Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Confira quais são os melhores cursos de Biologia a distância

Poucos cursos são tão capazes de conectar o ser humano à natureza quanto Biologia.

Durante os estudos – e ao longo de toda a vida profissional do biólogo – irá prevalecer a relação com o meio ambiente, as formas de vida animal e vegetal em todos os seus aspectos, o desenvolvimento humano e a sustentabilidade.

É um curso que vem ganhando força ultimamente e já conta com quase 120 mil alunos inscritos.

Talvez parte dessa força se deva à popularização dos cursos de Ciências Biológicas na modalidade a distância. Com isso, torna-se mais fácil (e econômico) obter um diploma de nível superior na área.

Mas para se dar bem nesse mercado não basta apenas ter um diploma. O ideal é mesmo garantir que o curso será feito em uma faculdade reconhecida e bem vista no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a gente trouxe a seguir os melhores cursos de Biologia a distância. Confira.

Melhores cursos de Biologia a distância

Antes de tudo, um aviso: em grande parte das faculdades você vai encontrar o curso de Biologia com o nome de Ciências Biológicas.

Para definir se um curso é de qualidade, o Ministério da Educação (MEC) faz uma série de avaliações bem rigorosas que incluem, entre vários itens, a análise dos laboratórios, polos de apoio e salas de aula das faculdades, a titulação dos professores envolvidos, os recursos didáticos-pedagógicos e o desempenho dos alunos no Enade, o exame que mede o grau de conhecimento obtido ao longo do curso.

Cada item recebe uma nota, que pode ir de 1, considerado insuficiente, até 5, que é excelente.

Na listagem dos cursos de Biologia que receberam as melhores notas junto ao MEC estão oito universidades públicas e uma instituição particular.

Conheça:

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

A gente sabe que conseguir vaga em universidade pública, mesmo em um curso a distância, não é fácil. Por esse motivo, muita gente que pretende estudar Biologia a distância precisa recorrer a uma instituição privada.

Pensando nisso, separamos algumas faculdades que oferecem o curso e também receberam avaliação positiva junto ao MEC:

Todas elas trabalham com bolsas de estudos (ProUni, inclusive), descontos, convênios e facilidades de pagamento para seus cursos EAD.

Como é o curso de Biologia a distância

Existem dois tipos e formação para quem busca um curso de Biologia a distância: a licenciatura e o bacharelado.

As licenciaturas são as opções mais comuns. Elas formam os professores de Biologia que irão atuar no ensino médio das redes pública e particular de ensino.

Os bacharelados formam profissionais com um campo de atuação mais amplo. É o ideal para quem pensa em trabalhar em institutos de pesquisa, agências de fiscalização, indústria, empresas, hospitais, laboratórios, museus, parques, zoológicos, etc. 

Em ambos os casos, os cursos têm duração de quatro anos e, na modalidade a distância, podem ser feitos de duas formas: a distância ou semipresencial.

Na modalidade a distância, como o próprio nome já diz, os estudantes acompanham a maior parte das aulas remotamente, de um computador conectado à internet. Exceto por alguns encontros pontuais ao longo do semestre, raramente precisam estar presentes no polo ou unidade da faculdade.

Os estudos acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem. Lá, há aulas em vídeo, apostilas digitais, bibliotecas virtuais, animações, apresentações e o que mais for preciso para a realização da disciplina. 

No modelo semipresencial o aluno precisa frequentar a faculdade com mais regularidade. Algumas têm programas com aulas semanais, outras com aulas quinzenais. O formato varia muito de instituição para instituição. É recomendado para quem gosta de estudar a distância mas não abre mão da convivência com colegas e professores. No restante do tempo as atividades acontecem no ambiente virtual de aprendizagem, como no modelo a distância.

O diploma de um curso de Biologia a distância vale tanto quanto o presencial – desde que a instituição em questão tenha reconhecimento do MEC e autorização para oferecer o curso nesse formato.

Veja também:

Descubra se existe faculdade de Biomedicina a distância

Gostou da ideia de estudar Biologia a distância? Conte para a gente qual seria sua primeira opção de faculdade!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário