Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Confira como é o curso de Serviço Social EAD e onde fazer

Serviço Social é uma área que ajuda as pessoas a terem acesso a seus direitos básicos, sejam elas crianças, adolescentes ou adultos. Um dos papéis do assistente social é executar políticas públicas e programas sociais que promovam a cidadania e a autonomia.

 

Muita gente pode se perguntar se é possível fazer a distância um curso que lida tanto com pessoas. A resposta é sim. Tanto que existem muitas opções de faculdades de Serviço Social EAD reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

 

O curso traz uma base ampla de matérias teóricas, como Sociologia e Psicologia. Ao longo da formação os alunos também realizam várias atividades práticas, que são planejadas para os momentos presenciais.

 

Ficou com vontade de saber mais sobre como funciona o curso de Serviço Social EAD? Vamos contar tudo a seguir. Aproveite para conferir as principais disciplinas dessa graduação e conhecer faculdades a distância autorizadas pelo MEC a oferecer o curso!

 

Como funciona o curso de Serviço Social EAD

Ao se matricular em uma faculdade a distância de Serviço Social, o estudante se torna membro de uma plataforma virtual de aprendizagem, acessada pela internet. É nesse ambiente online que ficam disponíveis as aulas, todo o material didático e as ferramentas de comunicação com professores, tutores e colegas, entre outros serviços.

 

O conteúdo do curso é planejado previamente. Os professores gravam suas aulas em vídeo, separaram textos e materiais de apoio e elaboram as atividades, que podem ser questões objetivas, debates em fóruns e até jogos. Usando modernas técnicas de ensino e as tecnologias de comunicação disponíveis, uma equipe de designers e pedagogos desenvolve um verdadeiro roteiro de aprendizagem, que pode ajudar você a ter o melhor desempenho naquela matéria.

 

Como qualquer curso a distância, a graduação em Serviço Social EAD prevê encontros presenciais. A frequência pode variar de acordo com a faculdade: há opções com atividades semanais e semestrais. Os encontros são realizados nos polos de apoio, que devem contar com salas de aula, biblioteca e salas de informática, entre outros. Se você tiver oportunidade, visite o polo da faculdade onde pretende estudar e confira a estrutura oferecida.

 

Para ajudar os estudantes ao longo de todo o curso, um grupo de tutores fica à disposição, para tirar dúvidas sobre questões administrativas e também sobre os conteúdos. Mesmo assim, no ensino a distância os estudantes acabam desenvolvendo uma autonomia maior do que no modelo presencial. Eles têm uma agenda de atividades e devem cumprir todas as tarefas nos prazos certos para avançar nos módulos do curso.

 

Mas não se preocupe, pois os cursos EAD geralmente oferecem matérias no início da graduação para explicar como estudar a distância. Dessa forma, os alunos podem se adaptar mais rapidamente ao EAD, aprendendo a se organizar e a tirar o melhor proveito de todos os recursos disponíveis. Uma coisa é certa: no curso a distância você precisa ter disciplina – o ideal é dedicar um tempo diariamente à graduação.

 

Qual é a duração do curso de Serviço Social EAD

O curso de Serviço Social tem duração de quatro anos e confere ao formando o grau de bacharel.

 

O que se estuda no curso de Serviço Social EAD

O currículo do curso de Serviço Social pode variar de acordo com a universidade. Mas existem algumas matérias que se repetem nas grades curriculares. Veja alguns exemplos:

  • Administração e Planejamento do Serviço Social
  • Análise de Políticas Sociais
  • Assistência Social
  • Ciência Política
  • Classes e Movimentos Sociais
  • Comunicação
  • Direito e Legislação Social
  • Economia Política
  • Educação
  • Ética, Política e Sociedade
  • Filosofia
  • Formação Social, Histórica e Política do Brasil
  • Ciências Sociais
  • Gestão Social
  • Políticas Sociais No Brasil
  • Previdência Social
  • Psicologia
  • Terceiro Setor

 

Nos últimos semestres, você deverá se dedicar aos estágios supervisionados, que podem ser realizados nos diversos espaços onde o futuro profissional poderá atuar, como por exemplo: prefeituras, hospitais, conselhos tutelares, organizações não governamentais, secretarias de Justiça, Saúde ou Desenvolvimento Social, etc..

 

Além do estágio, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma.

 

Onde encontrar o curso de Serviço Social EAD

A graduação em Serviço Social está disponível em diversas universidades de todas as regiões brasileiras. Vale lembrar que, para que o diploma de uma graduação tenha validade legal, seja ela EAD ou presencial, a faculdade deve ser reconhecida pelo MEC e ter autorização para oferecer o curso.

 

Confira exemplos de instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Serviço Social EAD:

 

Veja também

Os melhores cursos EAD do Brasil

O que achou do curso de Serviço Social EAD? Vai optar por essa modalidade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário