Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra quais são os melhores cursos de Letras a distância

Letras é o curso certo para quem gosta de estudar línguas, suas estruturas, origens, evoluções e particularidades.

É uma graduação muito procurada no Brasil, especialmente por quem quer trabalhar como professor de língua portuguesa ou estrangeira, revisor, tradutor, intérprete ou escritor.

Para você que está a fim de fazer esse curso, uma ótima notícia: ele pode ser encontrado em centenas e centenas de faculdades pelo país, inclusive no formato a distância (EAD).

Se o seu objetivo é fazer o curso na modalidade a distância, é preciso redobrar a atenção na hora de escolher onde estudar. Só uma boa faculdade, com uma avaliação positiva junto ao Ministério da Educação (MEC), irá garantir uma entrada mais rápida e segura no mercado de trabalho.

Para ajudar você a escolher a melhor, a gente fez um levantamento dos melhores cursos de Letras a distância. Dê uma olhada a seguir!

Melhores cursos de Letras a distância

Para conseguir avaliar os cursos de Letras a distância, o MEC faz uma verificação profunda e rigorosa de todos os componentes que contam para uma educação de qualidade.

O órgão considera fatores como, por exemplo, o nível de formação dos professores (quantos têm mestrado, doutorado, especialização), a infraestrutura disponível para os alunos nos polos e nas unidades, o desempenho dos estudantes em um exame realizado no início e no final do curso, o plano pedagógico e os recursos didáticos disponíveis nos cursos a distância.

Cada um desses itens recebe notas que podem variar de 1 a 5, sendo a menor considerada insuficiente e a maior, excelente.

Com base em tudo isso, a gente encontrou as faculdades de Letras mais bem avaliadas pelo MEC. Repare que várias delas estão na rede pública. Confira:

  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Centro Universitário Newton Paiva (NEWTON PAIVA)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
  • Centro Universitário de Araras – Dr. Edmundo Ulson (UNAR)
  • Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)

Nenhuma dessas está presente na sua cidade? Não se preocupe. A gente fez uma lista com outras boas faculdades que contam com o curso de Letras a distância. Veja logo a seguir.

Outros cursos de Letras que vale a pena manter no radar

As faculdades que listamos a seguir têm avaliações consideradas boas e são uma alternativa bem interessante para ter em mente.

A vantagem é que elas têm polos em praticamente todo o país.

Conheça:

Sobre o curso de Letras a distância

Letras é um curso bastante diverso. Mesmo na modalidade a distância os estudantes podem escolher entre habilitações diferentes, como espanhol, italiano, inglês e linguagem de sinais (LIBRAS).

A graduação pode ser feita em um tempo que varia de três anos e meio a quatro anos. No formato EAD, a maioria das opções vai ser de licenciatura, que forma professores para o ensino fundamental e médio. Mas se você der uma procurada mais atenta, vai encontrar também algumas opções de bacharelado – a que prepara profissionais para o mercado de trabalho mais geral.

Os cursos de Letras EAD geralmente acontecem de forma quase totalmente a distância. Isso significa que o aluno estuda a maior parte do tempo de casa, ou de qualquer lugar conectado à internet, com a ajuda de um ambiente virtual. Nessa plataforma, há tudo que ele precisa para fazer as disciplinas: aulas em vídeo, textos, bibliotecas digitais, ferramentas de comunicação e contato direto com professores e tutores.

Há poucos encontros presenciais ao longo do semestre, que servem muito mais para apresentar trabalhos, participar de atividades de integração ou encarar as provas finais.

Algumas instituições também oferecem uma forma mista de estudar, com encontros presenciais semanais e o restante das atividades pelo computador. Procure se informar sobre essa opção, que se chama semipresencial, no local onde você deseja estudar.

O diploma emitido por qualquer faculdade EAD reconhecida pelo MEC tem validade no mercado de trabalho. Você pode usá-lo para tentar vagas como professor (no caso dos licenciados), prestar concursos ou se inscrever em pós-graduações.

 

Veja também:

Letras EAD

O que achou do curso de Letras a distância? Vai tentar vaga em algumas das faculdades que trouxemos aqui? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário