Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja as possibilidades diversas no ensino a distância

Existem possibilidades diversas no ensino a distância. Já não é mais uma discussão sobre um novo formato, mas sim algo em amadurecimento, com diversas opções de oferta, metodologias e formatos que melhor se adequem ao seu ritmo de estudo.

> Encontre bolsas de estudo de até 80% para sua carreira.

Além disso, o EAD tornou o ensino mais acessível. Sem a necessidade de arcar com custos de aluguel, despesas como conta de energia, salário de funcionários e manutenção do espaço, o custo para criar um curso EAD é muito menor do que para a criação de um curso presencial.

O resultado disso é mais pessoas quebrando a barreira acadêmica por questões financeiras e de compreensão. Um modelo que te coloca no comando, mas que não abstém de responsabilidades. 

Esses são alguns dos fatores decisivos para quem escolhe estudar de forma remota. Dá para pagar a graduação sem estourar o orçamento mensal. Dá para criar o próprio horário de estudo. 

Veja essas e outras possibilidades diversas no ensino a distância!

Possibilidades diversas no ensino a distância

É possível cursar o ensino superior a distância hoje no Brasil sem nenhuma dificuldade, mas ao fazer sua escolha, a primeira informação que deve verificar é se a faculdade tem a autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso. 

Essa é a garantia de que você vai obter um diploma de nível superior válido em todo o país, que poderá ser usado para encontrar um emprego na área, participar de concursos públicos que exijam esse grau de escolaridade ou mesmo continuar os estudos em uma pós-graduação.

Fizemos uma seleção com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem possibilidades diversas no ensino a distância. Além de terem o selo de qualidade do órgão educacional mais importante do Brasil, todas elas contam com programas de descontos, bolsas e financiamentos facilitados. Confira:

Leia mais: veja quais faculdades a distância são reconhecidas pelo MEC.

Como funcionam os cursos a distância?

Você pode cursar duas modalidades de cursos a distância hoje no Brasil: 100% online e semipresencial, que parte é feita online e também há encontros presenciais que a carga horária varia dependendo da instituição.

Para essas duas modalidades, você pode cursar um bacharelado, uma licenciatura e um tecnológico.

  • O bacharelado tem duração de 4 ou 5 anos, dependendo do curso, e acaba entregando uma formação mais ampla, que alia teoria e prática, ao profissional;
  • O tecnológico tem duração de 2 ou 3 anos, dependendo do curso, e prepara o profissional para funções mais específicas, pois seu foco é na prática profissional;
  • A licenciatura tem duração de 3 ou 4 anos, dependendo do curso, e é a formação para quem quer trabalhar em sala de aula, lecionando. 

Possibilidades diversas de cursos no ensino a distância 

Com uma oferta tão diversa quanto da graduação presencial, você encontrará possibilidades para cursar a distância como:

Bacharelado

  • Administração
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Sociais
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Produção
  • Jornalismo
  • Publicidade e Propaganda

Tecnológico

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Banco de Dados
  • Design Gráfico
  • Empreendedorismo
  • Gestão Financeira
  • Gestão Pública
  • Marketing

Licenciatura

  • Ciências Biológicas
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Física
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Química

Como funciona o vestibular para um curso a distância?

Assim como as modalidades dos cursos EAD, a forma de ingresso também varia de acordo com a instituição que você irá escolher. Entre os mais comuns métodos de avaliação:

Vestibular tradicional

Da mesma forma que ocorre na graduação presencial, esse tipo de vestibular acontece em uma data específica marcada pela faculdade, onde os candidatos vão até o local da prova e a realizam em ambientes supervisionados. 

Vestibular agendado

O vestibular agendado, possível para cursos EAD, permite que o candidato escolha um dia e um horário que lhe seja oportuno para realizar a prova. É muito comum acontecer para vagas remanescentes.

Outras possibilidades de ingresso para cursos de graduação a distância

O vestibular não é a única forma de conseguir uma vaga em um curso superior a distância. Você pode ingressar em instituições de ensino que oferecem a modalidade EAD através:

Enem

A nota tirada pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio pode ser uma maneira de ingresso no ensino superior em diversas instituições de ensino. Cada uma delas tem regras específicas sobre a pontuação mínima exigida na prova objetiva e na redação. 

Transferências

Você pode também ingressar em determinado curso a distância, através de uma transferência de graduação. O procedimento permite que o aluno use seu histórico acadêmico, sem precisar começar os estudos de novo e perder os créditos que já havia adquirido.

As vantagens e possibilidades diversas no ensino à distância

A sala de aula exige um compromisso gigantesco. É uma responsabilidade enorme, tanto do lado de quem ministra, quanto do lado de quem está lá para aprender. 

E não adianta: se você tem um prédio, localizado onde quer que seja dentro de uma grande cidade, você contará com alunos e professores de todos os cantos.

Cidades são bombas-relógios de imprevistos – e conseguir fazer com que a frequência dos encontros seja lá em cima constantemente é um grande desafio. 

Por que no fim, o lado acadêmico não é tudo o que está acontecendo na vida dos estudantes, que estão buscando seus lugares no mercado de trabalho e enquanto pessoas.

A educação precisou se transformar, e a ideia de colocar o aluno no poder de decisão sobre sua trajetória de aprendizagem, trouxe diversas vantagens e possibilidades para as metodologias de ensino.

Com metodologias afiadas, hoje o EAD está democratizado e oferece diversos benefícios, tais quais os principais podemos elencar:

Menor custo, maior acessibilidade

Imagine só: você, enquanto instituição de ensino, passa a ter a capacidade de atender mais alunos de uma vez só, de todas as regiões do país, aumentando irrisoriamente o seu investimento em infraestrutura física. 

É uma conta muito interessante para as universidades, logo, torna os cursos EAD mais acessíveis. Na outra ponta, a dos alunos, você tem maior oportunidade de capacitação, mais gente entrando nas universidades

Leia mais: veja as 10 faculdades online com menores mensalidades.

Os custos são menores e você tem a oportunidade de ter uma graduação validada pelo MEC, para encontrar um emprego na área, participar de concursos públicos que exijam esse grau de escolaridade ou mesmo continuar os estudos em uma pós-graduação.

Flexibilidade de horário, economia de tempo

Como foi dito, sustentar 100% da sala de aula, constantemente, é muito difícil. A vida, uma cidade, pulsa, conta com imprevistos. Quem nunca ficou preso no trabalho, ilhado por conta da chuva ou tomou mais tempo que o devido por conta do trânsito?

A possibilidade de fazer as aulas em horários alternativos, de acordo com o seu ritmo, é com certeza uma das grandes vantagens de fazer uma graduação a distância. É aí que você entende que o ensino não é muito sobre imposição e sim sobre você no controle das decisões. Ditando como quer aprender e, sobretudo, compreender aquilo que está acontecendo.

Porque é uma metodologia que respeita o fato de você ter diversos outros contextos na sua vida, que também precisam ser equilibrados. Qualificação e flexibilidade. Com isso, você ganha tempo. Para que ficar preso por horas no trânsito até se deslocar ao campus? Torna o processo todo menos estressante.

> Última chamada: bolsas de estudo de até 80% para turbinar sua carreira!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!