Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre uma segunda licenciatura EAD em História

História é uma área que finalmente tem ganhando a visibilidade e a credibilidade que merece.

O instável momento político, econômico e social que o mundo vive hoje nos faz olhar para o passado para entender o presente e planejar o futuro.

Não é à toa que a procura pela graduação em História tem crescido tanto no Brasil e já ultrapassa os 100 mil matriculados.

Mas o que muita gente não sabe é que dá para se tornar professor de História em pouquíssimo tempo. E o melhor: praticamente sem sair de casa.

Quer descobrir como?

Saiba tudo sobre uma segunda licenciatura EAD em História!

Segunda licenciatura em História

Cursos de segunda licenciatura são formações de nível superior oferecidas a profissionais formados que já atuam na educação.

A vantagem é poder obter uma segunda formação superior em menos tempo e ampliar as possibilidades de trabalho.

O pré-requisito para entrar é ter concluído qualquer curso de licenciatura. Por exemplo, podem tentar a segunda graduação em História os formados em Artes, Pedagogia, Ciências Biológicas, Letras, Matemática, Química, Geografia, entre vários outros.

O curso dura entre um ano e um ano e meio. O tempo varia de acordo com a grade curricular proposta pela faculdade.

Com o diploma de segunda licenciatura em mãos, os profissionais podem atuar como professores de História em escolas de ensino fundamental e médio das redes pública e privada. Há também demanda por historiadores em museus, empresas privadas, centros de documentação e preservação do patrimônio histórico, centros culturais, editoras e em produtoras de vídeo.

Além claro, de poder seguir exercendo sua licenciatura original.

Trata-se de um caminho rápido de ampliar oportunidades de trabalho. E tudo isso pode ser feito a distância.

Entenda melhor no próximo tópico!

Como fazer a segunda licenciatura em História a distância

Os cursos de segunda licenciatura em História podem ser feitos totalmente a distância.

Isso significa que os estudantes podem acompanhar a segunda graduação quase inteiramente pela internet, estudando em seu próprio tempo.

É preciso gostar muito de leitura e de reflexões teóricas a respeito de temas de interesse da humanidade: desde a pré-história até o que está ocorrendo aqui e agora, sempre numa perspectiva crítica.

Para absorver o máximo de conhecimento possível é importante se dedicar bastante aos estudos.

Na segunda licenciatura o aluno não precisa ver novamente todos aqueles fundamentos que já estudou durante a graduação regular. O curso é mais focado no ensino de História, com todas as suas teorias e práticas.

Para isso, o ambiente virtual de aprendizagem conta com uma série de aulas em vídeo, bibliotecas digitais repletas de livros e publicações interessantes, ferramentas para trocas de ideias e contato direto com professores e tutores.

Ao final do semestre há sempre um encontro presencial em que os alunos se reúnem com professores para apresentar trabalhos ou fazer as provas finais.

O Ministério da Educação (MEC) reconhece as segundas licenciaturas e, por isso, o diploma desse tipo de curso, desde que seja feito em faculdade autorizada, tem validade total no mercado de trabalho.

Grade curricular da segunda licenciatura EAD em História

Confira algumas disciplinas com as quais provavelmente você vai se deparar ao longo da segunda licenciatura EAD em História.

Repare que tem bastante assunto para ser estudado em dois ou três semestres:

  • História Moderna
  • Prática de Ensino Em História
  • História do Brasil Império
  • História da África
  • História da América
  • História Contemporânea
  • História Medieval
  • Metodologia de Ensino de História
  • História Antiga
  • História do Brasil Colonial
  • História do Brasil Império
  • História do Brasil República
  • Fundamentos da Arqueologia e da Pré-História
  • Tendências da Historiografia Contemporânea
  • Trabalho e Movimentos Sociais

Quanto custa fazer uma segunda licenciatura EAD em História

Além de rápida e prática, a segunda licenciatura em História é bastante econômica.

Em boa parte das faculdades que oferecem o curso a gente encontra mensalidades que variam entre R$ 200 e R$ 250.

O único porém é que não dá para fazer uma segunda licenciatura pelo ProUni, o programa de bolsas de estudos integrais e parciais do governo federal.

Quem precisa de um desconto ou mesmo uma bolsa para dar aquela impulsionada nos estudos conta com alternativas interessantes fora do ProUni. Algumas faculdades contam com benefícios exclusivos e outras participam de programas de descontos pela internet. Informe-se!

Onde estudar uma segunda licenciatura EAD em História

Quem não tem licenciatura e quer estudar História terá de optar pela graduação regular.

O curso EAD, por sorte, é fácil de encontrar. Está em cerca de 80 faculdades, a grande maioria em grau de licenciatura (embora tenha um ou outro bacharelado também) com quatro anos de duração, em média.

O esquema de estudos é bastante similar ao da segunda licenciatura, com aulas online e encontros presenciais ocasionais.

São várias opções, por isso a gente recomenda buscar vaga em faculdades bem avaliadas pelo MEC. O motivo disso é bem simples: elas têm os diplomas mais valorizados no mercado de trabalho.

A seguir, a gente separou algumas boas faculdades onde você encontra tanto a graduação regular quanto a segunda graduação em História.

Confira:

Veja também:

Existe segunda graduação em Administração EAD em 1 ano? Veja!

Pensando em fazer uma segunda graduação em História ou vai optar pela graduação regular? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário