Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

CNU recebe nova data; prova acontecerá em 18 de agosto

23 de maio de 2024
O logo do CNU (Concurso Nacional Unificado) está a frente de um fundo verde. Abaixo, o logo do Governo Federal Brasileiro, e em seguida lê-se: CNU: Divulgado nova data para aplicação da prova
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Após o adiamento da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o governo federal anunciou oficialmente uma nova data para a aplicação da prova em todo o país.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

O CNU, considerado o “Enem dos Concursos”, estava previsto para acontecer no início do mês de maio deste ano, mas precisou ser atrasado devido a situação de calamidade em que o Rio grande do Sul se encontra, devido às enchentes que atingiram o estado. Confira mais informações sobre a nova data da prova!

Veja mais:
+ Concurso Nacional Unificado: local de prova do concurso é divulgado

+ Informática para Concurso: o Guia Definitivo! 


Nova data estipulada para aplicação do CNU

Conforme os dados publicados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a nova data do CNU será no dia 18 de agosto.

De acordo com o governo, um novo cronograma será disponibilizado em breve, incluindo todas as datas relevantes do concurso. Um novo cartão de confirmação com detalhes sobre os locais de prova será divulgado em 7 de agosto.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Por que a prova foi adiada?

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi oficialmente adiada devido às fortes chuvas que atingiram milhares de cidadãos no Rio Grande do Sul.

O adiamento foi confirmado pela Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em uma coletiva de imprensa. Segundo a ministra, a decisão foi tomada para atender todos os candidatos e garantir a segurança jurídica do concurso.

“A conclusão que tivemos hoje é que seria impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul, seja pelos locais de prova afetados, pela impossibilidade de segurança na realização das provas, ou pelo risco de vida das pessoas envolvidas nesse processo”, afirmou a ministra.

Após o adiamento determinado, os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o país e encaminhados para um local seguro. Todos os malotes foram conferidos por membros da rede de segurança, e segundo o Ministério, identificou-se que não houve qualquer violação.

Também de acordo com a ministra, o governo garantirá que todos realizarão a prova nas mesmas condições, assegurando a legitimidade do concurso.

“Fizemos uma análise coletiva, o Ministério da Gestão, juntamente com a Advocacia-Geral da União, a Defensoria Pública da União e a Procuradoria Geral do Estado, e concluímos que a solução mais segura para todos os candidatos no Brasil é o adiamento da prova”, disse a ministra.

Em um primeiro momento, o governo federal chegou a anunciar que a prova do CNU aconteceria normalmente no dia 5 de maio, inclusive no Rio Grande do Sul, onde o governador do estado, Eduardo Leite, já havia solicitado o adiamento do exame.

Porém, como a situação das chuvas e das enchentes se agravou, a decisão foi desfeita e o Ministério da Gestão considerou inviável a aplicação da prova naquela data.

O que é o CNU?

O Concurso Nacional Unificado, chamado de “Enem dos Concursos”, é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para realizar concursos públicos de forma conjunta em todo o Brasil.

O modelo visa padronizar procedimentos, promover igualdade de oportunidades e aprimorar a seleção de servidores públicos, aplicando provas simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal. Devido à calamidade pública no Rio Grande do Sul, a prova foi adiada, com nova data a ser anunciada.

Segundo dados do Ministério da Gestão, a prova reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos e oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. Em breve o cronograma completo será divulgado.    

Saiba mais:
+ 7 sites gratuitos para aprender Matemática

+ É possível me preparar para um concurso público com o EAD?


Onde posso continuar estudando?

Se além de se preparar para concursos como o CNU você também gostaria de seguir estudando e garantindo sua graduação, temos a oportunidade certa! Afinal, o ensino superior abre portas e ainda garante benefícios no âmbito profissional, como possibilidades de promoção, remunerações mais atraentes entre outros.

Abaixo, estão algumas das instituições parceiras do EaD.com.br. Todas são reconhecidas e avaliadas pelo Ministerío da Educação (MEC), contam com ótimas opções de ingresso, inclusive, sem precisar da nota do Enem!

Aproveite para conhecer essas excelentes faculdades, sua vasta gama de cursos e inclusive, oportunidades de bolsas de estudos com descontos de até 80%!

Confira também:
+ O que estudar no Gran Cursos Online? Conheça a plataforma

+ O diploma de um curso a distância é reconhecido para concursos públicos?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.