Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Saiba onde conseguir bolsa gratuita para faculdade EAD

4 de fevereiro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Veja onde conseguir uma bolsa gratuita para faculdade EAD, descubra quais são os principais tipos de bolsas disponíveis e saiba onde estudar!

Bolsas de estudo são auxílios financeiros oferecidos aos alunos que não tenham como arcar com as despesas de uma faculdade particular ou que apresentam ótimo desempenho acadêmico. 

O benefício é concedido como descontos, parciais ou integrais, e está disponível também nas graduações das faculdades EAD.

Descubra agora onde conseguir uma bolsa gratuita para estudar em faculdade EAD, veja as opções disponíveis e conheça as faculdades que oferecem bolsas de estudo!

Bolsa gratuita para faculdade EAD: veja as principais 

Atualmente, há diversos programas de incentivo è educação superior no Brasil que abrangem as faculdades a distância.

Em geral, uma boa pontuação no Enem já garante descontos significativos nas mensalidades de ótimas instituições privadas.

Veja agora quais são as principais bolsas de estudo gratuitas para cursar uma faculdade EAD:

Sisu

Embora não seja exatamente uma bolsa de estudo, o Sisu é um programa governamental que concede vagas nas universidades públicas brasileiras. Para participar, basta ter feito a edição mais recente do Enem e não zerar a redação.

A seleção é feita de acordo com a pontuação: quem alcança as maiores notas, tem mais chance de conseguir uma vaga.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é mais um programa governamental de acesso ao ensino superior. Por meio dele, o governo federal concede bolsas de 50% e 100% a pessoas de baixa renda que não tenham diploma universitário.

Para se inscrever, o aluno deve fazer a edição mais recente do Enem, alcançando a nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação. Além disso, é obrigatório comprovar renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

No ProUni os alunos são selecionados de acordo com o desempenho no Enem: quem alcança as maiores pontuações, consegue a bolsa.

Ingresso direto com desconto

Nem todo mundo consegue ser aprovado no Sisu ou no ProUni. No entanto, há outras opções para ingressar na faculdade EAD e conseguir uma bolsa gratuita. Uma delas é o ingresso direto, a forma mais prática e rápida de entrar no ensino superior.

O ingresso direto é um sistema que dispensa o candidato de fazer o vestibular: basta apresentar a nota alcançada em qualquer edição do Enem a partir de 2010. 

Quem tem a pontuação mínima exigida pode efetuar a matrícula no curso superior desejado, sem a necessidade de comprovar renda e sem nenhuma burocracia. Apenas o curso de Medicina não participa do sistema.

Além da facilidade de matrícula, há mais uma vantagem: várias faculdades oferecem bolsas e descontos de acordo com a nota obtida no Enem. Isso significa que, se você prestou o Enem, poderá ingressar na graduação escolhida e ainda com a possibilidade de ganhar uma bolsa!

O ingresso direto é válido em cursos EAD de faculdades como Anhanguera, Cruzeiro do Sul Virtual e UNOPAR, que concedem bolsas para quem prestou o Enem! 

O auxílio poderá ser concedido na matrícula, nas primeiras mensalidades ou durante todo o curso e chegam até 100% para alunos com mais de 750 pontos no exame.

Outros tipos de bolsa de estudo gratuita

Conheça outras modalidades de bolsas de estudo gratuitas em cursos de faculdades EAD:

Bolsa filantrópica

É oferecida por ONGs, fundações beneficentes, programas de países estrangeiros ou pela própria faculdade onde o estudante deseja estudar. Cada instituição tem critérios próprios para a concessão de bolsas, que são divulgados por meio de edital.

Bolsa institucional

É a bolsa concedida pela faculdade onde o aluno está matriculado, podendo cobrir entre 20% a 100% do valor da mensalidade. Esse tipo de bolsa costuma ser oferecida para candidatos com bom desempenho no vestibular ou Enem, mas também podem ser aplicados outros critérios.

Bolsa empresarial

Este tipo de bolsa é oferecido exclusivamente pelas empresas a seus funcionários, que poderão fazer um curso superior em faculdade EAD conveniada. A seleção costuma obedecer critérios próprios da empresa, geralmente relacionados ao mérito ou necessidade de qualificação profissional.

Faculdades EAD que oferecem bolsa de estudos

Ao escolher onde estudar, é importante optar por uma faculdade reconhecida pelo MEC: isso irá garantir a validade do seu diploma em todo o território nacional.

Pensando nisso, selecionamos algumas boas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que participam do ProUni e ainda oferecem bolsas de estudo para cursos de graduação EAD. Conheça:

Além de bolsas, as faculdades listadas acima trabalham com outros benefícios financeiros, como descontos e financiamentos sem burocracia!

Veja também:

Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância

Os cursos a distância mais baratos

Pretende concorrer a uma bolsa de estudo gratuita em faculdade EAD? Conta para a gente nos comentários qual curso gostaria de fazer!

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.