Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Lista de espera ProUni 2020: entenda tudo sobre as vagas!

Não foi classificado nas chamadas do ProUni? Você pode participar da lista de espera. Confira todos os detalhes sobre essa etapa do ProUni 2020.

Você sabia que a maior oferta do ProUni aconteceu na edição de 2019? Foram mais de 243 mil bolsas de estudo parciais e integrais em 1239 faculdades privadas.

A cada semestre, o ProUni realiza duas chamadas regulares para preencher as milhares de bolsas ofertadas. Contudo, ainda restam vagas em cada edição. 

É aqui que entra a lista de espera. As vagas que sobram das chamadas regulares são destinadas aos inscritos nessa listagem.

A seguir, entenda melhor como funciona essa etapa!

Sobre as vagas da lista de espera do ProUni 2020

As bolsas dessa listagem não são especiais. São as vagas que as universidades não conseguiram ocupar nas duas chamadas do ProUni. Isso acontece por diversos motivos: 

  • Desistência de inscritos
  • Perda de prazo na etapa comprobatória
  • Desclassificação por falta de documento comprobatório
  • Desclassificação por ultrapassar o limite de renda bruta familiar

Quando isso ocorre, as universidades preenchem as vagas que sobraram convocando candidatos da lista de espera do ProUni. Portanto, ainda há chances de conseguir um bolsa mesmo não sendo classificado de primeira nem de segunda. 

Sobre as etapas da lista de espera do ProUni 2020

A lista de espera faz parte das duas últimas fases do ProUni:

  1. Período de inscrições
  2. Resultado da 1a chamada
  3. Comprovação de informações da 1a chamada
  4. Resultado da 2a chamada
  5. Comprovação de informações da 2a chamada
  6. Prazo para participar da lista de espera
  7. Divulgação da lista de espera

O Ministério da Educação (MEC) organiza duas listas de espera: a de primeira e a de segunda opção de curso. A classificação acontece por curso e turno, seguindo as notas do Enem.

No 1o semestre, essas fases acontecem nos meses de fevereiro e março. Já no 2o, ocorrem em julho. 

Fique ligado: a entrada não é automática. Para continuar concorrendo a uma bolsa após a segunda chamada é necessário manifestar interesse em participar da lista de espera.

Em outras palavras: você precisa acessar o site do ProUni (prouniportal.mec.gov.br) dentro do prazo para entrar no sistema e clicar no botão que sinaliza sua vontade de ingressar nessa listagem. Se não fizer isso, vai ficar de fora! 

Mas atenção: não é qualquer inscrito que pode ser adicionado na lista de espera do ProUni 2020.

Quem pode participar da lista de espera do ProUni 2020

Segundo o MEC, só pode entrar na listagem quem não foi pré-selecionado em nenhuma das chamadas regulares do ProUni. Além disso, é preciso seguir as regras de cada lista de espera.

Quem pode se inscrever para a listagem da 1a opção de curso:

  • Candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares.
  • Candidato pré-selecionado na 2a opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Quem pode se inscrever para a listagem da 2a opção de curso:

  • Candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na 1a opção de curso ou por não haver bolsas disponíveis na 1a opção de curso.
  • Candidato pré-selecionado na 1a opção de curso, reprovado por não formação de turma.

O que acontece após a divulgação da lista de espera do ProUni 2020

O candidato que manifestou interesse dentro do prazo deve acompanhar a convocação dos inscritos. 

Sendo chamado por uma universidade, é necessário seguir as orientações da instituição para apresentar a documentação comprobatória, assinar o termo de concessão de bolsa e efetuar a matrícula no curso presencial ou EAD.

Onde estudar com bolsa de estudo de até 100% sem o ProUni

O ProUni não é a única maneira de conseguir uma bolsa de estudo! Diversas faculdades privadas desenvolveram programas próprios para conceder bolsas integrais (100%) e parciais (10% a 50%) sem burocracia. 

 

Uma das formas de entrada que disponibilizam bolsas é o Ingresso Direto ou Ingresso via Enem. Usando seu resultado desse exame, é possível obter descontos de até 100%, válidos até a formatura em cursos presenciais e EAD.

Para aproveitar essa vantagem, basta se inscrever no site da faculdade, escolher a opção “usar a nota do Enem”, entregar seu boletim com a nota e aguardar o resultado. 

Mas atenção: Você deve ter participado de alguma edição do Enem dos últimos anos (a partir de 2010), ter obtido nota igual ou maior que 300 pontos na média e nota superior a zero na prova de redação. 

Interessado? Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que disponibilizam bolsas de estudo:

Além de concederem descontos, essas faculdades permitem financiar a graduação usando crédito universitário privado e ajudam o aluno a entrar no mercado de trabalho rapidamente.

Veja também:

7 dicas rápidas para ganhar bolsa de estudo para graduação

Conseguiu tirar todas as dúvidas sobre a lista de espera do ProUni? Então compartilhe sua decisão conosco: qual curso você pretende fazer na faculdade? Comente aqui embaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário