Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Enem

Enem 2023: prova será aplicada em novembro, de acordo com Inep

3 de janeiro de 2023
ENEM 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos principais caminhos de ingresso à universidade e já tem data marcada: o Instituto  Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as datas de aplicação do Enem 2023. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Publicado no Diário Oficial da União, o cronograma aponta que a prova regular será aplicada em novembro, enquanto o Enem PPL (direcionado às pessoas privadas de liberdade) deverá ter a avaliação feita em dezembro.

Confira todas as datas de inscrição, aplicação das provas e resultados do Enem 2023.

Quando será o Enem 2023?

O Enem 2023, digital e impresso, será nos dias 5 e 12 de novembro, segundo a divulgação do Inep. Os interessados em realizar o exame devem se inscrever no período entre 8 e 19 de maio, de forma online.

Já o gabarito oficial da prova poderá ser acessado no dia 24 de novembro, enquanto o resultado será divulgado aos participantes no dia 16 de janeiro de 2024.

Como mencionado, o Enem PPL será aplicado em dezembro, nos dias 12 e 13. As inscrições para essa modalidade do exame serão abertas entre os dias 9 e 27 de outubro, já o gabarito oficial e o resultado serão divulgados nos dias 27 de dezembro e 16 de janeiro de 2024, respectivamente.

De acordo com as informações do Inep, o Enem 2023 poderá ter as datas alteradas caso sejam necessários ajustes durante as etapas de realização do exame. O edital ainda será publicado, mas sem previsão.

+ Enem Digital pode ser feito em casa? Saiba onde fazer a prova

Como funciona a prova do Enem

Aplicada uma vez por ano, a prova do Enem é realizada em dois domingos, dividindo os assuntos entre os dois dias. No primeiro, os alunos respondem 45 questões sobre Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além de uma redação com o tema divulgado no momento de realização do exame. Já no segundo dia de prova, os candidatos encontram 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. 

O tempo de prova varia entre os dois dias de aplicação devido a prova de redação. Independentemente se a avaliação é impressa ou digital, no primeiro domingo a duração é de 5h30, enquanto no segundo são 5h de realização.

Vale lembrar, também, que os dois formatos de provas são aplicadas em locais definidos pelo Inep.

Para se inscrever no Enem 2023 é necessário pagar uma taxa, com algumas exceções, como estudantes de escola pública que estão no 3º ano do ensino médio.

Onde estudar com a nota do Enem 2023?

Um dos principais vestibulares do Brasil é o Enem e você sabe o por quê? É com a nota dessa prova que você pode acessar uma universidade privada ou pública no país, como também estudar no exterior. 

Através de programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os candidatos do Enem podem usar a nota para aplicar em cursos de instituições de ensino superior.

O Sisu oferece vagas em universidades públicas do Brasil, enquanto o Prouni e o Fies oferecem bolsas de estudos de 50% e 100% e formas de financiamento das mensalidades do curso escolhido.

Agora quem deseja estudar em outro país precisa ficar de olho em editais do Ministério da Educação (MEC), que tem parcerias com instituições estrangeiras.

Existem muitas faculdades que utilizam a nota do Enem como forma de vestibular direto e, ainda, oferecem bolsas de estudo de até 80% em qualquer curso de graduação, sem comprovar renda. Conheça algumas:

Pode fazer faculdade EaD com o Enem?

A modalidade EaD cresceu muito e ganhou ainda mais força com a pandemia da Covid-19. A recomendação dos órgãos de saúde era não ofertar aulas presencialmente e, por isso, as universidades tiveram que recorrer ao ensino a distância.

Por conta dessa demanda dos cursos a distância, os programas do governo federal que utilizam a nota do Enem tiveram que oferecer vagas na modalidade EaD. 

Mesmo com uma oferta limitada, desde 2020 é possível encontrar vagas em cursos a distância no Sisu, como Pedagogia, Filosofia, Matemática, Letras, Física e Administração. Entretanto, há uma grande diversidade de graduação em instituições privadas, que podem ser acessadas pelo Prouni ou como vestibular direto, como mencionado no tópico anterior.

+ Leia mais!
Nota do Enem: Veja pontuação necessária para estudar EaD
Nota do Enem: veja se tem diferença entre o curso EaD e presencial

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.