Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Existe direito EAD? Entenda mais sobre este assunto

O diploma de um curso de Direito possibilita que o estudante atue em diferentes campos. Saiba mais sobre essa formação e descubra se há curso de Direito EAD.

Os cursos de Direito estão entre os mais procurados e disputados. Reconhecido como uma das mais tradicionais e respeitadas formações este curso também proporciona aos formados um vasto leque de opções de atuação.

Infelizmente, ainda não há cursos de Direito EAD reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Por isso, fica um alerta: caso você se depare com uma faculdade oferecendo o curso de Direito EAD, fuja! Isso porque instituições não aprovadas pelo Ministério da Educação não têm seus diplomas reconhecidos formalmente no mercado de trabalho ou mesmo para matrícula em cursos de mestrado e pós-graduação.

Quais são as opções de cursos a distância na área do Direito?

Apesar de não haver cursos de Direito a distância aprovados pelo MEC, há outras opções de cursos e especializações que podem interessar às pessoas que desejam trabalhar com leis, investigação e justiça.  

Nesse caso, existem cursos superiores de tecnologia, mais conhecidos como tecnológicos ou tecnólogos, que abrem as portas para o trabalho com gestão e investigação legal. Tratam-se de graduações com perfil de currículo mais específico, ou seja, focadas em determinados setores do mercado de trabalho.

Outra característica desse tipo de formação é que elas são mais curtas, permitindo que o aluno ingresse rapidamente no mercado de trabalho.

Cursos EAD para quem quer trabalhar com leis, investigação e justiça

Confira opções de cursos EAD com esse perfil, oferecidos em diversas faculdades do Brasil:

Gestão Ambiental: com duração de dois anos, o curso forma profissionais para o planejamento, gerenciamento e execução de medidas de proteção do meio ambiente. O gestor pode coordenar equipes de licenciamento ambiental, elaborar, implementar e avaliar políticas e programas de educação, realizar perícias e vistorias e emitir laudos.

Investigação e Perícia Judicial: dura três anos e prepara investigadores e peritos para atuar nos setores de inteligência e investigação, trabalhando com a identificação e prevenção de fraudes e crimes por meio de vistorias e perícias técnicas. Esses profissionais também são responsáveis pela emissão de laudos e pareceres que servirão de base para a Justiça.

Serviços Penais: com duração de dois anos, os formados em Serviços Penais gerenciam serviços penitenciários, implementam políticas públicas e elaboram estratégias de prevenção e reintegração social. Fazem também vistorias e perícias, além de emitirem laudos e pareceres técnicos.

Segurança Pública: também com duração de dois anos, o curso forma profissionais para planejar e gerenciar ações de segurança pública e comunitária, manutenção da ordem e defesa civil. Outro campo é a atuação junto ao departamento de polícia técnico-científica, em vistorias, perícias e emissão de pareceres e laudos técnicos.

Cursos de graduação a distância relacionados com Direito

Quem se interessou por alguma das possibilidades de cursos listada acima, encontra opções para fazer sua graduação em faculdades bem avaliadas pelo MEC, e que tem a vantagem de oferecerem seus cursos EAD. A seguir, confira opções de faculdades que oferecem cursos a distância relacionados ao direito:

Conheça especializações EAD na área do Direito

Além da graduação, também há cursos de especialização que podem interessar a quem deseja trabalhar no campo do Direito.

Se você já é formado e busca um curso de especialização ou pós-graduação, há diversas opções. Veja algumas:

  • Direito Ambiental
  • Direito Civil
  • Direito Comercial
  • Direito Constitucional
  • Direito Criminal
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Trabalho
  • Direito Esportivo
  • Direito Médico
  • Direito Público
  • Direito Tributário

Boas faculdades para estudar Direito presencialmente

Por ser um curso bastante tradicional, o Direito possui uma vasta oferta de cursos em faculdades por todo o Brasil. Em geral, nessas faculdades, além da graduação em Direito, também há opções de especializações e cursos de pós-graduação EAD na área.

A seguir, confira opções de faculdades bem avaliadas pelo MEC, que oferecem cursos de direito a preços acessíveis e em diferentes estados do país:

Possibilidades de atuação do estudante de direito

Por ser uma formação tradicional, mas também versátil, que possibilita a atuação em diferentes áreas, o Direito é um curso muito disputado. Entre os diferentes caminhos que o profissional do Direito pode tomar estão a opção de trabalhar em escritório próprio, em grandes corporações ou no setor público.

Os interessados na carreira jurídica ou em cargos públicos devem prestar concurso públicos, para atuar como juiz, desembargador, delegado, promotor ou procurador.

Além disso, após concluir sua graduação, você também poderá atuar como advogado em alguma das áreas de conhecimento do Direito, seguir uma carreira jurídica ou até mesmo prestar consultoria.

Veja também:

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Como você viu, a área do Direito oferece diferentes caminhos de formação. Agora que você já está por dentro, conte pra gente nos comentários que curso pretende fazer! Está pensando em uma graduação presencial ou em um curso EAD?

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário