Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra tudo sobre a faculdade de Fotografia a distância

O curso de Fotografia a distância é de nível superior, de grau tecnológico, e dura dois anos, com uma carga horária de 1.600 horas. Além da rapidez na formação, outra vantagem é a boa empregabilidade.

Isso porque essa graduação está pensada para atender a um nicho específico do mercado. Bons fotógrafos são muito requisitados para realizar trabalhos em publicidade, moda, eventos, fotojornalismo e pelo setor editorial.

Com o curso a distância, você pode encaixar os horários de estudo em sua rotina. Ademais, acompanha quase toda a graduação no conforto de sua casa e paga menos – a mensalidade é mais acessível do que a do curso presencial!

Conheça agora mesmo a faculdade de Fotografia a distância, as principais matérias e onde estudar!

Como é a faculdade de Fotografia a distância?

O curso de Fotografia é ideal para quem quer desenvolver um olhar diferenciado sobre acontecimentos da vida, paisagens, objetos, produtos, pessoas ou fatos políticos, sociais, econômicos, culturais e esportivos.

Além dessa sensibilidade, o fotógrafo precisa de conhecimentos técnicos sobre seu material de trabalho e sobre temas como iluminação, foco, exposição, enquadramento e tratamento de imagens, sejam elas digitais ou analógicas. O curso ensina a dominar as máquinas fotográficas, as lentes, os filmes e os processos de revelação e pós-produção.

Em um ambiente virtual de aprendizagem, acessado pela internet, ficam aulas em vídeo, que podem ser gravadas ou transmitidas ao vivo. Ali o estudante vai encontrar ainda muitos materiais e ferramentas, como imagens, apresentações, áudios, textos, exercícios e exemplos comentados de fotos.

Todas as tarefas são organizadas por matérias e cronogramas de atividades. Para solucionar qualquer dúvida, o aluno conta com canais como chats, e-mails e fóruns.

A maioria dos cursos também prevê encontros presenciais, que podem ser realizados no polo de apoio ou unidade da faculdade, em estúdios fotográficos ou em saídas a campo, quando os tutores e professores conduzem exercícios práticos de fotografia.

Antes de se empolgar com uma faculdade específica, verifique se ela mantém um polo de apoio perto de você.

Faculdades de grande porte, como a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL),por exemplo, têm amplas redes de polos de apoio presenciais em vários estados brasileiros.

É importante verificar – se possível, pessoalmente – qual a estrutura oferecida pelo polo. Recomenda-se que ele contenha pelo menos um estúdio ou laboratório fotográfico e uma sala de informática.

O que se estuda na faculdade de Fotografia a distância?

Uma fotografia realizada por um profissional se destaca, salta aos olhos. O foco, a luz, a qualidade dos detalhes, o ângulo e o enquadramento são alguns dos pontos que diferenciam o fotógrafo da pessoa que tira fotos somente por prazer, sem conhecimento técnico.

O curso de Fotografia a distância está voltado para apurar o olhar do aluno e fazer com que domine todos os procedimentos técnicos.

As disciplinas estão focadas basicamente em dois eixos: um deles transmite ao aluno os aspectos técnicos. Paralelamente, o aluno também tem matérias de Arte, Comunicação e Estética, que dão repertório, vão afinando seu olhar e suas habilidades de análise de imagens.

As matérias mais específicas tratam dos vários campos em que o profissional poderá atuar: moda, arte, arquitetura, publicidade, natureza e eventos, entre outras.

Veja agora um exemplo de grade curricular, com as principais matérias da faculdade de Fotografia a distância – lembrando que o conteúdo do curso é equivalente ao da faculdade presencial.

  • Book e Newborn
  • Edição e Tratamento de Imagens
  • Editorial de Moda
  • Arquitetura e Interiores
  • Fotografia Autoral, Conceitual e Artística
  • Fotografia de Retrato
  • Fotografia Publicitária
  • Fotografia Social, Corporativa e de Eventos
  • Fotojornalismo e Fotografia Documental
  • História da Arte Moderna
  • História e Estética Fotográfica
  • Leitura de Imagens
  • Linguagem Fotográfica
  • Linguagem Visual
  • Natureza
  • Semiótica
  • Técnica e Equipamento Fotográfico
  • Técnicas de Iluminação e Estúdio

As disciplinas do curso de Fotografia a distância podem variar de faculdade para faculdade.

Onde posso fazer faculdade de Fotografia a distância?

O curso de Fotografia a distância ainda conta com pouca oferta no Brasil – cerca de 10 faculdades.

O bom é que a modalidade a distância permite que essas instituições ofereçam o curso em vários pontos do Brasil onde mantêm polos de apoio presenciais.

Uma providência super importante a tomar é verificar é se o curso tem o aval do Ministério da Educação (MEC). Só o reconhecimento do MEC garante a validade do diploma em todo o Brasil.

E por falar nisso, saiba que o diploma de um curso superior a distância reconhecido pelo MEC tem a mesma validade do presencial!

Veja agora algumas faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer Fotografia a distância:

Veja também:

Faculdades em dois anos a distância

Está decidido a fazer Fotografia a distância? Já viu se há um polo de apoio aí em sua cidade ou região? Comente seus planos aqui com a gente!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário