Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra o que é o Encceja 2018 e como usá-lo

Tem planos de obter o certificado do ensino fundamental ou médio? Então confira as principais informações sobre o Encceja 2018.

Diversos motivos levam as pessoas a buscarem opções para concluir o ensino fundamental ou médio: realização pessoal, desejo de ingressar em um curso superior,  busca por um emprego melhor, etc.

Seja qual for o motivo que levou você a buscar uma forma de concluir os estudos, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pode ajudar. Conheça abaixo mais informações sobre o Encceja 2018.

O que é o Encceja

O Encceja tem o objetivo de avaliar as competências, habilidades e conhecimentos dos participantes, para que os candidatos com boas notas recebam o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental, ou uma declaração parcial de proficiência.

O exame destina-se a jovens e adultos que pretendem  finalizar os estudos, sendo aplicado a partir de uma parceria entre o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e as Secretarias Estaduais e Municipais de educação.

Os certificados entregues aos candidatos que conseguirem a nota exigida serão emitidos pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Tipos de exames

O exame possui quatro aplicações, que contam com diferentes editais e cronogramas.

  • Encceja Nacional, para residentes no Brasil.
  • Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.
  • Encceja Exterior, para brasileiros residentes.
  • Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Quem pode participar do Encceja 2018

Jovens e adultos que residem no Brasil ou no exterior e pessoas privadas de liberdade podem realizar o exame se assim desejarem. Vale ressaltar que a realização do exame é voluntária e gratuita.

Pré-requisitos para participar do Encceja 2018

Para adquirir o certificado do ensino fundamental será exigido que o participante tenha idade mínima de 15 anos no dia da aplicação da prova. Já para obter o certificado do ensino médio os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos.

Como estudar para o Encceja

No site do Inep, o mesmo onde a inscrição será feita, há um menu “orientação ao participante” onde é disponibilizado o material de estudo de forma gratuita. Basta clicar nessa opção, acessar o material referente ao certificado que deseja adquirir (ensino fundamental ou médio) e estudar para o exame.

Certificação

O Encceja emite dois tipos de certificação: certificado de conclusão do ensino fundamental e médio, ou declaração parcial de proficiência.

O certificado do ensino fundamental ou médio é emitido para os participantes que atingirem a nota mínima exigida em todas as provas objetivas e na redação.

Já a declaração é destinada aos candidatos que atingiram a nota mínima exigida apenas em algumas provas, desse modo ele recebe uma declaração parcial de proficiência referente às disciplinas nas quais obteve bom desempenho. Esses participantes devem realizar o exame seguinte, a fim de obterem as notas nas provas faltantes.  

Sobre a prova do Encceja

O exame é aplicado em um único dia, nos períodos da manhã e tarde.

Os candidatos devem realizar quatro provas objetivas composta por 30 questões de múltipla escolha e redação.

Inscrições para o Encceja

Para realizar a prova, você deve fazer a inscrição no site oficial do Encceja.

Além disso, se residir no Brasil deve informar o CPF e o RG, os que residem no exterior devem informar também o número do passaporte. Aqueles que estão privados de liberdade ou em medidas socioeducativas precisam de um responsável pedagógico para fazer a inscrição. Veja abaixo o passo a passo para se inscrever:

Candidatos que desejam o certificado do ensino fundamental

  • Selecione a opção “Ensino Fundamental”.
  • As provas que esses candidatos precisam fazer são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia, portanto selecione essas opções.
  • Escolha o local onde deseja fazer a prova do Encceja 2018.
  • Escolha onde você quer retirar o certificado ou declaração parcial de proficiência.
  • Clique em “Próximo”.

Candidatos que buscam a certificação para o Ensino Médio

  • Selecione a opção “Ensino Médio”.
  • As provas que esses candidatos precisam fazer são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências Humanas e suas tecnologias, portanto selecione essas opções.
  • Escolha onde deseja fazer a prova do Encceja 2018.
  • Escolha o local onde deseja retirar seu certificado ou declaração parcial de proficiência.
  • Clique em “Próximo”.

Candidatos que conseguiram a declaração parcial de proficiência no exame anterior

Esses candidatos devem selecionar apenas as matérias nas quais não foram aprovados na prova anterior.

Motivos para realizar o Encceja

Adquirir o certificado do ensino fundamental ou médio poderá abrir novas portas para você. É possível conseguir uma promoção no trabalho ou um novo emprego, e participar de processos seletivo em concursos públicos para cargos que pagam melhor.

Com o certificado você também poderá ingressar em um curso superior, aumentando ainda mais suas chances de crescimento profissional. Se esse é seu desejo, confira abaixo uma lista de opções de faculdades nas quais você poderá estudar assim que conseguir o certificado do ensino fundamental e médio. Dessa forma, você estará iniciando uma nova etapa na sua vida:

Todas essas instituições oferecem cursos superiores em todas as áreas do conhecimento e são reconhecidas pelo MEC. E mais, os cursos são oferecidos nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

Viu como é fácil conseguir o certificado do ensino fundamental e médio por meio do Encceja 2018? Agora que você já sabe as principais informações sobre a prova, venha nos contar sobre suas expectativas em  fazer o exame!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário