Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Existe faculdade de Medicina a distância no Brasil? Entenda

Já pensou que maravilha poder estudar Medicina a distância?

O curso, que está entre os mais concorridos do país, poderia ser feito parte de casa e parte na faculdade ou nos polos de apoio espalhados por diversas cidades brasileiras.

Com mais vagas à disposição, talvez fosse bem mais fácil conseguir entrar nessa modalidade!

Além de tudo, o formato mais flexível do EAD permitiria conciliar os estudos com outras atividades do dia a dia.

Sem falar nos custos, que seriam bem mais acessíveis.

Será que estamos sonhando ou já é possível estudar Medicina a distância no Brasil?

A resposta você confere a seguir!

 

Existe curso de Medicina a distância?

Talvez o cenário que a gente descreveu no começo do texto se torne realidade daqui a alguns anos, mas o fato é que, infelizmente, ainda não existem faculdades de Medicina a distância no Brasil.

Não se tem uma previsão de quando isso vai acontecer – se é que vai acontecer.

O principal motivo está no perfil do curso. Extenso, detalhado e com uma grade curricular que exige dedicação integral, Medicina é uma das graduações mais complexas de que se tem notícia.

É muito assunto para estudar: desde a menor estrutura que compõe a célula humana até os organismos externos que causam doenças, passando pelo detalhamento da estrutura de ossos, pele, sistemas digestórios, reprodutivos, hormônios, anomalias, etc.

Não é à toa que os alunos de Medicina precisam passar horas e horas em laboratórios, dissecando cadáveres, analisando tecidos, observando reações químicas e biológicas, destrinchando a estrutura de células e afins – sem contar as horas de clínica e estágio.

Tudo isso precisa ser feito com um acompanhamento rigoroso de professores, que estão lá pasta explicar o papel de cada elemento, sua importância dentro de determinado conjunto e suas propriedades. Nenhum detalhe pode ser deixado para trás.

Por isso, fique bem alerta: não existe hoje no Brasil nenhum curso de graduação em Medicina a distância reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para fazer Medicina, você terá mesmo que encarar o modelo tradicional. São seis anos de estudos para se formar como clínico geral e mais dois ou três para quem quer buscar uma especialidade (oftalmologia, ginecologia, pediatria, etc.).

O curso está disponível em cerca de 240 instituições de ensino pelo Brasil. Nas públicas, a concorrência média nacional é de 65,2 candidatos por vaga. Nas faculdades particulares, 24.

Cursos da área médica que podem ser feitos a distância

Se você estava na expectativa de fazer Medicina a distância, não desanime ainda. Existem alternativas bem interessantes para quem não abre mão de estudar com flexibilidade e tecnologia.

Temos um bom número de cursos na área da Saúde que podem ser feitos nessa modalidade, todos já autorizados pelo MEC. A gente trouxe alguns para você conhecer:

  • Biomedicina – É o curso certo para quem curte as áreas de Biologia e Medicina. Os estudos são voltados para a pesquisa de doenças que atingem os seres humanos, fatores causadores, tratamentos e medidas de prevenção. Dura quatro anos e é oferecido em grau de bacharelado.
  • Enfermagem – Enfermagem está fazendo sucesso na modalidade a distância. O curso ensina profissionais a prestarem apoio a pacientes e fazer procedimentos médicos. Tem cinco anos de duração.
  • Farmácia – Recentemente, Farmácia entrou no rol dos cursos da área da Saúde que passaram também a ser oferecidos a distância. Em cinco anos de estudos, os alunos vão aprender a criar e manipular medicamentos e processos químicos que ajudam a melhorar a saúde humana.
  • Fisioterapia – Prepara os profissionais que vão ajudar pacientes lesionados ou com problemas físicos a recuperarem os movimentos ou melhorarem sua qualidade de vida. O curso na modalidade a distância dura entre 4 e 5 anos.
  • Educação Física – Curso super popular na modalidade a distância, forma alunos que vão atuar com esporte e com movimento humano. Tem tanto de licenciatura (forma professores) como de bacharelado (forma profissionais que vão atuar diretamente no mercado, como preparadores físicos, técnicos, personal trainers, etc.). Dependendo do tipo, pode durar entre 3 a 4 anos.
  • Nutrição – É outro curso bastante popular na modalidade presencial que acaba de ganhar uma versão a distância. O nutricionista analisa as propriedades dos alimentos, seus preparos e usos na promoção da saúde e bem-estar e no tratamento e prevenção de doenças. Tem 4 anos de duração.
  • Fonoaudiologia – É a especialidade que trata especificamente da voz, da audição e da comunicação das pessoas. Estuda os principais distúrbios, os tratamentos e soluções possíveis. Tem quatro anos de duração.
  • Radiologia – De todos os listados acima, é o único em grau de tecnologia – aquelas formações mais rápidas e voltadas ao mercado de trabalho. O tecnólogo em Radiologia irá aprender a lidar com equipamentos de diagnóstico por imagem, como raios-x, tomografias computadorizadas, densitometria, ressonância, etc. Tem três anos de duração e é de nível superior.

Com exceção de Educação Física, os demais cursos a distância listados acima não estão disponíveis ainda em um grande número de faculdades. É preciso fazer uma boa pesquisa e descobrir se existe algum deles disponível aí perto de você.

A nossa dica é sempre optar por faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. A gente separou algumas para que você possa começar sua pesquisa agora mesmo:

Faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar Medicina presencialmente

Se o seu negócio é mesmo fazer o curso de Medicina, não tem jeito: vai ter que ser presencial. Selecionamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode estudar:

 

Veja também:

Existe faculdade de Odontologia a distância? Entenda

E aí, vai tentar Medicina presencial ou optar por alguma das alternativas de cursos a distância que trouxemos para você? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário