Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Preciso fazer vestibular para ingressar em uma universidade online?

A correria do dia a dia, a dificuldade de locomoção nos grandes centros urbanos, os compromissos numerosos e as diversas atividades integradas à rotina acabam por dificultar o acesso a um dos requisitos mais visados pelo mercado de trabalho: o grau de escolaridade. Ter um diploma é hoje uma exigência mínima para se conseguir um bom emprego. Optar por um curso de graduação online, além de suprir as necessidades dos mais atarefados devido a flexibilidade de horários, significa também redução de custos, outro fator considerável para grande parte da população.

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, onde as pessoas estão distantes fisicamente das universidades, que estão localizadas na maioria das vezes em capitais ou grandes centros urbanos, a modalidade de Ensino a Distância (EAD) abre portas para a qualificação profissional e a democratização do conhecimento.

Como funcionam os cursos de graduação online

Universidades que oferecem cursos de graduação online trabalham basicamente com duas metodologias de ensino: a modalidade totalmente virtual, com encontros presenciais exclusivos para provas; ou cursos mesclados, em que opções de aulas presenciais são intercaladas com aulas online. Independentemente da metodologia da instituição de ensino escolhida, o MEC exige que ao menos 20% da graduação seja realizada de forma presencial, principalmente para aplicação de testes do conhecimento adquirido.

Cerca de 70% ou mais do conteúdo é trabalhado através de atividades online, sem a exigência de alunos e professores estarem juntos no mesmo local e horário. O conteúdo programático das disciplinas é disponibilizado através de uma plataforma de ensino, onde também estão inseridas as videoaulas, materiais didáticos, biblioteca, meios de contato com os tutores recursos interativos para o aprendizado como fóruns, chats, dentre outros.

Os cursos de graduação EAD têm o mesmo reconhecimento, fiscalização e carga horária obrigatória definida pelo MEC (Ministério da Educação). Além disso, neste contexto, o diploma adquirido nos cursos a distância têm a mesma validação que o de cursos presenciais.

O que é necessário para ingressar em um curso EAD? Existe vestibular?

Assim como acontece nos cursos presenciais, para ingressar em uma graduação online é necessário participar de um processo seletivo. Este procedimento varia de universidade para universidade, por isto as instruções sobre os testes deve ser consultada diretamente com a instituição de ensino de interesse. Pode ser por meio de um vestibular, do Enem, do ProUni, transferência entre cursos e faculdades ou, ainda, um pedido de obtenção de novo título (no caso de quem já tem diploma de nível superior).

Para realizar o curso a distância é necessário ter a infraestrutura mínima exigida pelas universidades que, normalmente, resume-se a um computador com configurações mínimas exigidas pelo curso, facilidade de acesso à Internet, além de ter o nível de escolaridade necessário para a graduação: o ensino médio concluído.

O perfil do estudante do EAD

Dedicação: esta é a palavra que resume um estudante de cursos online. A flexibilidade de horários e a comodidade de estudar em qualquer lugar são, sem dúvida, facilidades que atraem as pessoas para a graduação a distância. A autodisciplina é fundamental para conclusão dessa modalidade de estudo que, assim como os cursos presenciais, têm provas, trabalhos, exigência mínima de notas e participação nas atividades.

Vale a pena realizar uma graduação a distância?

Essa modalidade de graduação já está disponível há algum tempo e se ganha mais adeptos a cada ano.  A qualidade dos cursos online é equivalente à dos presenciais. A autonomia nos horários, a comodidade encontrada na ausência de deslocamento e a economia gerada com as mensalidades, por vezes menores, fazem a opção de um curso a distância valer muito a pena! Prepare-se para cursar a graduação a distância como para qualquer outro vestibular em uma universidade presencial.

Universidades a distância reconhecidas pelo MEC

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você vai encontrar cursos a distância nas mais variadas áreas do conhecimento e graus de formação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo):

Todas elas trabalham com facilidades de ingresso (via Enem, transferência, etc.), bolsas de estudos, descontos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

ProUni vale para curso EAD?

O que achou das formas de entrar em uma universidade a distância? Qual delas vai escolher? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário