Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba como funciona a faculdade online e veja se vale a pena

Veja como uma faculdade online pode melhorar a sua vida e deixar você mais perto da desejada independência financeira!

Cursar uma faculdade online para conquistar um diploma universitário pode mudar a sua vida para melhor: segundo o IBGE, concluir o ensino superior ajuda a triplicar a renda mensal.

Animado com a notícia? Então continue lendo para ficar por dentro da graduação EAD e descobrir por que vale a pena fazer uma faculdade online!

Quem pode fazer uma faculdade online?

Quem concluiu o ensino médio oficialmente. Isto é, terminou os estudos em uma escola reconhecida pela secretaria de educação local.

Quem não conseguiu cursar o ensino médio em uma escola, mas foi aprovado no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) também pode fazer uma faculdade online.

E por que ter o ensino médio concluído é importante? Porque você precisará entregar à faculdade online documentos que comprovem o término dos estudos, como o certificado de conclusão ou o diploma do ensino médio. Sem essa confirmação, você não conseguirá se matricular.

A faculdade online é mais fácil que a presencial?

Não. Essa ideia de que faculdade online é “molezinha” é puro mito.

Assim como você faria em um curso presencial, deverá se dedicar bastante à faculdade online para assistir às aulas na plataforma de estudos, ler os textos, realizar os trabalhos, participar das discussões e fazer as provas do semestre.

Caso empurre as tarefas com a barriga, acumulará matéria, dificilmente conseguirá realizar as atividades e prejudicará sua aprendizagem.

Como os alunos assistem às aulas da faculdade online?

O principal meio é a internet. O estudante acompanha as aulas pela plataforma de estudos nos dias e horários mais adequados a sua rotina.

Mas essa não é a única forma. Além de vídeos online, alguns cursos a distância podem exigir a presença do estudante no polo EAD, como acontece nas faculdades semipresenciais e híbridas.

Na graduação semipresencial, a maior parte do curso acontece online, mas o estudante precisa comparecer ao polo de 1 a 2 vezes por semana para assistir às aulas ao vivo e realizar atividades que potencializam seu aprendizado.

Já na híbrida, o aluno tem aulas pela plataforma online, frequenta o pólo de 1 a 2 vezes por semana e realiza atividades laboratoriais a cada 15 dias aos sábados.

Vale a pena fazer uma faculdade online?

Com certeza! A graduação online é uma ótima alternativa para quem não pode estudar presencialmente por causa da rotina agitada ou por não encontrar uma faculdade na cidade em que vive.

Além disso, com um diploma universitário você terá mais chances de conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho e ficar mais perto da tão sonhada independência financeira.

Segundo uma pesquisa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o profissional brasileiro que tem um diploma de nível superior pode ganhar até 4 vezes mais do que os trabalhadores com apenas o ensino médio.

Como ingressar em uma faculdade online?

Começar os estudos a distância não é tão difícil como você imagina. O processo seletivo de uma faculdade online é bem tranquilo e você pode escolher uma das seguintes formas de ingresso:

Vestibular convencional: avaliação realizada pela faculdade online em que você precisa realizar uma prova objetiva e uma redação.

Nota do Enem: se você participou de uma edição do Enem dos últimos 3-5 anos, pode usar a nota desse exame no vestibular convencional para ser dispensado da obrigação de fazer a prova.

ProUni ou Fies: candidatos aprovados no processo seletivo de programas do governo federal podem ingressar em uma faculdade online com uma bolsa de estudos do ProUni ou financiando a graduação com o Fies.

Pronto para estudar a distância? Confira algumas faculdades que oferecem graduações EAD em todas as regiões do Brasil e que são reconhecidas pelo MEC, com garantia de um certificado de qualidade:

Veja também:

Conheça as 10 faculdades a distância mais baratas do País

Como organizar o tempo e obter sucesso no ensino a distância

10+ dicas para estudar a distância

Agora que você já sabe que vale a pena fazer uma faculdade online, conte para a gente em qual graduação a distância pretende se matricular. Deixe seu comentário no espaço aqui embaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário