Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre o bacharelado em Letras a distância

Letras é um curso para quem ama ler, estudar e decifrar os mistérios que se escondem por trás de um idioma.

É uma graduação muito popular por aqui, especialmente para quem busca estudar a distância.

Só que Letras tem dois graus de formação: a licenciatura e o bacharelado.

Se você está de olho na segunda opção, saiba tudo sobre o bacharelado em Letras a distância: como é o curso, onde encontrar, quanto custa e o que se estuda!

O bacharelado em Letras a distância

O bacharelado em Letras é orientado à formação de profissionais que atuam como editores, revisores, tradutores e escritores.

Eles podem trabalhar em agências de publicidade, empresas de legendagem audiovisual, editoras, empresas de tradução, assessorias de comunicação, canais de TV, jornais impressos, portais da internet e muito mais.

Os que optarem por habilitação em inglês, espanhol ou outra língua estrangeira também podem atuar em congressos, agências de turismo, aeroportos, embaixadas, multinacionais, empresas de comércio exterior, portos, etc.

A duração do curso varia de três a quatro anos, dependendo da faculdade.

O bacharelado em Letras também tem opção a distância.

Nesse caso, a graduação pode ser feita de casa, com tranquilidade e flexibilidade, e ainda permite o pleno desempenho profissional – uma excelente pedida para quem precisa conciliar os estudos com alguma outra atividade.

No EAD o aluno acompanha o conteúdo em uma plataforma digital que pode ser acessada via internet de qualquer lugar do mundo. Lá ele encontra, por exemplo, videoaulas, livros digitais, apostilas, apresentações e animações. É preciso entregar as atividades solicitadas, acompanhar as leituras e participar efetivamente do curso para se dar bem.

De vez em quando os alunos precisam se reunir num polo de apoio presencial para apresentar trabalhos ou fazer provas finais. A frequência desses encontros varia de acordo com a faculdade.

O diploma é formalmente reconhecido e pode ser usado para disputar vagas de emprego, fazer pós-graduações, concursos públicos ou até uma licenciatura – o que é uma boa para quem quer expandir suas opções de trabalho.

O único ponto negativo do bacharelado em Letras a distância é a sua pouca oferta entre as faculdades brasileiras: poucas obtiveram autorização do MEC para oferecer o curso nessa modalidade, e às vezes nem todas estão com turmas abertas (veja mais adiante).

Para muita gente que quer estudar Letras a distância, a saída talvez seja optar por outro tipo de curso. Vamos falar disso no próximo tópico.

Opção: fazer uma licenciatura em Letras a distância

Se você não encontrar o curso de bacharelado em Letras a distância, talvez a saída mais prática seja optar por uma licenciatura.

O curso, que em apenas três anos forma professores de língua portuguesa e estrangeira, está disponível em mais de 140 faculdades pelo país – uma diferença considerável em relação às poucas que oferecem o bacharelado.

A maneira de estudar é basicamente a mesma do bacharelado, com a diferença de que as licenciaturas trazem mais disciplinas voltadas à educação, com muita metodologia de ensino, pedagogia e didática.

Em vez de estagiar em editoras e empresas de comunicação, os licenciados passam por escolas da rede pública e privada de ensino – onde deverão trabalhar mais tarde.

Outro ponto positivo da licenciatura é a diversidade que os alunos encontram. Tem habilitação em espanhol, inglês, italiano, língua portuguesa, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e até japonês.

A licenciatura também rende diploma de nível superior.

O que se estuda no curso de bacharelado em Letras a distância

A diferença fundamental entre o curso de bacharelado e o de licenciatura em Letras a distância são as disciplinas da área de educação.

Em ambas, os alunos vão estudar diversas disciplinas típicas, como estas que encontramos no curso oferecido pelo Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA):

  • Interpretação de Textos
  • Libras – Língua Brasileira de Sinais
  • Introdução aos Estudos Linguísticos
  • Teoria da Literatura
  • Comunicação Oral e Escrita
  • História da Língua Portuguesa
  • Literaturas de Língua Portuguesa
  • Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Morfossintaxe da Língua Portuguesa
  • Semântica
  • Prática e Produção de Textos
  • Sociolinguística
  • Linguística Textual
  • Semiótica
  • Literatura de Língua Inglesa
  • Análise do Discurso
  • Literatura Infanto-juvenil

Valor do bacharelado em Letras a distância

Estudar a distância é bastante econômico. Com o curso de Letras não é diferente.

Nessa modalidade, as mensalidades ficam na casa dos R$ 370 – tanto para o bacharelado quanto para a licenciatura.

Em faculdades como a Cruzeiro do Sul Virtual, custa ainda menos: cerca de R$ 270 a licenciatura.

O segredo é pesquisar bastante nas faculdades perto de você e explorar todas as possibilidades de bolsas e financiamentos.

Para cursos a distância, por exemplo, os candidatos que fizeram o Enem mais recente e tiraram uma boa nota podem tentar uma bolsa pelo ProUni – que permite estudar em faculdade privada de primeira linha sem pagar nada (ou pagando apenas metade do valor da mensalidade).

Dá também para tentar uma das bolsas ou descontos oferecidos pelas faculdades – basta pesquisar as facilidades disponíveis no local onde você está pensando em estudar.

Onde fazer o curso de Letras a distância

Como a gente já tinha dito, o bacharelado em Letras a distância pode ser encontrado atualmente em pouquíssimas faculdades pelo Brasil.

Se você optar por uma licenciatura vai ter muito mais opções à mão.

São centenas de faculdades, das quais a gente destaca:

Por enquanto, o bacharelado em Letras a distância está disponível em faculdades como:

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Centro Universitário Internacional (Uninter)
  • Centro Universitário Ingá (UNINGÁ)

Veja também:

Descubra onde fazer uma segunda licenciatura EAD

Está pensando em estudar Letras? Vai de bacharelado ou licenciatura? Conte para a gente!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário