Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre os cursos online reconhecidos pelo MEC

Saiba quais são, onde encontrar e por que é tão importante fazer um curso de graduação a distância reconhecido pelo MEC.

O ensino a distância oferece a possibilidade de obter um diploma de curso superior a quem não pode frequentar a faculdade todos os dias, já que na graduação EAD é o aluno quem decide quando e onde assistir às aulas online.

E além da flexibilidade de horários, essa modalidade de ensino ainda permite economizar, pois não há gastos diários com transporte e alimentação fora de casa, e as mensalidades são mais em conta!

Mas atenção: para ter um diploma válido, é preciso fazer um curso online reconhecido pelo MEC. Confira a seguir todas as informações necessárias sobre as graduações a distância reconhecidas pelo MEC.

O que são cursos online reconhecidos pelo MEC

Cursos de graduação online reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) são aqueles que podem emitir um diploma válido para seus alunos.

Só com um diploma expedido por uma faculdade reconhecida pelo MEC é possível se registrar em conselhos profissionais, tomar posse em concursos públicos de nível superior e conseguir boas oportunidades de trabalho.

Por isso, cuidado! Como atualmente a oferta de cursos superiores na modalidade EAD é enorme, é preciso estar atento e conferir se a faculdade escolhida é credenciada junto ao MEC e tem autorização para oferecer a graduação escolhida.

Ao deixar de verificar essas informações (ensinaremos como fazer passo a passo), você corre o risco de perder tempo e dinheiro.

Também é importante conhecer as notas que a instituição recebeu em avaliações anteriores para ter uma noção do nível de qualidade dos cursos oferecidos, sejam eles na modalidade presencial ou EAD.

Cursos oferecidos a distância

A lista de cursos oferecidos na modalidade EAD atualmente é bem grande, incluindo bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos. Conheça algumas opções de faculdade que você pode fazer a distância:

  • Administração
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Ciências Contábeis
  • Educação Física
  • Estética e Cosmetologia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil
  • Farmácia
  • Gastronomia
  • História
  • Jornalismo
  • Letras
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Serviço Social
  • Sociologia
  • Turismo

Cursos que ainda não são oferecidos a distância

Existem alguns cursos que ainda não são reconhecidos pelo MEC na modalidade EAD, como por exemplo:

  • Direito
  • Fonoaudiologia
  • Psicologia
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Odontologia

Portanto, se você vir a oferta de alguma dessas graduações a distância, desconfie!

Como é fazer uma faculdade EAD

De maneira geral, na graduação à distância o aluno assiste às aulas gravadas pela internet, numa plataforma disponibilizada pela instituição de ensino. No ambiente virtual de aprendizagem, também é possível ter acesso a materiais de estudo e tirar dúvidas com tutores.

Periodicamente, é necessário comparecer à faculdade ou polo de ensino para realizar atividades presenciais, como provas, atividades em laboratórios, apresentações em grupo, entre outras.

A frequência com que o aluno precisa realizar essas atividades presenciais varia conforme o curso e a instituição.

É importante deixar claro que os cursos a distância reconhecidos pelo MEC dão direito a um diploma que vale o mesmo que o da graduação presencial. E no diploma não vem especificada a modalidade de ensino em que o aluno estudou.

Diferença entre autorização e reconhecimento de um curso pelo MEC

Primeiro, é preciso entender que uma instituição de ensino superior precisa passar por diferentes processos de avaliação do MEC para funcionar regularmente e oferecer cursos reconhecidos a seus alunos.

Para iniciar suas atividades, a instituição precisa pedir o credenciamento junto ao MEC. E para oferecer cursos de graduação, é preciso ter uma autorização do órgão.

Já o reconhecimento de um curso deve ser solicitado após a conclusão de metade da carga horária de sua primeira turma. O curso precisa ser reconhecido para que os diplomas emitidos tenham validade nacional.

Para reconhecer uma graduação, o MEC leva em consideração vários aspectos, como por exemplo a titulação dos professores, a estrutura oferecida aos alunos e a grade curricular.

Como saber se uma faculdade EAD é reconhecida pelo MEC

Informações sobre o reconhecimento dos cursos podem ser encontradas nos sites das próprias faculdades, mas a maneira mais confiável é consultar o sistema e-MEC. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site do e-MEC
  2. Clique na aba “consulta avançada”, que vai te redirecionar para uma página de busca
  3. No campo “buscar por”, selecione “curso de graduação”
  4. Informe o nome ou sigla da instituição e curso nos campos especificados
  5. Marque a opção “a distância” no campo “modalidade”
  6. Selecione “em atividade” no campo “situação”
  7. Digite o código de verificação que aparecerá na tela e clique em “pesquisar”

Dessa forma, você terá acesso às notas que o curso recebeu em avaliações do MEC. Notas a partir de 3 indicam que o curso apresenta qualidade satisfatória.

Se aparecer apenas o nome da  graduação mas não suas notas, pode se tratar de um curso novo, que ainda não foi avaliado. E lembre-se: se o curso consta no sistema, é autorizado pelo MEC.

Nesse caso, vale a pena fazer uma busca pelo nome da instituição de ensino. Desse modo você terá acesso às seguintes notas:

IGC (Índice Geral de Cursos): Indicativo geral da qualidade de todos os cursos oferecidos pela instituição, calculado com base na média das notas do Enade.

CI (Conceito Institucional): Nota dada a partir de avaliações feitas por especialistas do MEC em visitas à instituição, na quais são analisados aspectos como instalações, gestão, corpo docente e políticas de ensino.

Uma instituição de qualidade deve ter nota igual ou maior que 3 nesses indicadores. A nota máxima é 5, para ambos.

Onde fazer uma faculdade a distância reconhecida pelo MEC

Confira algumas instituições que oferecem diversos cursos de graduação a distância reconhecidos pelo MEC e suas respectivas notas:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

IGC: 3

CI: 4

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

IGC: 3

CI:5

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

IGC: 3

CI: 3

Universidade de Franca (UNIFRAN)

IGC: 3

CI: 4

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais

IGC: 3

CI: 4

Além de serem bem avaliadas pelo MEC, essas faculdades participam de programas como o ProUni, oferecem condições especiais para financiamento estudantil e descontos nas mensalidades.

Veja também:

Faculdade em dois anos a distância

Saiba quanto é necessário tirar no Enem pra conseguir bolsa

Como vimos, para ter um diploma válido, é preciso fazer um curso de graduação a distância que seja reconhecido pelo MEC. Agora, nós queremos saber: ficou com alguma dúvida sobre o tema? Já encontrou uma faculdade reconhecida para estudar? Deixe um comentário!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário