Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Gastronomia EAD: Conheça o curso, mercado e boas faculdades

Poucos mercados no Brasil tiveram uma reviravolta tão grande nos últimos anos como o de Gastronomia.

Se antes éramos tímidos, com poucos restaurantes reconhecidos internacionalmente, hoje estamos entre os destinos gastronômicos do planeta.

Parte desse crescimento aconteceu por causa da profissionalização do setor. O mercado se tornou mais exigente e quem trabalhava na área teve de se dedicar mais aos estudos para avançar na realização de seus sonhos.

Hoje o cenário está tão positivo, com tantas opções disponíveis, que dá até para estudar Gastronomia a distância. E pode acreditar: é possível fazer um excelente curso superior nessa modalidade.

Conheça a seguir o curso de Gastronomia EAD, o mercado e as boas faculdades que contam com essa opção.

O curso de Gastronomia EAD

É normal que muita gente não entenda como um curso que basicamente ensina técnicas de alta gastronomia possa ser feito a distância.

Mas não tem mistério.

A maioria das faculdades oferece o curso no modelo semipresencial, o que significa que parte das atividades é vista pela internet, e parte presencialmente, como numa graduação tradicional.

Normalmente, apenas os conteúdos mais teóricos são apresentados a distância. Os estudantes acompanham as matérias por meio do computador, de qualquer local e seguindo o seu próprio ritmo. Os estudos são mediados por uma plataforma de alta tecnologia e contam com o apoio constante de professores e tutores on-line.

O ambiente virtual de aprendizagem dispõe de materiais didáticos de primeira, como aulas em vídeo, livros digitais, gráficos e animações, apostilas, tutoriais, etc.

Já a parte presencial acontece nos polos ou nas unidades das próprias faculdades, em cozinhas especialmente preparadas para permitir as práticas de Gastronomia.

Nesse formato, as aulas podem ser semanais ou quinzenais, dependendo da faculdade.

Ao longo da graduação, os alunos irão aprender exatamente aquilo que veriam em um curso presencial: as principais técnicas de preparação de alimentos e bebidas, culinária brasileira e de outros países, gestão de empreendimentos no setor gastronômico, confeitaria, panificação, etc.

O diploma de nível superior emitido por um curso de Gastronomia EAD vale tanto quanto o presencial. O aluno também pode usá-lo para dar prosseguimento aos estudos em cursos de pós-graduação ou até mesmo prestar um concurso público na área, quem sabe.

Todos os cursos de Gastronomia a distância disponíveis no Brasil são oferecidos em nível de tecnólogo, com dois anos de duração, em média.

É importante frisar que algumas faculdades já estão testando um modelo diferente de ensinar Gastronomia EAD, com cursos totalmente a distância. Nesse caso, o aluno aprende as principais técnicas da área por meio de vídeos-tutoriais e tem que replicar tudo o que assistiu em casa. Ainda é um formato relativamente recente, mas que aos poucos está se tornando popular. Fique de olho.

O mercado para quem faz Gastronomia EAD

O mercado de trabalho para o profissional de Gastronomia é bastante amplo. Além de atuar como chefs em restaurantes, ele pode trabalhar como empreendedor em seu próprio estabelecimento, atuar em refeitório de indústrias, serviços de buffet, bares, hotéis, cruzeiros, empresas de eventos e por aí vai.

Embora não seja necessário diploma de nível superior para atuar na área, a crescente profissionalização do setor tem priorizado a contratação de pessoas com formação mais elevada, e, de preferência, com experiências diversas e outros cursos de formação no currículo.

Os ganhos de quem se forma em Gastronomia variam muito de acordo com o setor e a região. Mas é fato que aqueles que empreendem têm maiores chances de embolsar mais dinheiro no final do mês.

O que se estuda em Gastronomia EAD

Veja um exemplo de grade curricular do curso de Gastronomia extraído da Cruzeiro do Sul Virtual

  • Gestão de pessoas
  • Princípios de administração e marketing
  • História da alimentação e da Gastronomia
  • Empreendedorismo
  • Custos e planejamento de cardápio
  • Técnicas e habilidades básicas de cozinha
  • Cozinha brasileira
  • Cozinha de carnes
  • Aves e pescados
  • Ciência e higiene dos alimentos
  • Assessoramento de eventos
  • Técnicas de apreçamento estratégico
  • Cozinha clássica e contemporânea
  • Panificação
  • Confeitaria
  • Gestão estratégica de negócios
  • Cozinha internacional
  • Cozinha fria
  • Tendências e inovações em Gastronomia e eventos
  • Bebidas na Gastronomia

 

As melhores faculdades de Gastronomia EAD

Por enquanto, temos pouco mais de 30 instituições de ensino que oferecem o curso de Gastronomia a distância. É o número ainda pequeno, principalmente se compararmos as que oferecem o curso presencial, que são mais de 160!

De qualquer forma, é importante que você se certifique de que a instituição escolhida é reconhecida e bem avaliada pelo MEC antes de fazer sua matrícula. Esse reconhecimento garante um diploma bem aceito no mercado de trabalho e é uma ótima maneira de iniciar a sua carreira na área.

A seguir, confira algumas boas faculdades que oferecem o curso de Gastronomia EAD:

Veja também:

Conheça faculdades a distância baratas e comece a estudar

E aí, o que achou do curso de Gastronomia a distância? É a melhor opção para você? Conte para gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário