Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre o vestibular da Unopar e comece seu curso

Fique por dentro do vestibular Unopar, veja como é o processo seletivo para cursos presenciais e a distância e descubra outras formas de começar a estudar nessa faculdade.

A Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) atua no ensino superior há mais de 40 anos. Atualmente, oferece bacharelados, licenciaturas e graduações tecnológicas nas modalidades presencial e a distância em diversas cidades brasileiras.

Se você está cultivando a ideia de estudar nessa faculdade, precisa saber como funciona o vestibular Unopar.

Fique por dentro desse processo seletivo, saiba quem pode participar, como se inscrever e conheça outras formas de ingresso aceitas pela faculdade.

Como funciona o vestibular Unopar 

Existem dois tipos de vestibular na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR): o geral e o agendado.

O vestibular geral é a tradicional prova aplicada pela instituição de ensino. Nesse processo seletivo, o candidato realiza duas avaliações em uma data estipulada pela faculdade: 

  • 1 prova objetiva composta por 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Literatura, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática.
  • 1 prova discursiva de redação.

Já o vestibular agendado é composto por uma prova de Redação, cujo objetivo é avaliar a capacidade de domínio do candidato quanto à produção de texto. O exame pode ser agendado com antecedência e realizado uma unidade Unopar em dia e horário conveniente ao inscrito.

Ambas as alternativas são usadas como forma de ingresso para cursos presenciais e a distância. 

Independentemente do tipo de vestibular escolhido, é necessário pagar uma taxa de R$ 30,00 após a inscrição, que pode ser realizada online ou em um polo EAD ou campus da Unopar. 

Quem pode fazer o vestibular Unopar

Para participar do processo seletivo da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), é necessário ter concluído o ensino médio até a data prevista para realização da matrícula.

Outras formas de ingressar na Unopar

Existem outras alternativas para iniciar os estudos na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Veja quais são elas:

ProUni (Programa Universidade para Todos)

A Unopar concede bolsa de estudo integral ou parcial aos candidatos aprovados no processo seletivo do ProUni e na etapa de validação dos documentos.

Para concorrer a uma dessas bolsas, é necessário se inscrever no Prouni — a seleção ocorre uma vez por semestre.

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

Também é possível ingressar em uma graduação da Unopar ao ser aprovado no processo seletivo do FIES.

Esse programa do governo federal acontece duas vezes por ano e permite financiar a graduação a juros zero ou a juros baixíssimos.

Segunda Graduação

Quem já possui um diploma de ensino superior, pode iniciar os estudos na faculdade sem precisar fazer a prova do vestibular Unopar.

Bolsa Enem

Quem participou de uma edição do Enem dos últimos 3 anos pode fazer ingresso direto. 

Isto é, se inscrever no processo seletivo, pagar a taxa de inscrição e apresentar o Boletim Individual de Desempenho Individual no Enem para ser dispensado da prova do vestibular Unopar. 

Após essas etapas, basta aguardar o resultado do processo e realizar a matrícula seguindo as orientações da faculdade.

Bolsa, financiamento ou desconto especial diretamente na faculdade

Buscando diretamente a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), é possível ingressar em um curso recebendo bolsa de estudo, financiando a graduação sem burocracia ou aproveitando descontos especiais.

Que tal se inscrever no site da Unopar para tirar proveito de uma dessas opções?

Veja também:

Saiba tudo sobre estudar na faculdade UNOPAR

Agora que você está bem informado sobre o vestibular da Unopar, diga nos comentários qual graduação deseja cursar e por que escolheu seguir carreira na área!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário