Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Veja faculdades de Teologia EaD reconhecidas pelo MEC

13 de junho de 2018
Estudos de Teologia EaD
Imagem do autor
Escrito poradmin
Atualizado em: 23/04/2024

Quem se interessa pelas religiões, suas histórias e suas características, gostaria de saber mais sobre elas e manter sua flexibilidade nos estudos, certamente já considerou estudar Teologia pelo ensino à distância (EaD).

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

A Teologia se tornou um curso bem tradicional em muitas faculdades, desde que passou a ser reconhecido pelo MEC no fim dos anos 90, saindo do habitual ambiente dos seminários religiosos.

Hoje em dia, o estudo da Ciência das Religiões está difundida em várias unidades educacionais, inclusive com programas de mestrado e doutorado, que proporcionam trocas de conhecimento com outros profissionais, como historiadores, sociólogos e filósofos.

Ao longo de mais ou menos seis a oito semestres, conforme a faculdade, os alunos de Teologia EaD ou presencial analisam as religiões sob diferentes ângulos, buscando sempre uma interpretação aberta da relação entre a humanidade e a fé. Ao final, saem da faculdade como pesquisadores ou líderes espirituais.

Se você está pensando em fazer Teologia, confira o texto que preparamos a seguir. Nele vamos contar um pouco mais como é essa graduação e apresentar as faculdades EaD reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso. Acompanhe!

Leia mais:
Conheça o curso de Teologia
+ Já pensou em fazer Teologia?


Como funciona o curso de Teologia EaD?

Uma estudante de teologia EaD está com o computador a frente enquanto lê algumas papeis e escritos referentes ao curso.

Os estudantes do curso de Teologia EaD podem fazer boa parte do curso de casa, do trabalho, ou de qualquer lugar que tenha uma conexão à internet. É um curso essencialmente teórico, que vai exigir bastante leitura do primeiro ao último dia de graduação.

As faculdades tradicionalmente exigem que o aluno realize um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com a ajuda de um professor orientador, no último semestre de aulas.

Como acontece com todo curso a distância reconhecido pelo MEC, é preciso participar de alguns encontros presenciais ao longo do semestre que vão ser usados para aplicação de provas e algumas atividades de integração.

Já no restante do tempo, o aluno vai acompanhar e fazer atividades da grade de Teologia EaD pelo ambiente virtual de aprendizagem. Lá, ele tem acesso a uma série de vídeos, apostilas, imagens e animações que vão ajudar a reforçar o aprendizado.

O ambiente também oferece diversas ferramentas de comunicação para compartilhar conhecimento e tirar dúvidas com professores e tutores.

O que se estuda em Teologia EaD?

Algo importante que você precisa ter em mente: a abordagem dos cursos de Teologia EaD pode variar de acordo com o posicionamento religioso da instituição que oferece a graduação.

Descubra tudo sobre fazer um curso de Teologia EaD

Exemplos disso são faculdades católicas que tendem a oferecer o curso com um viés mais focado nos estudos dessa doutrina. O mesmo acontece com instituições protestantes, evangélicas, etc. É importante ficar atento a esse detalhe antes de fazer a matrícula.

Na graduação de Teologia EaD o estudo está muito ligado à fé e à forma como as religiões encaram o mundo.

O curso trabalha o desenvolvimento do olhar crítico, a dimensão humana e as diversas formas de evangelização. As matérias tratam de filosofia, metodologia, linguística e história das religiões. Há também um componente forte de psicologia, antropologia e, em alguns casos, até direito e biologia.

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) enquadra o teólogo na categoria de ministros de culto, missionários e afins. Ao contrário do que muita gente possa pensar, não é um curso que forma padres ou freiras. Os teólogos trabalham em igrejas, capelas, hospitais, museus, empresas, escolas e faculdades.

Se você ficou interessado em começar o curso de Teologia EaD, é bom estar preparado para lidar com o ensino remoto. Com algumas dicas, pode ficar mais fácil. Confira abaixo o vídeo da Quero Bolsa, com algumas recomendações:


Qual é a grade curricular do curso de Teologia EaD?

Veja um exemplo de disciplinas que você pode encontrar ao longo do curso de Teologia EaD da Unifran:

  • Conceitos de Teologia
  • Deus e a Criação
  • Ecumenismo e Diálogo Interreligioso
  • Epistemologia e Metodologia Teológica
  • Escatologia
  • Estudos Bíblicos
  • Estudos de Línguas Bíblicas: Latim e Grego
  • Ética
  • Fenomenologia da Religião
  • Hermenêutica Bíblica
  • História da Filosofia Antiga, Contemporânea, Medieval e Moderna
  • História da Igreja
  • História das Religiões
  • Problemas Metafísicos
  • Teologia do Espírito


Quanto tempo dura o curso de Teologia EaD?

A duração do curso de Teologia EaD varia de acordo com cada instituição de ensino. Entretanto, é mais comum que a graduação tenha no máximo 4 (quatro) anos de duração.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Como é o mercado de trabalho para formados em Teologia?

Um estudante de teologia está lendo um livro referente ao curso. Ele é um homem entre 30 e 40 anos, usa camiseta branca e uma camisa azul por cima.

Antigamente, a Teologia era um caminho apenas para as pessoas que gostariam de obter um diploma superior válido e atuar como padres ou pastores. Mas a realidade atual do curso já é diferente.

A área atrai muitas pessoas interessadas em pesquisar o tema e entender melhor as questões que envolvem a religião, como sua história, o relacionamento do ser humano com os seres divinos e de quais formas os comportamentos são influenciados por meio das fés e dogmas.

Portanto, para estudar começar a estudar Teologia EaD, não é necessário ser fiel a alguma religião ou acreditar nela. Apenas o interesse pelo assunto já é suficiente para se matricular e se aprofundar nestes estudos.

Além disso, o mercado de trabalho editorial está aberto ao profissional formado nesta área. O teólogo pode trabalhar na produção de livros, revistas e conteúdos em geral voltados para a religião.

Alguns setores públicos, em especial as Forças Armadas, possuem vagas abertas por meio de concurso para função de capelão, sendo necessária a formação em Teologia para poder assumir o cargo. O profissional realiza acolhimento religioso dos membros da instituição e realiza cultos ecumênicos de apoio e suporte espiritual.

A função é semelhantemente vista no setor privado, como em plataformas marítimas e outras atividades que mantêm os trabalhadores por muito tempo distantes do convívio com a sociedade em geral.

E, claro, nada impede que o formado em teologia siga sua carreira como líder da sua religião, sendo as mais comuns no Brasil as funções de padre e pastor evangélico, conforme a matriz teológica escolhida pelo estudante.

Lista de melhores universidades de Teologia EaD

Se você está decidido e quer mesmo estudar Teologia EaD, já pode começar a escolher qual a melhor faculdade para você. É importante observar alguns detalhes, como a grade curricular, preço e, claro, a qualidade da instituição de ensino escolhida.

O MEC possui um indicador chamado “Conceito de Curso” (CC) que avalia a estrutura das faculdades, o corpo docente, estrutura física e tecnológica das instituições, entre outros detalhes importantes para a qualificação e oferecimento de um curso de qualidade.

Essa nota vai de 1 a 5 e é por meio dessas avaliações que a autorização para funcionamento destes cursos é outorgada pelo Ministério da Educação. Escolher uma faculdade reconhecida pelo MEC é essencial para obter um diploma válido no mercado de trabalho.

Em nossa pesquisa nos sistemas do MEC, estas foram as faculdades de Teologia EaD que obtiveram nota máxima na última classificação, com cinco estrelas:


Quanto custa estudar Teologia EaD?

Um estudante de teologia EaD, homem na faixa dos 30 anos, está com seu computador aberto no portal de sua faculdade. Ele tem um livro ao lado e está lendo.

Estudar Teologia EaD só tem benefícios. Além da facilidade de fazer tudo de casa, como já explicamos antes, ainda dá para economizar bastante com mensalidades e deslocamentos!

Os cursos são mais acessíveis se comparados às graduações tradicionais. E ainda dá para estudar com bolsa!

Em boa parte das instituições que listamos acima a graduação custa por volta de R$ 300 por mês. Mas não é difícil encontrar preços mais em conta, dependendo da época em que você está fazendo sua busca.

E ainda dá para facilitar esse pagamento. Muitas faculdades oferecem desconto para quem paga em dia. Outras contam com bolsas de estudos de até 75% de desconto.

Boa parte das instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC ainda participam do ProUni, o programa do governo federal que concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares, e o benefício pode ser usado também no curso de Teologia à distância. A disputa acontece duas vezes ao ano e vale para quem fez o Enem mais recente e se encaixa nos critérios de participação do MEC.

Leia também:
+ Veja se existe um curso de Teologia online grátis


Faculdades de Teologia EaD reconhecidas pelo MEC

Mais de 30 faculdades brasileiras oferecem o curso de Teologia na modalidade a distância com o reconhecimento do Ministério da Educação, o MEC.

Para quem gosta de estudar com mais flexibilidade de tempo ou precisa conciliar a vida acadêmica com as inúmeras atividades do dia a dia, é uma chance de obter uma formação de nível superior gastando menos e no conforto do seu lar.

A gente trouxe para você algumas excelentes faculdades onde você pode tentar uma vaga no curso de Teologia à distância. Acesse e confira:

O diploma emitido por uma faculdade de Teologia à distância reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Veja também:
O que significa EaD?
Descubra se existe um curso de Direito EaD

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.