Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Como usar a nota do Enem 2021?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) recebe milhões de inscrições todos os anos e chama atenção de muita gente por um motivo especial: ele é uma grande porta de entrada para a faculdade!

Nos últimos dez anos, a nota do Enem passou a ser uma referência de respeito e cheia de credibilidade para que as instituições de ensino deixassem seus vestibulares de lado e fizessem suas seleções com base nos resultados dos participantes na avaliação.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Com isso, o perfil do Enem mudou. Se antes ele era apenas uma prova para jovens que estão saindo do Ensino Médio, hoje em dia há pessoas de todas as idades em busca do sonho de um diploma do Ensino Superior.

Chegou a hora de conhecer como você pode usar a nota do Enem 2021 e quais são as principais oportunidades de ingressos disponibilizadas pelas faculdades. Confira a seguir!

Quando sai a nota do Enem 2021?

Segundo o informativo oficial do Ministério da Educação (MEC), o resultado das notas do Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2022.

O boletim com as notas estará disponível para acesso na Página do Participante. Só é possível visualizar seu  resultado com o login e senha cadastrados no sistema “gov.br”. É o mesmo cadastro utilizado na inscrição do Exame, feita no ano passado.

Como usar a nota do Enem 2021 para entrar na faculdade?

Que a nota do Enem se tornou a forma mais fácil de entrar em uma faculdade em qualquer lugar do Brasil você já sabe. Mas você conhece as principais formas de utilizar seu resultado e garantir sua vaga no Ensino Superior?

A lista a seguir conta com quatro formas de acesso ao Ensino Superior que reúnem milhares de vagas todos os anos e todo estudante deveria conhecer:

  • Sisu
  • Prouni
  • Fies
  • Ingresso Direto

Vamos explicar as regras, quem pode participar e datas para inscrição em todos estes formatos para que você consiga entrar na faculdade ainda este ano mais adiante.

Como usar a nota do Enem 2021 nos programas do governo?

Os programas do Governo Federal irão selecionar os candidatos para vagas em faculdades públicas e particulares entre os meses de fevereiro e março de 2022. Cada um deles tem um prazo específico, então fique atento aos cronogramas para não perder a data de inscrição e divulgação dos resultados!

Para participar dos programas você não pode ter zerado a redação. Se esse foi seu caso, não há brecha nas regras e você precisará fazer o Enem novamente em 2022 para obter uma nota melhor.

Além disso, o Sisu e o Prouni só aceitam a nota do Enem 2021. Se você fez alguma edição anterior da prova, somente poderá participar do Fies, que aceita as notas do Enem 2010 em diante.

Descubra agora: Qual é a melhor faculdade EaD?

Como usar a nota do Enem 2021 no Sisu?

O Sisu é um sistema eletrônico de seleção de vagas em universidades públicas brasileiras. 

Qualquer participante do Enem 2021 poderá participar da disputa por vagas de ampla concorrência. O Sisu também reserva vagas para ações afirmativas, que incluem estudantes de escola pública, pessoas com baixa renda familiar, negros, pardos, indígenas, quilombolas, entre outras minorias sociais.

As inscrições para a edição do primeiro semestre do Sisu 2022 estarão abertas entre os dias 15 a 18 de fevereiro de 2022.

Para alguns cursos, será necessário obter uma nota mínima exigida pela faculdade. As condições estarão disponíveis para consulta quando o sistema estiver aberto.

O site oficial do programa é o https://sisu.mec.gov.br/ e as inscrições são totalmente gratuitas.

Como usar a nota do Enem 2021 no Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado para ampliar o acesso ao ensino superior de pessoas carentes que nunca fizeram uma faculdade. Ele oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para estudantes que possuem uma renda familiar bruta por pessoa de até 3 salários mínimos.

O programa é destinado para estudantes de escola pública, bolsistas em escolas particulares, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino.

As inscrições para a edição do primeiro semestre do Prouni 2022 estarão abertas entre os dias 22 a 25 de fevereiro de 2022.

As faculdades particulares são livres para ofertar quantas vagas quiserem no sistema, portanto nem todos os cursos de uma instituição participante estarão disponíveis para disputa.

O site oficial do Prouni é o http://prouniportal.mec.gov.br/ e as inscrições também são 100% gratuitas.

Como usar a nota do Enem 2021 no Fies?

O Fies é um dos programas governamentais em mais tempo em execução. Trata-se de um fundo de financiamento estudantil que permite aos estudantes o pagamento de suas mensalidades somente após a formatura.

É o único dos três programas que permite a participação de pessoas que fizeram o Enem entre 2010 e 2021. Mas a sua nota média no exame não pode ser inferior a 450 pontos. A regra de renda máxima por pessoa de três salários mínimos do Prouni também é requisito no Fies.

Vale ressaltar que o Fies não dá bolsas de estudo. O participante precisará pagar o custo de sua universidade e terá o valor devido descontado diretamente em seu holerite.

As inscrições para a edição do primeiro semestre do Fies 2022 estarão abertas entre os dias 8 a 11 de março de 2022.

O site oficial do FIES é o http://portalfies.mec.gov.br/. Assim como no Prouni e no Sisu, não é necessário pagar taxas para participar do processo.

Já fez faculdade? Saiba aqui dá pra fazer a segunda graduação EaD em 6 meses

Como usar a nota do Enem 2021 - EAD

Como usar a nota do Enem 2021 para ingresso direto?

Os programas do governo, infelizmente, possuem vagas limitadas e uma concorrência muito grande. Além disso, o prazo para inscrição e entrega dos documentos necessários são curtos e bastante gente acaba fica de fora.

O Prouni e o Fies, em especial, exigem uma lista de documentos dos estudantes para que comprovem a sua renda. Não é todo mundo que se encaixa nesses critérios que são obrigatórios.

Por essa razão, vale a pena considerar uma outra forma de entrar na faculdade que não envolva um desses programas. A principal delas é o ingresso direto.

O ingresso direto com a nota do Enem 2021 em faculdades particulares dispensa a necessidade de fazer mais um vestibular. Afinal, você já prestou um exame que é considerado de excelência e mediu seus conhecimentos.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2021

As faculdades que utilizam esse sistema também possuem maior prazo para inscrição, sem deixar de lado bolsas de estudo e descontos especiais nas mensalidades. Selecionamos algumas faculdades com reconhecimento do MEC que aceitam a nota do Enem 2021 para que você conheça os cursos e analise qual é a melhor opção para você:

Leia também:
Como fazer um curso EaD?
Entenda como um curso superior EaD pode te ajudar a conseguir um emprego

Dentre todas as possibilidades que apresentamos, você já se decidiu onde vai usar sua nota do Enem 2021? Conte pra gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!