Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja tudo sobre o curso de Segurança do Trabalho a distância

Talvez você nem imagine, mas a área de Segurança do Trabalho está há algum tempo bombando no mercado de trabalho, inclusive com salários pra lá de interessantes.

A profissão, que desenvolve e aplica métodos para evitar acidentes ou problemas decorrentes da atividade laboral, tornou-se essencial para manter produtividade de empresas indústrias em todo o país: afinal, um funcionário afastado ou trabalhando em más condições é prejuízo na certa.

O melhor de tudo é que dá para entrar nessa carreira fazendo apenas um curso superior de curta duração, e ainda podendo estudar de casa, no seu próprio tempo e com bastante economia.

Quer saber como? Então veja tudo sobre o curso de Segurança do Trabalho a distância a seguir!

O curso de Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho é uma graduação de nível tecnológico que tem, em média, três anos de duração.

Nesse curto período, o estudante irá aprender a gerenciar tudo o que diz respeito à segurança e à saúde no ambiente de trabalho: implantação de métodos de sistemas de segurança laboral, coordenação de equipes, vistorias e auditorias, planos de ação e manutenção da qualidade de vida dos trabalhadores.

Na versão on-line do curso, os alunos podem aprender tudo isso de casa, com toda dinâmica e flexibilidade que o formato permite.

Em geral, funciona assim: pela internet, o aluno tem acesso a uma plataforma digital de aprendizagem com tudo o que é necessário para acompanhar as disciplinas. Dá para assistir a aulas em vídeo, baixar livros digitais, fazer testes e atividades interativas, conversar com outros alunos, acompanhar apostilas, gráficos, animações, etc.

A graduação a distância também conta com o apoio constante de professores e tutores, sempre disponíveis para dar orientações e tirar dúvidas.

Uma curiosidade interessante: o aluno do curso de Segurança do Trabalho a distância praticamente não precisa comparecer à faculdade ou ao polo de apoio presencial. Na grande maioria das opções disponíveis, só tem um ou dois encontros presenciais ao longo do semestre, muito mais para apresentar trabalhos finais ou fazer provas.

Ao terminar o curso, obtém-se um diploma de nível superior, com qual pode-se tentar um emprego na área, fazer cursos de pós-graduação (o que é extremamente recomendado em um campo tão concorrido e cada vez mais especializado como o de Segurança do Trabalho) ou mesmo tentar ingressar no setor público por meio de concursos.

Atenção: quando você começar a fazer a pesquisa de onde estudar, vai se deparar com muitas instituições que oferecem o curso técnico em Segurança do Trabalho. Assim como o tecnólogo, esse tipo de formação também tem uma boa aceitação no mercado de trabalho, mas não é um curso de nível superior. Fique bem ligado nesse detalhe, pois suas possibilidades de crescimento e ganho salarial ficam bem mais interessantes se o curso for de tecnólogo!

O que se estuda no curso de Segurança do Trabalho a distância

Segurança no trabalho tem apenas três anos de duração, mas ao longo desses seis semestres o estudante terá bastante assunto para aprender.

Conheça alguns tópicos que você vai ver ao longo dos estudos:

  • Gestão de pessoas
  • Psicologia do trabalho
  • Desenho técnico
  • Prevenção e combate a incêndios
  • Segurança e medicina do trabalho
  • Saúde do trabalhador
  • Investigação de acidentes
  • Normas e legislação
  • Higiene e segurança no trabalho
  • Organização industrial
  • Gerenciamento de riscos
  • Segurança em instalações industriais
  • Doenças ocupacionais
  • Auditoria
  • Laudos e perícias
  • Controle da qualidade
  • Gestão e segurança na construção civil
  • Gestão e segurança no ambiente hospitalar
  • Ergonomia e segurança do trabalho
  • Primeiros socorros

Valor da faculdade de Segurança do Trabalho a distância

Além de toda a facilidade de estudar a distância e de conquistar um diploma bastante visado do mercado de trabalho, o aluno de Segurança do Trabalho a distância ainda paga pouco para estudar.

Em nossas buscas, encontramos algumas mensalidades por menos de R$ 300, como é o caso na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – uma das instituições mais reconhecidas dos brasileiros.

E não é só porque o custo é a distância e está disponível apenas em faculdades particulares que você terá de pagar pelas mensalidades.

Com a ajuda do ProUni, por exemplo, dá para fazer Segurança do Trabalho a distância totalmente de graça, sem desembolsar um centavo sequer.

Para isso, é necessário ter feito o Enem mais recente, se dado bem nas provas e se encaixar nos critérios de renda familiar e formação escolar determinados pelo MEC.

Caso cumpra todos os requisitos, você pode participar da seleção, que acontece duas vezes ao ano. O programa, em geral, é bastante concorrido, mas nos cursos on-line a procura tende a ser um pouco menor. A nota mínima para participar da concorrência é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Onde encontrar o curso de Segurança do Trabalho a distância

O curso de Segurança do Trabalho a distância pode ser encontrado em cerca de 20 faculdades pelo Brasil — todas na rede particular de ensino.

Não são muitas opções, mas as faculdades que oferecem a graduação têm uma rede grande de polos e unidades espalhadas pelo Brasil.

Conheça algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de tecnólogo em Segurança do Trabalho a distância:

Veja também:

Descubra tudo sobre a faculdade de RH a distância

E aí, vai mesmo de Segurança do Trabalho a distância? Compartilhe com a gente suas expectativas em relação ao curso!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário