Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Atualidades

ABED lança série sobre Licenciatura EaD de qualidade

5 de março de 2024
Na imagem, um capelo e um diploma estão sobre uma mesa de madeira, e a frente o logo de uma aba de busca com uma estrela em uma das extremidades, remete à qualidade do ensino e à modalidade EaD.
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

A educação à distância (EaD) tem sido um recurso valioso para democratizar o acesso à educação em diversos níveis, incluindo a formação de professores.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Recentemente, a Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED) lançou uma série inovadora focada na “Licenciatura de Qualidade por EaD”, um tema de crescente relevância diante dos desafios e oportunidades no campo educacional.

A série vem em um momento bem específico, onde o MEC realizou declarações recentes sobre pretenderem encerrar cursos de licenciatura na modalidade 100% EaD. Vamos entender mais sobre a série e posicionamento da ABED.

Veja também:
+ EV.G: a escola virtual do governo que você tem direito e não sabia!

+ MEC quer encerrar cursos de licenciatura 100% EaD: entenda o caso


Licenciatura EaD de Qualidade: como a série da ABED surgiu?

A série vem em um momento crítico, respondendo diretamente às declarações do Ministério da Educação (MEC) que indicam uma intenção de restringir ou encerrar a oferta de cursos de licenciatura na modalidade EaD.

Essa posição gerou uma ampla discussão e preocupação entre instituições de ensino e associações, incluindo a ABED, que tem defendido a importância e a viabilidade de tais cursos na formação de educadores qualificados.

O posicionamento na íntegra pode ser conferido neste link.

A iniciativa da ABED busca esclarecer e reiterar o valor dos cursos de licenciatura EaD, destacando como eles podem cumprir os requisitos de qualidade e relevância para a formação docente.

A série de vídeos e materiais educativos visa informar estudantes, profissionais da educação e o público em geral sobre as características, benefícios e necessidades desses programas, especialmente em um contexto onde a educação remota se tornou ainda mais essencial.

Duas das primeiras lives sobre a formação de professores à distância, debatendo o assunto está disponível no YouTube da ABED e você pode visualizar a seguir:

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Posicionamento da ABED

Além da série, a ABED publicou um posicionamento detalhado em resposta à consulta pública do CNE sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Licenciaturas, enfatizando a necessidade de reconhecer e apoiar a modalidade EaD como uma opção legítima e eficaz para a formação de professores.

Esse material complementa as discussões levantadas pela série, fornecendo uma base sólida de argumentação em favor da educação a distância na formação docente.

Para os estudantes de EaD e aqueles que consideram essa modalidade para sua formação, a série da ABED e os materiais relacionados oferecem uma visão importante sobre as possibilidades e a qualidade que a educação a distância pode proporcionar.

Em um momento em que a flexibilidade e o acesso à educação são mais importantes do que nunca, iniciativas como essa destacam o compromisso da ABED com a promoção de uma educação inclusiva e de alta qualidade.

Ao abordar as preocupações e esclarecer os benefícios dos cursos de licenciatura por EaD, a ABED não apenas defende essa modalidade educacional, mas também reforça a importância de adaptar e inovar nos métodos de ensino para atender às necessidades de uma sociedade em constante mudança.

A série sobre Licenciatura de Qualidade é um debate importante para todos os envolvidos na educação à distância, oferecendo perspectivas, conhecimentos e suporte na busca por uma educação de qualidade e acessível a todos.

Saiba mais:
+ Conheça a ABED: Associação Brasileira de Educação a Distância

+ ABED faz Webinar gratuito sobre desafios da educação

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.