Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba como fazer um curso superior a distância e onde fazer

Cursos a distância são vantajosos por oferecerem mais autonomia aos inscritos. Neste artigo, você conhecerá boas opções de cursos e faculdades. Continue a leitura e nós te ajudaremos a fazer a melhor escolha.

A realização de um curso superior a distância é uma possibilidade bastante indicada para estudantes que buscam maior autonomia na condução de seus estudos, assim como flexibilidade.

Em um curso a distância, o aluno pode montar sua agenda e horários de estudo, assim como fazer suas aulas no conforto de sua própria casa, tudo virtualmente. As aulas e conteúdos são disponibilizados em um ambiente virtual e o aluno costuma ter, também, a possibilidade de participar de plantões online para tirar dúvidas e esclarecimentos.

Outra vantagem dessa modalidade de curso são os valores das mensalidades, que tendem a ser mais acessíveis.

Seja pela facilidade e flexibilidade ou pela possibilidade de economia no bolso do aluno, a oferta em todo o Brasil de cursos a distância é cada vez maior.

Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) indicam que o país conta com aproximadamente 1,5 milhão de alunos matriculados em graduações de cursos a distância.

Com tamanha oferta, está cada vez mais fácil encontrar opções de cursos, em diferentes áreas, que tenham o selo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

Escolha uma faculdade reconhecida pelo MEC

Antes de optar por um curso ou outro, é fundamental que você verifique se a instituição onde deseja estudar é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Ser reconhecida pelo MEC significa que aquela instituição de ensino passou por uma avaliação rigorosa feita pelo órgão. Essa avaliação mede o controle de qualidade de ensino da instituição, assim como o projeto pedagógico, as instalações, o atendimento ao aluno e a qualidade do corpo docente da mesma. 

O grande problema de fazer um curso que não é reconhecido pelo MEC, além da falta de garantias em relação à qualidade do curso, está no diploma: instituições que não são reconhecidas pelo MEC não estão autorizadas a emitir diplomas válidos.

No Brasil, para que um diploma de curso superior tenha validade, ele deve, necessariamente, ser expedido por uma instituição reconhecida pelo MEC.

Sem um diploma válido, mesmo que tenha concluído o curso e que tenha sido aprovado, o estudante não será reconhecido pelo mercado como um profissional graduado, tampouco poderá se matricular em instituições de pós-graduação, mestrado e doutorado, ou ter um registro em conselhos de classe.

Como acontece o processo de certificação do MEC

Como foi falado anteriormente, não é porque o curso existe que ele é reconhecido e validado pelo MEC. Para que uma instituição receba o aval do Ministério da Educação e possa emitir diplomas válidos para seus alunos, ela deve passar por algumas etapas de avaliação:

Em primeiro lugar, a instituição deve conseguir a autorização para oferecer o curso. De acordo com a legislação brasileira, uma faculdade só pode oferecer uma nova graduação mediante autorização do MEC. Após obter essa autorização, a faculdade poderá ofertar o curso, mas ainda precisará passar pelo processo de reconhecimento do órgão.

A instituição pode demandar do Ministério o reconhecimento do curso somente após a primeira turma ter feito metade da graduação. Quando feito o requerimento da avaliação, o MEC envia uma comissão para avaliar a faculdade e o curso, de acordo com os critérios adotados pelo órgão.

Feita essa avaliação pela comissão, o MEC pode reconhecer, ou não, o curso. É possível, nesse momento, que sejam solicitadas melhorias e ajustes no curso para que uma nova visita seja feita – caso haja falhas e o reconhecimento não seja possível logo na primeira avaliação.

Conheça algumas faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Felizmente, há diversas opções de cursos à distância em faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação. Antes de fazer a sua matrícula, ou participar de um processo seletivo, é fundamental que você verifique se a instituição na qual está interessado é reconhecida pelo MEC.

Confira abaixo algumas boas faculdades para você se matricular:

Como descobrir se uma instituição é reconhecida pelo MEC?

O site do Ministério da Educação reúne uma lista das instituições reconhecidas. Para saber se uma faculdade a distância é reconhecida pelo MEC, basta acessar o portal do órgão e fazer uma busca. No site, é possível procurar pelo curso ou faculdade, digitando o nome da graduação ou instituição no campo “Pesquisar”.

Também é possível procurar um curso por estado e cidade. Quando você pedir para “buscar”, aparecerá a lista das faculdades reconhecidas pelo MEC e seus respectivos links para acessar o site da instituição.

Se você desejar fazer uma busca mais detalhada, pode verificar qual a nota que a graduação em que está interessado recebeu após ser avaliada. Para um curso ser reconhecido, ele precisa alcançar a pontuação mínima de 3 e máxima de 5.

Agora que você já sabe as vantagens de estudar em um curso a distância, conhece boas opções de faculdade, e também já sabe a importância de buscar uma instituição validada pelo MEC, mãos à obra!

Veja também:

Como fazer uma faculdade EAD com a nota do ENEM

Como organizar o tempo e obter sucesso no ensino a distância

Queremos saber: você pretende se matricular em um curso a distância? Deixe um recado aqui embaixo contando o que busca e qual é a sua expectativa!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário