Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

A Uninter é reconhecida pelo MEC? Descubra agora mesmo

Você sabe o que significa uma faculdade ser reconhecida pelo MEC? Como descobrir se o curso que você quer fazer é de uma dessas instituições? Saiba mais!

Se você está prestes a entrar para a faculdade e quer informações sobre as melhores opções, avaliar os cursos oferecidos e analisar a idoneidade das instituições, está no lugar certo. Vamos tirar suas dúvidas e ajudar na sua escolha.

Neste artigo, vamos focar em uma universidade específica: a Uninter. Você saberá quais as modalidades de ensino a universidade oferece, onde está presente, um pouco sobre sua infraestrutura e, principalmente: se a Uninter é reconhecida pelo MEC.

Como saber se a Uninter é reconhecida pelo MEC

Para saber exatamente quais informações buscar, você precisa entender como funcionam os processos de credenciamento, autorização e reconhecimento de faculdades e cursos.

Tanto a Uninter quanto as demais universidades e faculdades devem passar por todos eles, que são chamados de atos autorizativos.

Como funcionam os atos autorizativos

Credenciamento no MEC

Todas as instituições de ensino superior (IES) devem ser credenciadas no Ministério da Educação (MEC). O credenciamento acontece de acordo com o tipo de organização acadêmica, que pode ser universidade, centro universitário ou faculdade.

Em um primeiro momento, toda IES é credenciada como faculdade. Ela ganha a denominação de centro universitário ou universidade após ter um funcionamento regular e um padrão de qualidade determinado pelo MEC.

Mas não basta cadastrar e está tudo certo para sempre. As instituições de ensino superior devem fazer seu recredenciamento a cada ciclo de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

É importante que, antes de optar por uma instituição de ensino, você consulte se ela é credenciada.

Autorização do MEC

Para ofertar um curso de graduação, as faculdades precisam da autorização do MEC. Já os centros universitários e universidades têm autonomia para criá-los sem ter que solicitar essa autorização. No entanto, precisam informar o Ministério da Educação a cada curso criado, pois esses devem ser supervisionados, avaliados e reconhecidos.

Cursos de graduação nas áreas de Direito, Psicologia, Odontologia e Medicina de todos os tipos de instituições de ensino superior envolvem também a manifestação de seus respectivos conselhos: o Nacional de Saúde e o da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Reconhecimento do MEC

Quando perguntamos se a Uninter é reconhecida pelo MEC, por exemplo, estamos, na verdade, nos referindo ao reconhecimento de seus cursos.

O reconhecimento de um curso superior é necessário para que a instituição de ensino possa emitir o diploma de graduação. É a exigência necessária para os diplomas tenham validade nacional.

O reconhecimento de um curso acontece quando sua primeira turma completar 50% da carga horária. Esse processo também deve ser renovado a cada ciclo de avaliação do Sinaes.

Para verificar se a instituição de ensino é cadastrada no MEC ou se determinado curso é autorizado, você faz a consulta na página do e-mec.

Sendo assim, quando dizemos que a Uninter é reconhecida pelo MEC, abordamos esses três aspectos: ela é credenciada, tem seus cursos autorizados e reconhecidos.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Uninter?

O Centro Universitário Internacional – Uninter

Sediada em Curitiba e com quase 500 polos de apoio distribuídos pelo Brasil, a Uninter oferece cursos de graduação, pós-graduação, cursos de extensão e mestrado, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

Além do ensino superior, o centro universitário tem as opções de EJA – Ensino Médio e preparação para o ENEM, com o curso PRÉ-ENEM.

Tem como principais diferenciais:

  • O atendimento e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, por meio do serviço chamado de SIANEE.
  • Um banco de vagas de empregos e estágios, exclusivamente para alunos da instituição.
  • Um sistema integrado de bibliotecas com e-books gratuitos, periódicos, revistas científicas e principais sites de bibliotecas virtuais.
  • Mais de 100 opções de cursos, vários com notas 4 e 5 no MEC.
  • Opções em bolsas e financiamentos.

Outras boas faculdades reconhecidas pelo MEC

Além da Uninter, você pode contar com várias outras instituições de ensino superior credenciadas e com cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC.

Com ótimas opções em cursos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas, essas instituições têm o compromisso social de colocar a educação superior ao alcance de todos. Isso significa investimento acessível e possibilidade de financiamentos, convênios e bolsas de estudo.

Conheça algumas delas – todas oferecem cursos de graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura, com duração de 2 a 6 anos, em modalidades de cursos presenciais, semipresenciais e a distância:

A sua dúvida agora pode ser qual escolher, certo? Visite o site de cada uma delas, preencha o formulário que lhe ajudará com o curso ideal, de acordo com o seu perfil, afinidades e habilidades e veja qual oferece um polo de apoio perto de você.

Esses temas também podem lhe interessar:

Como e onde fazer uma faculdade em menos tempo

Conheça as 5 profissões mais valorizadas atualmente

Não vá embora ainda! Queremos saber se as informações lhe ajudaram e se você já decidiu onde e o que pretende estudar. Compartilhe conosco as suas expectativas e escolhas!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário