Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Existe faculdade de Odontologia a distância? Entenda

Odontologia é umas das graduações mais tradicionais do país e uma das mais buscadas da área da Saúde, junto com Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Alguns cursos desse ranking dos mais procurados já estão disponíveis a distância, enquanto outros ainda não.

A aprovação de um curso a distância depende do Ministério da Educação (MEC), que avalia, entre outros fatores, a capacidade de transmitir aquele conhecimento de forma eficiente no modelo EAD.

Agora você vai descobrir finalmente se existem ou não faculdades de Odontologia a distância, ver como funciona o curso e conhecer algumas opções de universidades!

Mas afinal, existe ou não existe Odontologia a distância?

A resposta é não. A graduação em Odontologia a distância não existe.

Assim como acontece com alguns outros cursos da área da Saúde, como o de Medicina, por exemplo, não há nenhuma graduação em Odontologia a distância reconhecida pelo MEC.

A principal razão é que Odontologia envolve uma série de atividades que, hoje em dia, só podem ser feitas presencialmente: as aulas de laboratório, por exemplo, começam logo nos primeiros semestres do curso e se estendem por toda a graduação.

Além disso, o objeto de estudo do odontologista são os dentes e a saúde bucal das pessoas. Isso tudo pode ser estudado de maneira teórica, e de fato é. Acontece que as tarefas práticas também são fundamentais para a formação de um bom profissional e necessitam de uma carga horária presencial que impede a oferta do curso na modalidade EAD.

De todo modo, esse cenário pode mudar com o tempo. Sabemos que o Ensino a Distância vem avançando a passos largos. A modalidade a distância já responde por 40% das vagas universitárias oferecidas no país, de acordo com o mais recente último Censo da Educação Superior.

As ferramentas digitais e as plataformas online utilizadas para os cursos a distância vêm se aperfeiçoando, e o MEC pode vir a aprovar novos cursos. Um exemplo é a graduação EAD em Fonoaudiologia. Até bem pouco atrás, ela não existia. O mesmo aconteceu com Enfermagem e Nutrição.

Mas no caso de Odontologia, por enquanto, o negócio é esperar para ver. É bom inclusive ficar esperto, caso você encontre alguma oferta de graduação em Odontologia a distância: se o curso não tem o aval do MEC, o diploma não terá validade!

Pós-graduação a distância na área de Odontologia

Por enquanto, a única maneira de fazer um curso a distância relacionado à área de Odontologia é entrando em uma pós-graduação. Para isso, é necessário se formar antes em Odontologia (ou em outra graduação da área da Saúde, segundo os pré-requisitos estabelecidos pela pós).

As pós-graduações a distância na área de Odontologia podem proporcionar especialização em diversas áreas, como Odontologia Legal, Prótese Dentária, Dentística, Odontologia do Trabalho, Radiologia Odontológica, entre outras opções.

No caso das pós-graduações, também é importante verificar se o curso conta com o credenciamento do MEC.

Como é a faculdade de Odontologia presencial

Odontologia é um bacharelado que dura em média cinco anos. Algumas instituições podem oferecer o curso em período integral, com duração de quatro anos.

Boa parte da carga horária acontece em laboratórios, como os de anatomia, microbiologia e dentística. Em muitas faculdades há atividades práticas em clínicas-escola, onde o aluno pode acompanhar atendimentos reais e, aos poucos, ir colocando a mão na massa para cuidar dos pacientes.

O foco da graduação é o estudo da boca, da mandíbula, do maxilar e dos ossos faciais. Em um país com carência de atendimento odontológico, o futuro profissional aprende que os cuidados com a Odontologia são fundamentais para a saúde do ser humano e também para a sua autoestima e bem-estar geral.

Ao final da graduação, o estudante precisa defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaborado com a orientação de um professor.

Confira algumas das principais matérias da graduação em Odontologia comuns a várias faculdades. Os nomes das disciplinas podem variar de acordo com a instituição:

  • Agentes Infecciosos
  • Anatomia de Cabeça e Pescoço
  • Anatomia e Escultura Dental
  • Anestesiologia
  • Bioestatística e Epidemiologia
  • Biologia e Bioquímica Humana
  • Bioquímica e Histologia Oral
  • Ciências Fisiológicas
  • Ciências Morfológicas
  • Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo-Facial
  • Clínica Integrada Infantil
  • Clínica Integrada do Adulto
  • Dentística Operatória
  • Estágios Supervisionados
  • Farmacoterapêutica e Imunologia
  • Fundamentos de Clínica Integrada
  • Introdução à Clínica Odontológica
  • Propedêutica Clínica
  • Prótese

Faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Odontologia presencial

Para facilitar a sua busca, relacionamos a seguir algumas opções de faculdades de Odontologia reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Todas elas trabalham com programas do governo de apoio ao ensino universitário para estudantes de baixa renda, como o FIES (financiamento das mensalidades) e o ProUni (bolsas de estudo), além de oferecerem benefícios como descontos, convênios, bolsas e parcelamento das mensalidades.

Veja também:

Quais as faculdades a distância mais bem conceituadas?

Seu sonho é ser dentista? Onde prefere estudar Odontologia? Conte tudo aqui para a gente!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário