Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça as profissões na área da saúde e veja onde estudar

A área da saúde oferece inúmeras possibilidades de atuação. Conheça diferentes carreiras para seguir e descubra boas faculdades onde estudar.  

O mercado de trabalho para os profissionais da Saúde é um dos que mais cresce no país. Tal crescimento é alavancado por diferentes fatores. De um lado, o aumento da expectativa de vida da população e a busca por tratamentos que acompanhem essa expectativa. De outro, a busca por tratamentos considerados alternativos, que são cada vez mais procurados.

Quem se interessa pela área da Saúde pode escolher fazer a tradicional graduação em Medicina ou optar por outros cursos, como Nutrição, Psicologia, Odontologia, Educação Física, entre outros.


A seguir conheça opções de carreiras nessa área e saiba mais sobre elas:  

Educação Física

Nem todo mundo sabe, mas Educação Fïsica é uma profissão da área da Saúde. O profissional com diploma neste curso pode atuar de diferentes formas, organizando, executando e supervisionando programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Ele pode trabalhar em escolas, clubes e academias, ou mesmo prestar atendimento individual, como personal trainer ― inclusive de atletas de alta performance.

Enfermagem

O profissional de Enfermagem atua no atendimento e na recuperação de pessoas em hospitais e em serviços de atendimento a domicílio. Em hospitais, esse profissional é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Cabe ao enfermeiro atender os pacientes em diversos aspectos, cuidando desde sua higiene e alimentação até da administração de remédios e manutenção de curativos e outros cuidados.

Farmácia

Nesta carreira o profissional é responsável pela composição e produção de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. Cabe ao farmacêutico preparar medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Ele pode trabalhar em farmácias, laboratórios farmacêuticos e na indústria alimentícia e de cosméticos.

Fonoaudiologia

Esta carreira se ocupa da pesquisa, prevenção, diagnóstico, habilitação e reabilitação da voz, da audição, da leitura e da escrita. O profissional formado em Fonoaudiologia pode atuar em consultório próprio, tratando deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura.

Medicina

Formação mais tradicional e conhecida do campo da Saúde, o médico é o profissional que se dedica ao entendimento do funcionamento do corpo humano e sua fisiologia. Como possibilidade de atuação, esse profissional pode se dedicar à pesquisa de novos tratamentos e doenças ou atuar com o atendendo a pacientes.

Nutrição

É o campo da Saúde dedicado ao estudo dos alimentos, seus nutrientes e como eles impactam a saúde do corpo humano. O nutricionista pode trabalhar atendendo pacientes em um consultório, seja com foco em emagrecimento ou em ganho de saúde. O nutricionista pode trabalhar em empresas da indústria alimentícia, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, assim como em consultório próprio.

Odontologia

O odontologista, ou dentista, é o profissional dedicado ao estudo e tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. Cabe a esse profissional cuidar da saúde e da estética da boca, restaurando, extraindo e limpando dentes bem como realizando cirurgias. O dentista também atua na prevenção de doenças da gengiva, da bochecha e da língua.

Psicologia

O psicólogo se dedica ao estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento humano. Cabe a ele diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Esse profissional pode atuar em consultórios próprios, hospitais, escolas ou em outras instituições de saúde. Psicólogos também podem atuar como profissionais de Recursos Humanos em empresas.

Quiropraxia

O quiroprata trata e previne doenças dos sistemas nervoso, muscular e ósseo por meio de massagens. Esse profissional pode atuar na prevenção ou tratamento de quadros como hérnia de disco, alteração postural e dor nas costas ou de cabeça.

Fisioterapia

Fisioterapia é a área da saúde dedicada ao tratamento e prevenção de doenças e lesões do corpo. O fisioterapeuta atua na recuperação de pacientes acidentados, portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, idosos e também na recuperação de atletas de alta performance.

Terapia Ocupacional

Trata-se do estudo e do emprego de atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais.

O terapeuta ocupacional utiliza tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais.

Ele trabalha em clínicas, asilos, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais, centros de saúde, de convivência e de reabilitação, creches e empresas.

Boas faculdades para fazer cursos da área da saúde

Há inúmeras faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) oferecendo cursos para formações na área da Saúde. E a boa notícia é que há, também, cursos a distância nessa área, para estudantes que buscam fazer sua graduação com maior autonomia e liberdade.

Nos cursos a distância, os estudantes acessam parte do conteúdo do programa em ambiente virtual e contam com o apoio dos professores e tutores para dúvidas e aprofundamento de conteúdos.

A seguir, confira algumas opções de boas faculdades, com notas altas na avaliação do MEC e que oferecem cursos na modalidade a distäncia:

No geral, os cursos da área da Saúde são oferecidos na modalidade semipresencial, na qual é preciso realizar atividades online e também presencialmente. Por isso, verifique se a instituição de seu interesse tem algum polo de apoio perto de sua casa ou de seu trabalho.

Leia também:

Saiba tudo sobre o curso de Recursos Humanos online

Veja como é e onde fazer o curso de Enfermagem do Trabalho EAD

Agora que você já conhece diversas opções de atuação na área de saúde e também boas opções de faculdades com cursos EAD, conta pra gente: que curso você pretende fazer?

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário