Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja alternativas ao curso de Arquitetura a distância

Já faz algum tempo que se tornou possível estudar Arquitetura e Urbanismo na modalidade a distância.

O curso tem no formato EAD o diferencial de ser mais flexível, o que permite ao estudante conciliar as aulas com outras atividades do dia a dia ou estudar no horário que for melhor.

Só que, por motivos diversos, muita gente não consegue fazer Arquitetura nem no formato presencial nem no EAD. As razões podem ser pelo tempo do curso, o grau de dificuldade, a disponibilidade, o valor das mensalidades, a necessidade de entrar mais rapidamente no mercado de trabalho, etc.

Ainda bem que existem alternativas ao curso de Arquitetura a distância que são bem interessantes. A gente trouxe alguns para você conhecer agora mesmo – e as faculdades onde eles podem ser encontrados!

Alternativas ao curso de Arquitetura a distância

Você vai encontrar o curso de Arquitetura e Urbanismo a distância (modelo semipresencial, principalmente) em faculdades como:

Arquitetura é uma graduação que mescla conhecimentos de pelo menos três grandes áreas: artes, design e engenharia.

Por ser tão dinâmico, é fácil encontrar cursos alternativos que focam em pelo menos uma dessas três áreas.

A gente trouxe aqui cinco opções similares à Arquitetura para você estudar a distância.

Confira:

1. Design de Interiores

Design de Interiores é um dos cursos que mais se aproximam da Arquitetura, já que trata de um ofício muito conhecido dos arquitetos: a organização interna de espaços residenciais e comerciais.  

Durante os estudos, os alunos adquirem conhecimentos de estética, ergonomia, tendências de consumo, fazem projeções digitais, planejam os móveis ideais para cada situação, etc. 

A graduação é de nível superior e tem dois anos de duração. Pode ser feita presencialmente ou a distância, principalmente nas faculdades particulares.

A Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)  e a Universidade de Franca (UNIFRAN) estão entre as mais de 15 instituições que oferecem o curso no formato EAD em todo o Brasil.

2. Design de Produto

Quem gostaria de fazer Arquitetura porque tem interesse em projetar objetos em geral – especialmente móveis – pode optar pelo curso EAD de Design de Produto.

Ao longo de dois anos, os estudantes vão apender a desenvolver peças de uso industrial, o que inclui, além de móveis, eletrodomésticos, produtos de transporte, eletrônicos e tudo mais que sua imaginação permitir.

3. Construção de Edifícios

Quem está mais a fim de colocar a mão na massa e curte a parte da Arquitetura que é mais próxima da Engenharia pode optar pelo curso EAD de Construção de Edifícios.

A graduação, que é de nível superior, tem três anos de duração e ensina a gerenciar e planejar obras em todos os tipos e formatos de edifícios.

O aluno vai aprender a fazer desenhos técnicos, desenvolver orçamentos, projetar estruturas em concreto armado e inspecionar o andamento de obras. 

O único ponto negativo é que o curso está disponível em pouquíssimas faculdades EAD pelo país – por enquanto.

4. Engenharia Civil

É um dos mais famosos “primos” da Arquitetura. Engenharia Civil, um dos cursos mais populares do Brasil, também pode ser feito na modalidade a distância – e em um número cada vez maior de faculdades.

Com cinco anos de duração, ensina a tratar de tudo que envolve a construção de qualquer tipo de estrutura: de um prédio a um aeroporto, passando por estradas, pontes e até cidades inteiras.

Diferentemente da Arquitetura, a Engenharia Civil é mais focada em aspectos estruturais das obras – o que exige muito estudo de cálculo, física, química e propriedade dos materiais.

A vantagem é que a área de trabalho para os engenheiros pode render excelentes salários.

Outra boa notícia é que o curso EAD está cada vez mais popular, com oferta em mais de 40 faculdades a distância pelo país.

Nas instituições de grande porte, como é o caso, por exemplo, do Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), os alunos ainda encontram mensalidades bem acessíveis no formato EAD. Dê uma olhada.

5. Design

O curso de Design se aprofunda naquilo que é apenas um dos tantos braços da Arquitetura. Na versão EAD tem dois tipos de formação: o tecnológico, que é mais rápido e focado, e o bacharelado, que é mais abrangente e dura mais tempo.

Na formação mais rápida, de grau tecnológico, em dois anos os alunos aprendem as principais diretrizes do design: gráfico, web, de animação, as ferramentas, as técnicas, etc.

No mais longo, que leva quatro anos, há mais fundamentos em história da arte, história do design, representações gráficas, desenvolvimento de projetos visuais e por aí vai.

Infelizmente, ainda são poucas faculdades EAD que oferecem essa formação no Brasil.

Onde estudar as alternativas ao curso de Arquitetura a distância

Muitos dos cursos que citamos acima podem ser encontrados em boas faculdades por todo o país.

A gente escolheu a lista a seguir porque são instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que contam com cursos a distância de qualidade em praticamente todo o território nacional.

Muitas delas oferecem, inclusive, o próprio curso de Arquitetura a distância – caso você mude de ideia.

Em todas elas você vai encontrar facilidades como bolsas de estudos, parcelamentos, descontos e convênios.

Veja também:

Descubra tudo sobre o curso de Engenharia Civil EAD

O que achou das alternativas ao curso de Arquitetura a distância? Vai optar por algum? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário