Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

Resultado do Fies 2024.1 divulgado nesta quinta (21)

22 de março de 2024
Na capatemos o logo do Fies a frente de um fundo laranja e abaixo dele, em um retângulo verde, lemos: "resultado do Fies 2024.1"
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Na noite desta quinta-feira (21), os resultados das inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2024 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e já estão disponíveis para consulta.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A seleção dos candidatos inscritos na lista de espera está definida entre os dias 28 de março a 30 de abril de 2024. Para o primeiro semestre de 2024, o Fies disponibiliza 67.301 vagas, sendo 50% da oferta reservada para estudantes inscritos no CadÚnico (CadÚnico), para financiamento integral. 

Veja também:
+ Consulta de vagas Fies 2024: veja como conferir

+ Posso usar o Fies para realizar um curso EaD?


Como ver o resultado do Fies?

Página de consulta do resultado do processo seletivo do Fies 2024.1

Para acessar o resultado do Fies, basta entrar no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior destinado ao Fies e entrar com seu login da sua conta gov.br. Lembrando que os aprovados devem fazer a complementação das informações da inscrição entre os dias 22 e 26 de março. 

Quais os próximos passos?

Confira o passo a passo que você deve seguir dependendo de qual tiver sido seu resultado no Fies:

Se você passou no Fies:

Parabéns por ter passado no FIES! Aqui estão os passos que você deve seguir agora:

  1. Verificação de Documentação: Certifique-se de ter todos os documentos necessários em mãos. A lista exata de documentos pode variar, mas geralmente inclui identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de rendimentos, entre outros.

    Essa documentação é necessária para comprovar as informações que você forneceu durante a inscrição. Como comentamos, a complementação no Fies 2024.1 acontece entre os dias 22 e 26 de março, fique atento ao prazo!

  2. Assinatura do Contrato: Após a aprovação, você será convocado para comparecer a um agente financeiro do FIES (normalmente a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil) para assinar o contrato de financiamento. É crucial não perder o prazo para essa etapa, então fique atento às datas informadas pelo FIES.

  3. Validação da Matrícula na Instituição de Ensino: Além de assinar o contrato com o agente financeiro, você precisa validar sua matrícula na instituição de ensino para a qual obteve o financiamento. Isso pode envolver a entrega de documentos e a assinatura de termos adicionais diretamente na universidade, que serão especificados pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde for estudar.

  4. Acompanhamento e Compromissos: Após a assinatura do contrato e a validação da matrícula, é importante que você mantenha um bom desempenho acadêmico e esteja ciente de suas obrigações financeiras.

  5. Manter-se Informado: As regras do FIES podem mudar, então é essencial manter-se atualizado com as informações fornecidas pelo MEC e pelo agente financeiro. Também é importante verificar regularmente seu e-mail e o site do FIES para qualquer atualização ou comunicação importante.

Se tiver dúvidas sobre o processo ou precisar de ajuda específica em alguma etapa, o ideal é entrar em contato direto com o FIES através de seus canais oficiais ou com a instituição financeira responsável pelo seu contrato. Eles poderão fornecer orientações detalhadas baseadas no seu caso específico. Boa sorte com sua jornada acadêmica!


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Se você não passou no Fies:

Se você não conseguir sua bolsa Fies, não precisa se preocupar, saiba que ainda existe outra opção: o ingresso direto.

Muitas faculdades aceitam o ingresso direto, onde você pode conseguir descontos de até 80%. Para isso, será preciso apenas suas nota do Enem e conferir uma instituição parceira do Mundo. Confira abaixo algumas dessas faculdades que aceitam o ingresso direto:

Saiba mais:
+ Saiba tudo sobre as Inscrições Fies

+ EV.G: a escola virtual do governo que você tem direito e não sabia!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.