Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre a faculdade de Design de Interiores EAD

O designer de interiores é uma figura importantíssima para empresas e pessoas que precisam criar, reformar ou redecorar o local onde vivem ou trabalham.

Essa arrumação não é tão simples quanto parece. O profissional responsável precisa levar em conta uma série de fatores antes, durante e depois de colocar a mão na massa, como a escolha do mobiliário adequado, iluminação, ventilação, a paleta de cores e, claro, o gosto do cliente.

Para ser um designer de interiores de sucesso é preciso muita técnica e talento – duas habilidades que podem ser desenvolvidas em um bom curso superior.

A seguir, saiba tudo sobre a faculdade de Design de Interiores EAD e onde encontrar as melhores!

A faculdade de Design de Interiores EAD

Design de Interiores é um curso em ascensão no Brasil, especialmente em nível superior (há também opções de cursos técnicos, de nível médio).

A graduação, que é rápida de fazer, está disponível em dezenas de faculdades pelo país.

Trata-se de uma formação em grau de tecnólogo, de nível superior, com apenas dois anos de duração.

Ao longo de todo o curso os alunos vão aprender a conciliar pensamento criativo e habilidade técnica. A ideia é que, desde cedo, comecem a desenvolver projetos de espaços internos e externos que levem em consideração a estética, a funcionalidade, a ergonomia, a luz, o conforto térmico, a circulação de pessoas, o paisagismo – tudo isso alinhado à busca pela melhor qualidade de vida de seus clientes.

Os projetos de design de interiores podem ser para uso residencial, de lazer, comerciais (lojas, quiosques), institucionais (escritórios, consultórios, empresas) e de eventos.

No decorrer do curso os futuros designers de interioresvão aprender também a desenvolver o olhar para arte e mobiliário, fotografia de interiores, representação tridimensional de projetos e visual merchandising.

Com uma boa carga de simulações computadorizadas, maquetes e desenhos, é uma graduação com ênfase na prática, mas que também traz bastante fundamentação teórica (veja no próximo tópico).

Por isso, quem for estudar a distância deve estar preparado para se deslocar com certa frequência até os polos de apoio da faculdade escolhida. Algumas vezes por semestre haverá atividades em laboratório, visitas a locais de interesse, apresentações de trabalhos, realização de seminários e provas finais.

A frequência desses encontros varia de acordo com a faculdade escolhida. Algumas têm opções semanais, quinzenais ou, para quem prefere estudar a maior parte do tempo de casa, apenas duas ou três vezes por semestre.

Para realizar os estudos os alunos contam com um ambiente virtual fornecido pela faculdade. Nele, encontram aulas em vídeo, livros digitais, textos, apresentações, uma série de referências de projetos interessantes, ferramentas para troca de ideias entre participantes e de contato direto com professores e tutores.

E não precisa se preocupar com a validade do diploma. Caso o curso seja feito em uma instituição reconhecida e autorizada pelo MEC, o documento tem o mesmo valor de um diploma de curso presencial.

Com ele, os designers de interiores podem disputar vagas de trabalho que exijam nível superior, façam pós-graduações ou mesmo participem de concursos públicos.

Como está o mercado para designers de interiores formados no EAD

Um bom designer de interiores é aquele que consegue se antecipar a tendências de mercado, empregar sustentabilidade e recursos inteligentes em seus projetos. Isso vale para qualquer nicho em que o futuro profissional pretenda atuar.

Nas grandes cidades, onde se vê uma oferta crescente de apartamento cada vez menores, a procura por designers de interiores cresceu bastante. Eles são desafiados a pensar como encaixar ali, naquele pequeno espaço, todas as necessidades de seus clientes.

São bastante solicitados também na criação e organização espaços de empresas e de eventos (feiras, congressos, premiações, etc.).

É um trabalho que tem uma forte vocação autônoma, com os profissionais ganhando por projeto ou trabalhando em parceria com escritórios especializados. O designer de interiores trabalha muito próximo de arquitetos, decoradores, paisagistas e engenheiros. Pela diversidade de atuações, é importante desenvolver habilidades de gestão e acompanhamento de projetos.

O que se estuda na faculdade e Design de Interiores EAD

As faculdades de Design de Interiores EAD são bastante objetivas, já vão direto ao que interessa para quem quer exercer a profissão.

Serão dois anos de estudos intensos, com disciplinas sobre artes, representação gráfica e organização espacial.

Confira alguns exemplos do que você deve encontrar pela frente:

  • História das Artes
  • Fotografia
  • Modelagem Gráfica Digital
  • Cenografia
  • Projeto de Interiores: Residencial
  • Projeto de Interiores: Institucional
  • Patrimônio e Restauro
  • Modelos Tridimensionais Aplicados ao Design de Interiores
  • Conforto Ambiental
  • Estilo e História do Mobiliário
  • Paisagismo para Interiores
  • Ergonomia Aplicada ao Design de Interiores
  • Projeto de Interiores: Comercial
  • Estética
  • Materiais e Acabamentos para Design de Interiores
  • Instalações Prediais: Elétrica e Hidráulica
  • Expressão Gráfica
  • Expressão Plástica
  • Desenho Técnico Aplicado ao Design de Interiores
  • Representação Gráfica Digital

Onde encontrar uma faculdade de Design de Interiores EAD

Hoje, no Brasil, encontramos o curso de Design de Interiores a distância em aproximadamente 40 faculdades por todo o país.

É um bom número, ainda mais se considerarmos as centenas de polos de apoio que cada faculdade oferece.

Para dar aquela impulsionada na carreira, procure buscar vaga em instituições bem avaliadas pelo mercado de trabalho, que sejam reconhecidas pelo MEC.

Se você ainda não sabe por onde começar, a gente separou algumas boas sugestões. Confira a seguir:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) http://o1.qnsr.com/cgi/r?;n=203;c=1466423;s=14283;x=7936;f=201502241146320;u=j;z=TIMESTAMP;
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância) http://o1.qnsr.com/cgi/r?;n=203;c=1661592;s=14283;x=7936;f=201901291251200;u=j;z=TIMESTAMP;
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) http://o1.qnsr.com/cgi/r?;n=203;c=1466439;s=14283;x=7936;f=201502241156430;u=j;z=TIMESTAMP;
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) http://o1.qnsr.com/cgi/r?;n=203;c=1661592;s=14283;x=7936;f=201901291251200;u=j;z=TIMESTAMP;

Veja também:

Saiba tudo sobre o curso de Arquitetura EAD

Está com planos e estudar Design de Interiores a distância? Compartilhe seus planos com a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário