Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça faculdades a distância reconhecidas pelo MEC grátis

Saiba quais são as opções disponíveis para estudar a distância em faculdades reconhecidas pelo MEC de graça!

São vários os motivos que levam cada vez mais pessoas a buscar uma graduação a distância: a flexibilidade de horários (você assiste às aulas quando pode), a redução de custos com transporte e alimentação e o diploma igual ao dos cursos presenciais são alguns deles.

E se tudo isso vier de graça, melhor ainda, certo?

Continue lendo para conhecer as opções de faculdades a distância gratuitas reconhecidas pelo MEC, para que você realize seu sonho de cursar o ensino superior sem gastar nada!

Faculdade a distancia reconhecida pelo MEC gratuita: conheça as opções

Para cursar uma graduação a distância de forma gratuita, você tem duas opções: ingressar numa faculdade pública ou estudar numa instituição particular sem pagar mensalidades.

Graduação a distância grátis em universidades públicas

Atualmente a oferta de cursos a distância reconhecidos pelo MEC é bem grande — até universidades públicas já oferecem essa modalidade de ensino. Em geral, há um processo seletivo exclusivo para os cursos EAD, separado do vestibular tradicional.

Abaixo você pode conferir algumas das instituições públicas que ofertam os cursos de Administração Pública, Engenharia de Produção, Pedagogia e Letras na modalidade EAD gratuitamente.

Administração Pública

  • Instituto Federal da Paraíba
  • Universidade Estadual de Goiás
  • Universidade Estadual de Maringá
  • Universidade Federal de Ouro Preto

Engenharia de Produção

  • Universidade Federal Fluminense
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Pedagogia

  • Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Universidade de Brasília
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Universidade do Estado de Santa Catarina

Letras

  • Instituto Federal de Roraima
  • Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Para se informar sobre outras graduações EAD gratuitas, consulte o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior.

Como fazer um curso EAD sem pagar mensalidade

É na rede privada que encontramos a maior oferta de cursos a distância. As faculdades de Enfermagem, Fisioterapia, Estética e Engenharia Civil, por exemplo, só são oferecidas na modalidade EAD por instituições particulares.

A boa notícia aqui é que é perfeitamente possível estudar a distância numa faculdade particular sem pagar mensalidade (ou pagando muito pouco). Mas lembre-se de que para obter um diploma válido o curso precisa ser reconhecido pelo MEC.

Existem basicamente duas alternativas para estudar a distância de graça ou a preços muito baixos numa instituição privada:

Programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil das próprias faculdades

Boa parte das instituições particulares têm seus próprios sistemas de concessão de bolsas (integrais e parciais) e financiamento estudantil com condições especiais para seus alunos.

E como a mensalidade de um curso EAD costuma ser bem mais barata que a de uma graduação presencial, mesmo que o aluno não consiga uma bolsa ou financiamento de 100%, os valores se tornam muito acessíveis apenas com o desconto parcial.

Várias universidades contam também com convênios para a concessão de descontos.

ProUni (Programa Universidade para Todos)

Programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo de 100 e 50% em instituições privadas de ensino para brasileiros que ainda não têm um diploma de curso superior.

Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem do ano anterior à inscrição no ProUni, obtido uma pontuação mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

E para ter direito a uma bolsa, o candidato precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista em escola particular.

Existem ainda critérios de renda. Para as bolsas de 100%, a renda familiar mensal por pessoa não pode ser maior que um salário mínimo e meio. Para as bolsas de 50% o limite é de até três salários mínimos por pessoa.

Onde estudar

Separamos abaixo algumas boas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos a distância. São instituições que têm sistemas próprios de bolsas de estudo e financiamento estudantil, além de participarem de programas do governo como Prouni e Fies:

Veja também:

Diploma EAD é reconhecido pelo MEC? Entenda

As vantagens e os desafios de estudar a distância

Depois de conferir as diferentes opções de como fazer uma faculdade a distância reconhecida pelo MEC de graça, conte para a gente nos comentários: qual curso você escolheu? Por que pretende seguir essa carreira?

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário