em “Engenharia”, visualizarmos um grande canteiro de obras, escavadeiras e guindastes. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a Engenharia é uma formação ampla, repleta de possibilidades diferentes de atuação, e que abre ao estudante diversas oportunidades no mercado de trabalho.

Nem todos sabem, mas há diferentes tipos de formação no campo da Engenharia, muito além da construção de prédios e pontes, e todos os cálculos necessários para tal. O engenheiro, de acordo com sua formação, também está capacitado a desenvolver softwares, sistemas de saneamento básico, processos industriais e novas tecnologias para geração de energia renovável, por exemplo.

A importância dos cursos aprovados pelo MEC

Para que um estudante formado em Engenharia possa atuar no mercado de trabalho como engenheiro, é fundamental que ele seja diplomado por uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

O ministério possui uma série de critérios para atribuir notas às faculdades e seus cursos, como a qualidade do corpo docente da mesma, o currículo do curso e a estrutura disponibilizada para atendimento ao aluno.

As notas da avaliação do MEC podem variar entre 1 e 5. Somente cursos com notas superiores  a 3 estão autorizados a emitir diplomas no mercado. Portanto, antes de escolher um curso de Engenharia, pesquise se a instituição do seu interesse possui uma boa nota em sua avaliação do MEC.

Como funciona o curso de Engenharia a distância

A oferta cada vez maior de cursos a distância em diferentes áreas, inclusive Engenharia, garante ao estudante um caminho de maior autonomia – e muitas vezes, também, de economia para o bolso – na condução de seus estudos. Atualmente, há opções de boas faculdades, bem avaliadas pelo MEC, que oferecem formações nessas modalidades e certificadas pelo ministério.

Um curso a distância é ideal para quem tem perfil autônomo e gosta de ter liberdade para fazer as próprias escolhas e gerir a rotina de estudos. Nos cursos a distância, as aulas são gravadas previamente pelos professores e disponibilizadas em ambiente online.

O curso de Engenharia a distância segue o mesmo currículo do presencial. Além das aulas online, também oferece chats de discussão para que o estudante tire dúvidas com os professores e debata com os colegas de turma, além de sugestões de leitura e materiais complementares.

Veja quais são os diferentes tipos de Engenharia

Há diferentes áreas em que um engenheiro pode atuar e se especializar. Dependendo da área de interesse do estudante, ele deve optar por cursos específicos. A seguir, saiba mais outras áreas da Engenharia:

Engenharia Mecânica: é a área da Engenharia focada em projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, ou seja, toda e qualquer máquina. Dessa forma, o estudante formado como engenheiro mecânico finaliza seu curso capacitado para projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para diferentes tipos de atividade indústrial.

Engenharia Civil: os profissionais desta área desenvolvem projetos de obras de construção civil, como construções de prédios e pontes.

Engenharia da Computação: o profissional formado em Engenharia da Computação está apto para desenvolver, adaptar, implementar, industrializar e instalar sistemas computacionais.

Engenharia de Controle e Automação: essa área forma profissionais para atuarem no controle de processos industriais, com planejamento, fabricação e manutenção de máquinas e de outros sistemas de automação utilizados na indústria.

Engenharia de Produção: o engenheiro de produção atua otimizando processos de produção em fábricas. É seu papel garantir a eficiência dos mesmos.

Engenharia Elétrica: este curso capacita profissionais a trabalharem com projetos, acompanhamento e execução de obras em geração, distribuição e transmissão de energia elétrica e de fontes renováveis de energia, como a eólica e solar.

Engenharia Ambiental: o engenheiro ambiental é responsável pelo estudo dos sistemas de produção com a finalidade de reduzir os impactos ambientais e conservar os recursos naturais.

Boas faculdades para cursar Engenharia a distância

Atualmente, há boas opções de faculdades credenciadas pelo MEC, que oferecem cursos de bacharelado em Engenharia a distância.

A seguir, conheça algumas delas:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA): oferece cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL): tem cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID): possui cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Produção.

Universidade de Franca (UNIFRAN): disponibiliza cursos de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Produção.

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais: são oferecidos os  cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.

Depois de escolher uma boa faculdade credenciada pelo MEC e o curso de Engenharia que combina mais com o perfil do estudante, o último passo para poder, de fato, atuar no mercado de trabalho como engenheiro é obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para passar em Engenharia

É possível conseguir uma bolsa de estudos para EAD?

Agora que você já sabe mais sobre o curso de Engenharia a distância e todas as possibilidades de áreas de estudo, queremos saber: que opção vai escolher? Escreva nos comentários abaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário