Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça as melhores universidades EAD para estudar

Você pretende ingressar em um curso superior a distância. Então, saiba quais são as melhores universidades EAD de acordo com as avaliações do MEC!

Fazer um curso superior sem a necessidade de assistir aulas presenciais já é uma realidade há bastante tempo. No Brasil, essa modalidade de ensino está ganhando cada vez mais adeptos, que são atraídos pela flexibilidade, economia de tempo e custo mais acessível oferecidos pelos cursos a distância.

Mas você sabe quais são as melhores universidades EAD de acordo com o MEC? Se sua resposta é não, saiba que ter essa informação é muito importante na hora de escolher um curso superior de qualidade.

Mesmo que você queira fazer sua graduação EAD em uma universidade pública, é importante avaliar a nota de avaliação do MEC, pois isso diz muito a respeito da qualidade do curso ofertado.

Neste post, vamos falar sobre as algumas das melhores universidades públicas e particulares EAD de acordo com as avaliações do MEC e quais critérios são levados em consideração para que elas sejam bem conceituadas.

Entenda quais são critérios de avaliação do MEC

O MEC avalia os cursos superiores à distância com o mesmo rigor que examina os cursos presenciais. A classificação das universidades varia de acordo com as notas obtidas em dois conceitos: o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CI (Conceito Institucional).

A nota atribuída ao IGC (Índice Geral de Cursos) com base em uma média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação avaliados por meio do ENADE. As notas de cada instituição são divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), logo após a realização do exame.

Já o CI (Conceito Institucional) é atribuído por meio de uma visita in loco pelos especialistas do MEC. Nessa visita eles avaliam todos os aspectos da instituição, desde a infraestrutura até a qualificação do corpo docente da faculdade. É essa avaliação necessária para credenciar, autorizar e reconhecer cursos em uma instituição de ensino, seja ela presencial ou à distância.

As notas variam de 1 a 5, sendo que a nota mínima para uma faculdade obter pontuação positiva é 3. Uma instituição que obtém a nota 4 tem uma avaliação muito boa perante o Ministério da Educação. Já a faculdade ou universidade que alcança a nota 5, atingiu o nível máximo de excelência.

Conheça algumas das melhores universidade EAD de acordo com o MEC

Se você está pensando em ingressar em um curso superior a distância, mas não sabe qual a melhor opção, fizemos uma lista para você das melhores universidades EAD do país. Utilizamos os conceitos de IGC e CI e primeiro, vamos listar apenas as instituições que alcançaram a pontuação máxima nas duas avaliações.

Mesmo que algumas delas ofereçam cursos presenciais, estamos citando apenas as avaliações das graduações a distância. Algumas instituições são públicas e outras privadas. Vamos lá?

Instituição

Sigla

Município/UF

Categoria

Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas

EBAPE

Rio de Janeiro/RJ

Particular

Faculdade Fia de Administração e Negócios

FFIA

São Paulo/SP

Particular

Escola de Administração de Empresas de São Paulo

FGV-EAESP

São Paulo/SP

Particular

Faculdade São Leopoldo Mandic

SLMANDIC

Campinas/SP

Particular

Universidade Federal de Lavras

UFLA

Lavras/MG

Pública

Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG

Belo Horizonte/MG

Pública

Universidade Federal de São Paulo

UNIFESP

São Paulo/SP

Pública

Universidade Federal do Rio de Janeiro

UFRJ

Rio de Janeiro/RJ

Pública

Agora que você já sabe quais são as universidades EAD que conseguiram a nota máxima no MEC, vamos citar outras instituições particulares que também são bem conceituadas pelo órgão, mas que não atingiram a pontuação máxima.

A Universidade de Franca é bem conceituada no MEC E suas notas no IGC e CI são de 3 e 4, respectivamente.

O Centro Educacional Anhanguera possui polos em diversas cidades em vários estados diferentes. Sua pontuação é de 3 para ambos os conceitos na unidade de Campo Grande/MS e de 3 e  no IGC e CI, respectivamente, no polo de São Paulo.

A UNICID possui conceito 3 e 3 nas duas avaliações do MEC. Já a Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo alcançou a pontuação de 3 e 5 no IGC e CI, respectivamente.

A Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte obteve a média de 3 e 3 nas duas avaliações do Ministério da Educação.

Já a UNICSUL é a melhor conceituada entre todas as instituições aqui citadas. A universidade alcançou a pontuação máxima (5) no CI e 3 no IGC. Além disso, no conceito de CI-EAD, que é específico para cursos a distância, a universidade também conseguiu nota máxima.

Como são faculdades tradicionais e reconhecidas pelo MEC, todas as instituições acima são ótimas opções para quem deseja fazer um curso superior com um excelente custo-benefício. Além de não serem das faculdades mais caras, ainda oferecem graduações de qualidade.

Como saber a nota de uma universidade junto ao MEC

Se você quer saber qual a nota da universidade que pretende estudar, basta acessar o site do e-Mec. Em busca avançado você seleciona os campos pelos quais deseja realizar a pesquisa.

Você pode fazer uma busca filtrando os resultados pelo nome da faculdade, sigla, cidade, estado, organização, acadêmica, tipo de credenciamento e ainda escolher o índice de avaliação que deseja obter informações.

Assim, em poucos minutos é possível saber se a instituição que você escolheu está entre as melhores universidades EAD do país, de acordo com os critérios do Ministério da Educação.

Veja também

Faculdades reconhecidas pelo MEC

As 10 faculdades mais baratas

Você está pensando em fazer um curso EAD? Em qual faculdade pretende estudar? Conte para nós, deixando seu comentário no post!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário