Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba se é possível fazer um mestrado online

Deseja fazer um mestrado sem sair de casa? Veja se existem opções na modalidade EAD!

O uso da tecnologia a favor da educação é um dos grandes marcos da última década. Com o uso de computadores, smarthpones, tablets, leitor de ebook e outros dispositivos com acesso à internet, abriram-se diversas oportunidades para quem deseja estudar.

Com o mestrado, isso não foi diferente. Por isso, ao longo deste texto, vamos tratar desse assunto para que você esteja mais seguro ao optar por fazer essa especialização stricto sensu de forma online. Confira:

Mestrado EAD existe?

Respondendo a essa pergunta de forma curta e grossa: sim, mestrado a distância existe. Essa é, portanto, uma ótima oportunidade para quem gostaria de se qualificar ainda mais, aprimorar seus conhecimentos e obter vantagens no mercado de trabalho.

O mestrado é um tipo de pós-graduação stricto sensu que tem maior foco no desenvolvimento da pesquisa científica e do treinamento avançado de profissionais.

A novidade aqui é que ele pode ser cursado sem a necessidade de comparecer em sala de aula. Isso é uma grande vantagem porque, após concluir a graduação, normalmente estamos focados em trabalhar, e conciliar o emprego com a rotina de estudar e se deslocar diariamente para a universidade não é uma tarefa fácil.

Tipos de mestrado EAD

Para que você tome a decisão mais acertada, é preciso conhecer os tipos de mestrado a distância que existem. Veja abaixo:

Mestrado profissional a distância

O mestrado profissional está mais focado em possibilitar ao mestrando informações aprofundadas dentro da área escolhida, de modo a prepará-lo para colocar esse conhecimento em prática no mercado de trabalho.

Mestrado acadêmico a distância

No mestrado acadêmico, o objetivo é levar o mestrando a aprofundar seus conhecimentos de modo a aprimorar seu olhar de pesquisador. Em resumo, é um caminho para direcionar o aluno para o doutorado ou para se tornar professor universitário.

Benefícios de fazer um mestrado online

Economia de tempo e dinheiro: você não precisa se deslocar com frequência até a universidade para ter aulas e estudar. Com isso, economiza por não precisar gastar com transporte, nem perder várias horas no trânsito.

Flexibilidade de horários: você pode organizar o tempo de estudos para encaixar as atividades de leitura e exercícios dentro da sua rotina.

Melhores preços: os cursos realizados a distância são mais acessíveis para quem não pode desembolsar um valor muito alto.

Acompanhamento e revisão de exercícios e avaliações: você tem o apoio permanente de um tutor online, que pode tirar suas dúvidas e debater assuntos. Além disso, os exercícios e atividades sempre contam com gabarito, o que aumenta o aprendizado.

Como funciona o mestrado EAD?

Para que você compreenda como é a rotina em um mestrado a distância também precisa saber que existe duas modalidades, que apresentamos abaixo com detalhes:

Mestrado EAD online

Normalmente, em mestrados EAD as atividades se concentram quase que integralmente no ambiente virtual. As aulas são realizadas pela internet, os materiais ficam disponíveis online e o envio de avaliações e exercícios também é realizado por meio do computador.

Apesar disso, existe a necessidade de frequentar presencialmente um polo de apoio da universidade para algumas atividades. Essa é uma exigência do próprio Ministério da Educação (MEC), e normalmente esses encontros ocorrem no início e no fim do semestre.

Mestrado EAD semipresencial

Nesse tipo de mestrado, há uma mescla de atividades online e presenciais. Essa ainda é uma boa alternativa, principalmente para aqueles que não têm como frequentar aulas diariamente.

É uma boa opção também para quem não é muito disciplinado para estudar sozinho e tem dificuldades em se organizar sem as cobranças de professores e a interação face a face com eles. Nesse caso, o aluno tem acesso à maioria das disciplinas online, mas precisa frequentar uma ou duas aulas por semana em algum polo de apoio.

Diploma de mestrado EAD tem a mesma validade que o presencial?

Os mestrados a distância são regulados pelo MEC e pela Capes. Devido a isso, as exigências feitas para seu funcionamento são as mesmas dos presenciais.

A carga horária a ser cumprida, a frequência que o aluno precisa ter, a qualificação dos professores, as disciplinas e outras questões são igualmente definidas pelo governo. Sendo assim, não haveria motivo nenhum para que o diploma EAD fosse diferente em relação ao do mestrado presencial.

Dessa forma, independentemente de ter feito um mestrado a distância ou presencial, o título que você vai obter será o mesmo: o de mestre.

Onde fazer mestrado a distância

O primeiro passo aqui é iniciar uma pesquisa para saber quais universidades próximas a você ofertam cursos de mestrado. Você pode averiguar em instituições públicas e privadas. Basta dar uma “googlada” na internet.

Para aqueles que se formaram em cursos de licenciatura, uma ótima opção são os cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), referência em EAD e com vagas para pós-graduação stricto sensu.

Para facilitar, listamos aqui instituições de ensino superior que já são consolidadas na área da educação e oferecem mestrados EAD em diversas áreas. Todas elas são credenciadas e autorizadas pelo MEC. Confira!

    Veja também:

    Doutorado EAD

    Entenda como funciona um doutorado EAD

    Está pensando em fazer um mestrado a distância? Em qual área? Conte para a gente aqui nos comentários!

    Mostrar ComentáriosFechar Comentários

    Deixe um comentário