Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Informática para Concurso: o Guia Definitivo! 

29 de dezembro de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Você está de olho em uma vaga de um órgão público mas não sabe como estudar informática para concurso? Respire fundo, pois temos uma boa notícia! É possível se preparar sozinho para a prova e gabaritar o tema! Para isso, será necessário dedicar um tempo especial ao tema e seguir algumas dicas especiais que preparamos neste conteúdo.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Aprender informática do zero é como andar de bicicleta ou aprender a dirigir. No começo pode ser um pouco difícil, você vai precisar de certa ajuda, mas logo pega o jeito e fará tudo praticamente de forma automática.

Mas há uma diferença significativa entre saber mexer em computadores e lembrar os nomes das funções e especificidades técnicas na hora da sua prova. Por isso, até mesmo os nativos digitais precisam estudar para ter um bom resultado nos concursos.

Chegou a hora de explorar este conteúdo e iniciar a preparação e entender como estudar informática para concurso público. Boa sorte!

Defina qual é o seu concurso-alvo

Quando o tema é concurso público nem sempre adianta atirar para todos os lados. Tente ao menos focar em uma área de atuação (por exemplo, administrativo) para evitar se perder na hora de estudar.

Se você vai prestar mais de um concurso para a mesma área, escolha um como seu alvo principal. Compare temas em comum neste escolhido com outros concursos que você se inscreveu e otimize seus estudos, para evitar a repetição de temas e sobrecarga mental.

Conheça as bancas organizadoras e as competências cobradas

Estudar para um concurso público tem certa semelhança em estudar para o vestibular. As bancas possuem “estilos” e temas “favoritos”, o que acaba provocando que haja uma série de questões parecidas entre provas diferentes. Costuma se dar bem quem leu as provas anteriores da banca.

PS: Banca é o nome dado para uma instituição ou empresa que organiza um concurso público. Ao entrar no site de uma banca ou em sites especializados em concursos você pode acessar provas e editais de concursos anteriores.

Atente-se ao edital

Você não precisa estudar todos os assuntos do mundo para ir bem em um concurso. É preciso conferir no edital da prova em que você se inscreveu quais são os temas cobrados nela. A partir disso, você pode criar um plano de estudos delimitado pelos temas exigidos.

Vamos comparar os temas de Informática exigidos em dois concursos diferentes: Agente Comercial no Banco do Brasil e Técnico Legislativo na Câmara de Guarulhos (SP).

Agente Comercial – Banco do Brasil:  

  1. Noções de sistemas operacionais – Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE 35 SLES 15 SP2) 
  2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365). 
  3. Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança. 
  4. Proteção de estações de trabalho: Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal. 
  5. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 
  6. Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 
  7. Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 
  8. Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 
  9. Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 
  10. Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 
  11. Fundamentos sobre análise de dados. 
  12. Conceitos de educação a distância. 
  13. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 
  14. Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype). 

Técnico Legislativo – Câmara de Guarulhos:

  1. Microsoft Windows 10 (NT 10.0) – funções e características. 
  2. Pacote Microsoft Office (2016): Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Access, Microsoft PowerPoint – funções, características e aplicações. 
  3. Componentes básicos de hardware dos computadores, periféricos, dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados – funções e características. 
  4. Conceitos de Intranet, Internet e Correio Eletrônico – funções e aplicações. 
  5. Conceitos básicos de segurança da informação, sistemas antivírus, sistemas de backup, criptografia, assinatura digital e autenticação. 
  6. Conceitos básicos de rede, componentes, topologias, estação e servidor, LAN e WAN.
  7. Pacote Libre Office: o processador de textos Writer, a planilha Calc, o editor de apresentações Impress, a aplicação de desenho e fluxogramas Draw, o banco de dados Base e o editor de equações Math.

Alguns temas são parecidos ou básicos, como saber mexer em um sistema Windows e no Pacote Office, mas há conteúdos diferentes. Portanto, sempre fique atento ao edital para não perder tempo com o que não vai cair na sua prova.

Crie o hábito do estudo

Estudar é um hábito que precisa ser criado na sua rotina. Se você deixar para estudar tudo na semana anterior ao concurso, vai acabar se complicando. Se prepare com calma, dividindo os temas que precisa aprender e rever. Seu cérebro e corpo precisam se acostumar com esse novo ritmo. Demora um tempo para se acostumar, mas essa dedicação vale a pena!

Leia também: É possível me preparar para um concurso público com o EAD?

Comece pelos conceitos básicos de informática

Não adianta querer entender informática avançada do zero. Comparando com um carro, não dá para aprender a fazer uma baliza sem saber como ligar o carro, mudar a marcha, acelerar e frear. Fique craque no básico antes de ir para o mais complicado.

Foque matérias caem com mais frequência

Não perca muito tempo com assuntos extremamente específicos e raros nas bancas. É bom saber sobre tudo, mas ao estudar para um concurso público você precisa se concentrar no que é mais exigido.

Resolva questões de concursos anteriores

A melhor forma de aprender é lendo e treinando. Procure provas de concursos dos últimos anos e comece a resolver as questões apresentadas. Dessa forma, você vai começar a compreender o padrão exigido pelas bancas avaliadoras.

Confira também: O diploma de um curso a distância é reconhecido para concursos públicos? 

Avalie os erros e os corrija 

Quais são os temas que você sentiu mais dificuldade quando resolveu questões de provas anteriores? O que você não está entendendo? Pare, reflita, e estude este assunto que está te travando. Em caso de dúvidas, procure um especialista ou busque ajuda em tutoriais e fóruns especializados. A internet e a comunidade colaborativa são suas aliadas!

Assuntos frequentes na prova de informática para concurso

Quando o assunto é informática básica, alguns temas são muito frequentes entre as bancas de concursos públicos. Se o edital do seu concurso ainda não tiver saído, vale a pena já começar os estudos por estes temas a seguir.

Sistemas operacionais

A maioria das provas exigem conhecimento para o sistema Windows, da Microsoft. Mas fique atento! Em alguns órgãos públicos o sistema em funcionamento poderá ser baseado no Linux, que é livre e gratuito. Apesar de intuitivo, o Linux tem algumas funcionalidades diferentes que os usuários do Windows já estão acostumados.

Aplicativos de escritório

Mais uma vez a questão Microsoft x Softwares livres e gratuitos entra em questão. O pacote de programas (ou aplicativos) de produtividade para escritórios mais conhecido no mundo é o Microsoft Office. Mas o Libreoffice e até o Google Docs estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e já são parte dos temas cobrados na área de informática. Fique atento ao seu edital.

Navegadores

Os concursos podem exigir que o usuário saiba funções básicas dos navegadores de internet, como gerenciar downloads, salvar uma página em PDF, imprimir, salvar favoritos, gerenciar cookies e histórico, entre outros temas. Fique de olho se o seu edital fornece a informação sobre qual navegador ele irá tratar na prova. Os principais navegadores do mercado são:

  • Google Chrome
  • Microsoft Edge
  • Mozilla Firefox
  • Opera
  • Safari

Utilização de e-mail

Dependendo do emprego que você está buscando, ler e responder e-mails poderá ocupar uma boa parte do tempo de trabalho. Portanto, é preciso saber exercer bem essa função. É preciso compreender como anexar arquivos, formas de encaminhamento e cópia visível e oculta, gerenciar marcadores e espaço livre, entre outras funcionalidades.

Segurança e proteção

Não é raro que as bancas preparadoras de concurso públicos insiram entre as questões o tema da segurança digital. Portanto, é necessário compreender processos para uma navegação segura, uso de antivírus, cuidados com inserções de pendrives ou downloads, entre outros temas. 

Além disso, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), a Lei Federal nº 13.709, se tornou a legislação básica para entender sobre a proteção de dados na esfera digital.

Vocabulário e atalhos

Questões como definições de vocabulário de informática (nomes de peças, o hardware, ou de funções do computador) e atalhos comuns nos programas (Ctrl+P por exemplo –  para imprimir) costumam pegar muita gente de surpresa. Afinal, nem sempre é algo que a maioria acaba decorando. Conhecer estes detalhes extras pode colocá-lo algumas posições a frente na lista de chamada para a vaga!

Agora que você já sabe o principal sobre como estudar informática para concursos, aqui vai uma outra dica importante: escolha um curso superior que abra portas para oportunidades ainda melhores que os concursos de nível médio.

Em várias funções públicas, os cargos de nível superior permitem ainda que pessoas que realizaram pós-graduações incorporem valores adicionais aos vencimentos, turbinando ainda mais o salário.

Pense em uma área que te agrade e confira se ela está disponível em uma das faculdades da lista abaixo. Todas elas contam com o devido reconhecimento de funcionamento expedido pelo Ministério da Educação, o que garante a validade do seu diploma.

Ah, e tem mais! Entrando pelos links acima, você pode encontrar uma bolsa de estudos válida de até 80% no valor da mensalidade válida durante todo o curso. Consulte as condições e bons estudos.

Gostou deste conteúdo? Continue explorando nosso site para ficar bem informado e compartilhe com seus amigos este material!

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.