Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça as melhores faculdades de Gastronomia EaD em Belo Horizonte

O mercado de trabalho na área da Gastronomia cresceu muito nos últimos anos. Isso tudo está relacionado aos hábitos de consumo dos brasileiros, principalmente com a popularização de aplicativos de delivery como Ifood, Uber Eats e James Delivery.

Com a rotina agitada e corrida, muitas pessoas almoçam fora de casa ou pedem comida pelos apps, o que aumenta a procura por restaurantes. Além disso, realities shows como MasterChef e Mestre do Sabor ganharam o coração dos brasileiros. 

cursos de gastronomia em BH

Tudo isso fez com que a área da gastronomia conquistasse o coração dos brasileiros, e fez com que setor alimentício crescesse. Logo, a busca por profissionais dessa área também, tornando o mercado aquecido.

O estado de Minas Gerais é muito conhecido pela gastronomia. A culinária mineira é rica em sabores e tradições, por isso é reconhecida nacionalmente e também internacionalmente. 

Quem já experimentou o famoso pão de queijo mineiro, um tutu de feijão, um doce de leite ou um queijo caseiro sabe que o sabor é inconfundível.

Então se você pensa em seguir carreira na gastronomia, nada melhor do que fazer um curso em uma faculdade no estado de Minas, não é mesmo?

Nesta matéria você vai conhecer mais sobre o curso e ver as melhores faculdades de gastronomia em Belo Horizonte, capital mineira.

O que faz um profissional de Gastronomia?

O profissional que trabalha na área da gastronomia é responsável por preparar alimentos de restaurantes, lanchonetes, panificadoras, bares, hospitais, bufês e também garantir a segurança alimentar desses ambientes.

Um chefe de cozinha, por exemplo, atua coordenando o espaço de trabalho, além de elaborar o cardápio, gerenciar os funcionários e garantir o bom funcionamento da cozinha.

Se você pretende seguir a carreira na gastronomia, essas são algumas opções para atuar no mercado de trabalho: auxiliar de cozinha, bartender, confeiteiro, cozinheiro, padeiro e pizzaiolo.

Como é o curso de Gastronomia?

É possível fazer o curso tecnólogo, bacharelado e o curso técnico em Gastronomia. Por isso, a duração dos estudos variam de 2 a 4 anos, dependendo da titulação que o estudante escolher.

Durante os estudos, o aluno vai conhecer o universo da gastronomia nacional e internacional, além de desenvolver técnicas e habilidades que o profissional precisa para desenvolver um excelente trabalho.

As faculdades contam com disciplinas teóricas e práticas que possibilitam uma aprendizagem voltada para o mercado de trabalho. O aluno tem contato com diversas ferramentas e ambientes como laboratórios e cozinhas industriais.

Independente do que o aluno optar, bacharelado, tecnólogo ou técnico, o Ministério da Educação (MEC) define que os cursos de gastronomia devem preparar os estudantes para:

  • Conceber planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação;
  • Criar preparações culinárias e valorizar a ciência dos ingredientes;
  • Diferenciar e coordenar técnicas culinárias;
  • Validar a segurança alimentar;
  • Identificar novas perspectivas do mercado alimentício;
  • Vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Em relação à grade curricular, disciplinas que o aluno terá contato no curso superior, há uma variação de acordo com cada universidade e qual o tipo de formação.

De forma geral, o aluno vai ter contato com a história da gastronomia, com diferentes tipos de culinária, com aspectos culturais e sociais, além de matérias relacionadas à gestão, negócios e planejamento.

Mas para exemplificar, veja algumas matérias que compõem a grade das principais faculdades:

  • Confeitaria;
  • Controle de Qualidade e Conservação dos Alimentos;
  • Cozinha Fria;
  • Cozinha Internacional;
  • Estrutura e Funcionamento da Cozinha;
  • Estudo das Bebidas;
  • Estudos Disciplinares;
  • Gastronomia Regional Brasileira;
  • Harmonização e Criatividade em Cardápios
  • História da Alimentação
  • Hospitalidade: Turismo, Hotelaria e Gastronomia
  • Legislação Aplicada a Hospitalidade
  • Plano de Negócios;
  • Projeto Integrado Multidisciplinar.

Salário de um profissional da área da Gastronomia

Ao escolher uma carreira, um dos pontos que os alunos sempre olham é o salário, e com a gastronomia não é diferente! Então, para te ajudar, trouxemos uma média salarial dessa área.

De acordo com uma pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, o Tecnólogo em Gastronomia ganha no Brasil, em média, R$ 2.294,06

Ainda segundo a pesquisa, um Chefe de Cozinha ganha em média R$ 2.095,55.

Mas é importante lembrar que os dados apresentados aqui são uma média salarial. Os salários podem apresentar variações dependendo da região do país, da empresa contratante, do serviço que será desenvolvido, da jornada de trabalho e do tempo de experiência do profissional.

Dá pra fazer gastronomia EaD?

Sim! O curso de gastronomia EaD é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e é uma ótima opção para quem deseja fazer uma graduação mais econômica e quer otimizar tempo nos estudos.

Geralmente, as universidades ofertam o curso no formato semipresencial, em que os estudantes precisam ir ao polo de ensino em alguns momentos específicos durante os estudos.

Então, apesar de boa parte das aulas e do conteúdo serem ofertados de forma online por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o aluno vai precisar se dirigir à faculdade. Mas calma, tudo isso é repassado ao estudante no ato da matrícula e combinado posteriormente com os professores ao longo dos semestres.

Como um dos fundamentos do curso de gastronomia segundo o MEC é preparar os alunos para as diversas situações que ele irá enfrentar na profissão, as aulas práticas são fundamentais. Então é super importante ter o contato e desenvolver as técnicas em ambientes específicos, como cozinhas industriais ou laboratórios.

E é claro, isso não dá para ser feito em casa, por isso a importância de ir ao polo de apoio para realizar essas atividades.

Melhores faculdades Ead de Gastronomia em BH

Para te ajudar a decidir em qual faculdade de gastronomia estudar, separamos as cinco melhores faculdades a distância na capital mineira. Essas informações foram retiradas do site Quero Bolsa com base na nota de avaliação de cursos do MEC.

Confira:

  • Anhembi Morumbi
  • Centro Universitário Braz Cubas
  • Centro Universitário UNA
  • Cruzeiro do Sul Virtual
  • Estácio de Sá
  • Faculdade Pitágoras
  • Rede de Ensino DOCTUM
  • UNA
  • UNIS
  • Universidade Positivo

Estude gastronomia EaD em BH por um preço especial

Estudar em uma boa universidade é o que todo mundo quer. Afinal, assim é possível se preparar para o mercado de trabalho da melhor forma possível, desenvolver técnicas e habilidades necessárias para para o dia a dia da profissão e ter uma carreira de sucesso.

Um dos critérios que o aluno deve ter na hora de fazer uma boa escolha é se a universidade oferece uma estrutura de qualidade para atender as demandas que a profissão exige, o corpo docente e também as notas de avaliação do MEC.

Ao encontrar uma faculdade que atenda essas expectativas é certeza de que a sua dedicação e os seus estudos valerão a pena. Mas é claro que o melhor é conquistar tudo isso pagando por um preço que cabe no seu bolso.

Por isso, separamos uma lista de faculdades que são reconhecidas pelo Ministério da Educação e que oferecem condições especiais para você iniciar a sua graduação.

Agora é só escolher aquela que melhor atende às suas necessidades e começar uma carreira na gastronomia.

Confira:

E aí, você pretende fazer gastronomia? Deixe nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!