Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba se alguma faculdade oferece o curso de Psicologia EAD e gratuitamente

A busca pelo curso de Psicologia é grande, sendo um dos bacharelados mais procurados no país, a formação ocupa a nona colocação no ranking dos cursos mais buscados pelos vestibulandos de acordo com os dados da última edição do Censo da Educação Superior (2020), divulgada em fevereiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que faz um psicólogo?

O psicólogo é o profissional que estuda o comportamento humano. É na graduação que os estudantes vão aprender a realizar o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. 

Hoje se sabe que o trabalho de um psicólogo não se restringe apenas ao atendimento individual de pacientes em seu consultório, sua área de atuação se expande para outras instituições como hospitais, escolas e o setor de recursos humanos (RH) de uma empresa.

Leia mais: Confira 5 dúvidas frequentes na área da Psicologia 

O fato deste curso ser um dos mais buscados no país gera muitas incertezas e expectativas a respeito de sua modalidade de ensino e gratuidade.

Seguindo a leitura, você poderá sanar suas dúvidas e saber como será possível a conquista deste diploma.

Existe faculdade de Psicologia a distância?

Não, infelizmente essa graduação ainda só pode ser realizada na modalidade presencial, pois o Ministério da Educação (MEC), até o momento, não autorizou as instituições de ensino superior a oferecerem esse curso a distância. Isso se deve ao fato do curso exigir muitas atividades práticas, com exercícios feitos em laboratórios, onde é necessária a observação do comportamento humano, além de treinos e estágios, lugar em que é preciso desenvolver uma comunicação com os pacientes.

Leia mais: Como funciona o estágio no curso de Psicologia?

O psicólogo ainda na graduação precisa aprender a observar, diagnosticar e lidar corretamente com o problema de seu paciente, para que consiga ajudá-lo gradativamente  no restabelecimento de seu quadro, o que pode ser melhor desenvolvido sob a supervisão de um docente que saberá certificar de maneira mais adequada a compreensão e o entendimento do aluno quanto às suas aulas.

A boa notícia é de que a graduação em Psicologia EAD está sendo estudada no país, com grandes chances de que possa começar a ser ofertada de modo semipresencial, o que equilibrará atividades de forma online e presencial.

Leia também: Psicologia online ou presencial: tudo o que você precisa saber

Continue a leitura do artigo e você irá descobrir que é possível fazer gratuitamente este curso em uma instituição pública ou por meio de bolsas de estudo em instituições privadas. Mas antes disso, se o seu sonho é se tornar um psicólogo, você deve assistir o vídeo abaixo para ficar por dentro de todas as áreas de atuação e funções da profissão:

Como estudar Psicologia de graça?

Como dito anteriormente, é possível ingressar no curso de Psicologia gratuitamente de duas maneiras, através de uma bolsa de estudo em uma instituição de ensino superior privada ou por meio da aprovação no vestibular de uma universidade pública, veja como:

Bolsas de estudos do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos integrais ou parciais para estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou privadas, sendo que quem estudou em escola pública ou com bolsa integral e parcial em escolas da rede privada tem prioridade na pré-seleção das bolsas do programa.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Para se inscrever é preciso ter realizado a última edição do Enem, e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação do Enem ou ter participado do exame na condição de treineiro (sem ter concluído o ensino médio). 

Os candidatos são selecionados pela nota do exame e os aprovados convocados em duas chamadas regulares a cada edição, e quem não é convocado nas chamadas regulares, ainda tem a chance de participar da lista de espera.

Confira: + Universidades participantes do Prouni

Bolsa de estudo por meio do vestibular

Algumas instituições de ensino superior privadas concedem bolsas de estudo integrais ou parciais aos estudantes classificados nas primeiras colocações de seus vestibulares. Cabe ao interessado verificar se a universidade em que deseja estudar possibilita essa opção e descobrir como se inscrever.

Ingresso em uma universidade pública

Além das opções já apresentadas, existem dezenas de instituições de ensino superior públicas que oferecem o curso gratuitamente. Enquanto algumas têm vestibulares próprios, muitas delas utilizam o Enem para selecionar os seus alunos.

O processo é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, programa do MEC que oferece vagas em universidades públicas sem que o aluno precise passar pelo vestibular da instituição. O processo é totalmente automatizado e gratuito, ocorrendo duas vezes ao ano.

Abaixo estão algumas das melhores instituições públicas que oferecem esta graduação:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Contudo, você deve verificar no portal da instituição qual é sua forma de ingresso, a depender, muitas universidades usam apenas o SiSU como forma de seleção, enquanto outras mesclam entre o sistema de seleção unificada em conjunto com o seu vestibular.

Como cursar Psicologia pagando menos?

Como já apresentamos, algumas instituições de ensino oferecem bolsas de estudos e descontos aos seus ingressantes e ainda assim existem as universidades públicas, mas sempre tem aqueles apressadinhos a ponto de não conseguirem esperar os resultados do SiSU. 

Se você é um desses ou se deu conta de que não se encaixa nos critérios de renda adotados pelo ProUni, abaixo apresentamos excelentes instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, e o melhor de tudo é que através do Quero Bolsa, nelas você consegue ingressar no curso de Psicologia com bolsas de estudo:

Anhanguera

Unopar

Estácio

Centro Universitário FAM

Unicsul – Cruzeiro do Sul

Agora não tem pra onde correr, não é mesmo? 

Mas conta aí,  mesmo sabendo que ainda não existem faculdades de psicologia a distância, você ainda pretende seguir nesta área?

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!