Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Uniasselvi é confiável? Veja tudo sobre a instituição de ensino

13 de maio de 2019
EaD - Uniasselvi é reconhecida pelo MEC?
Imagem do autor
Escrito poradmin

Os motivos que levam um estudante a escolher uma universidade são diversos e vão desde o valor da mensalidade, a proximidade da instituição de ensino até o nível de dificuldade para ingresso. Porém, existe um critério que deve ser levado em conta antes de todos os outros: o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se você tem a intenção de realizar algum curso no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), mas não sabe se a instituição é bem reconhecida no mercado de trabalho e no meio acadêmico, finalmente ficará sabendo: afinal, ela é reconhecida pelo MEC?

A seguir, vamos explicar a razão pela qual é tão importante verificar se há o reconhecimento do MEC e alguns detalhes importantes sobre a Uniasselvi.

Por que é importante escolher uma faculdade reconhecida pelo MEC?

Cursar uma faculdade que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) pode ser mais relevante do que se imagina. Sem o aval do órgão superior de Educação, nenhuma instituição pode emitir diplomas válidos. Isso vale tanto para a modalidade presencial quanto a distância.

Todo o empenho, o investimento e a dedicação de anos poderão ser jogados fora simplesmente pelo fato de um diploma não poder ser emitido para comprovar a conclusão de um curso superior de forma legal.

Ou seja, cursar uma faculdade não reconhecida pelo MEC é investir tempo e dinheiro em uma instituição não reconhecida no mercado. Isso impedirá o estudante de participar de qualquer processo seletivo de emprego, concurso público ou pós-graduação, depois que concluir o curso superior.

Além de tudo isso, ser reconhecido pelo Ministério da Educação significa estar dentro de um padrão rigoroso estabelecido pelo órgão. Dessa forma, a sociedade acaba tendo ciência da qualidade das instituições do país justamente por meio do reconhecimento e das avaliações realizadas pelo ministério.

Uma situação assim é um pesadelo completo para os estudantes, que traz muitos prejuízos financeiros e emocionais para qualquer pessoa. E processos judiciais, como expostos no vídeo acima, nem sempre são resolvidos de forma rápida. Por esta razão, jamais ingresse em um local que não tenha a documentação adequada junto ao MEC.

Como funciona o reconhecimento pelo MEC?

No Brasil, o MEC realiza três processos sequenciais sobre cursos superiores e instituições de ensino superior. São eles: o credenciamento, o reconhecimento e a autorização. Para melhor explicar:

Credenciamento

O credenciamento pelo Ministério da Educação deve ser realizado por todas as faculdades. É ele que permite à instituição funcionar normalmente. Depois de solicitá-lo, a faculdade precisa aguardar até receber o credenciamento para de fato abrir as portas.

Autorização

Uma vez aberta, a faculdade tem a intenção de ofertar alguns cursos e, para isso, precisa da autorização do MEC. Para cada curso que deseja disponibilizar, a instituição precisa de permissão do órgão. Pode acontecer de uma faculdade estar credenciada, mas não ter autorização para oferecer algum curso.

Reconhecimento

O reconhecimento, geralmente, é do curso, e não da instituição. Um curso é reconhecido quando obtém 50% da carga horária. Só com o reconhecimento do curso pelo MEC é que o diploma será válido.

Para o reconhecimento da instituição, algumas avaliações são realizadas pelo Ministério da Educação. Entre elas, o Conceito Institucional (CI) e o Índice Geral de Cursos (IGC). O primeiro baseia-se nas visitas feitas por representantes do MEC à faculdade para analisar sua infraestrutura, além de alguns outros aspectos.

O segundo é obtido com a média das notas de todos os cursos da instituição. Ambas as avaliações possuem uma escala que vai de 1 a 5, em que pontuações iguais ou maiores que 3 são tidas como positivas, e pontuações iguais a 1 e 2 são consideradas regulares ou ruins.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Como descobrir se um curso é reconhecido pelo MEC?

Você pode checar pela internet e de forma gratuita a validade e reconhecimento pelo Ministério da Educação de qualquer curso de graduação ou pós-graduação em todo o país. 

Para isso, basta seguir o passo a passo exposto a seguir:

1 – Busque por “E-mec” ou acesse: https://emec.mec.gov.br/

2 – Coloque o nome da instituição

3 – Preencha o código de verificação (captcha)

4 – Com os resultados à mostra, clique na lupa ao lado do nome da faculdade desejada

5 – Vá na aba “Graduação” ou “Especialização” e procure pelo curso desejado

6 – Selecione a modalidade Presencial ou A Distância

7 – Verifique se o curso está em atividade e o Ato Regulatório (autorização e reconhecimento para funcionamento)

Lembre-se que o portal talvez possa ter algum atraso em relação às atualizações do MEC. Portanto, em caso de dúvida, peça para a instituição a documentação regulatória e confira a publicação dos mesmos no Diário Oficial da União.

Afinal, a Uniasselvi é reconhecida pelo MEC?

Sim, a Uniasselvi é credenciada, autorizada e reconhecida pelo MEC. O credenciamento dos seus cursos presenciais foi feito no final de 1998, e dos seus cursos EaD, em 2005.

Além disso, todos os cursos ofertados pela instituição possuem total autorização dos profissionais avaliadores do MEC para serem lecionados. Sem contar que a nota de CI da faculdade é de 4 pontos e a de IGC é de 3 pontos, o que significa que a Uniasselvi se apresenta como uma instituição de excelente qualidade.

Conheça a Uniasselvi

A Associação Educacional Leonardo da Vinci (Asselvi) foi fundada em 1999, na cidade de Indaial, em Santa Catarina. Poucos meses depois, já em 2000, a Asselvi tornou-se Faculdades Integradas do Vale do Itajaí (Facivi).

Algum tempo se passou e, no ano de 2004, por meio da publicação da Portaria 2.686 do MEC, a instituição ganhou título universitário e se tornou o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), com apenas quatro anos e meio de atividade.

No mesmo ano, a Uniasselvi recorreu ao MEC para oferecer cursos de graduação na modalidade a distância. O pedido foi acatado em 2005, como consta na Portaria 4.017.

Hoje, com quase 270 mil alunos de graduação e pós-graduação entre os cursos presenciais e a distância, é a maior instituição privada de ensino superior de Santa Catarina. A Uniasselvi abrange todas as regiões do país, com mais de 400 polos EaD e 10 unidades de ensino presencial.

Ao todo, o Centro Universitário Leonardo da Vinci oferece mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. A faculdade possui tanto cursos tradicionais, como Administração, engenharias e licenciaturas, como alguns focados na área de Gestão e Negócios.

Conheça faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Além da Uniasselvi, existe uma diversidade de faculdades que, além de serem reconhecidas pelo MEC, também são bem avaliadas pelo órgão e oferecem descontos e bolsas para você pagar menos para estudar.

Pesquise e compare os cursos para ver qual mais combina com você e conheça também outras oportunidades de ingresso. Se você fez ou está inscrito para o próximo Enem, pode tentar uma vaga com bolsas pelo Prouni ou um financiamento estudantil subsidiado pelo Fies.

Confira a lista de algumas dessas instituições:

Veja também:
Diploma EAD é reconhecido pelo MEC? Entenda
Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância

Agora que você finalmente descobriu que a Uniasselvi é reconhecida pelo MEC, que curso a distância da instituição gostaria de fazer? Conte para nós!

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.