Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba se existe curso de Pedagogia EAD em 1 ano

Descubra se é possível fazer uma graduação EAD em Pedagogia em 1 ano. Veja opções para quem já tem diploma e para quem está entrando na faculdade.

As carreiras na área de Educação não estão entre as mais bem pagas do mercado, mas o setor atrai muitos estudantes por vários motivos: propósito social, alta empregabilidade e grande volume de concursos públicos para profissionais da área.

Os cursos superiores tradicionais de Pedagogia e licenciaturas, que formam professores, costumam durar de 3 a 4 anos e estão disponíveis em todos os formatos de ensino: presencial, semipresencial e EAD (a distância).

Mas será que há opções mais enxutas, com tempo de formação reduzido? É possível fazer um curso de Pedagogia EAD em 1 ano? Confira as respostas abaixo!

Existe curso superior de Pedagogia EAD com duração de 1 ano?

Sim, algumas instituições de ensino de renome e reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) oferecem graduação em Pedagogia a distância com duração de 2 semestres (1 ano).

Mas, atenção: para se matricular nesse curso, é preciso já ter um diploma de nível superior. Trata-se da formação em Pedagogia para profissionais licenciados, voltada para quem é formado em áreas como Matemática, Letras, Química, Biologia, Geografia etc. 

Ao fazer o curso de Pedagogia em 1 ano, o profissional licenciado em alguma dessas disciplinas amplia seu leque de atuação. 

Por exemplo: um professor licenciado em Letras pode dar aulas de Português para o ensino médio e para turmas do segundo ciclo do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). 

Conseguindo um diploma em Pedagogia, esse mesmo professor poderá trabalhar também na educação infantil (do maternal ao pré) e nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º), além de estar apto a ocupar cargos de gestão em escolas e outras organizações do setor.

A formação em Pedagogia para esse profissional é mais curta e enxuta porque, ao longo de sua primeira graduação, ele já teve disciplinas específicas da área de Educação, como Didática e Sistemas de Ensino.

O que se estuda no curso de Pedagogia EAD de 1 ano?

Uma das universidades que oferecem a graduação em Pedagogia a distância com duração de 2 semestres é a Cruzeiro do Sul Virtual. Veja algumas disciplinas que compõem a grade curricular do curso:

  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Inclusiva
  • Educação Infantil: Currículo
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Organização do Trabalho Docente
  • Linguagem e Desenvolvimento Humano
  • Prática de Ensino em Educação Infantil
  • Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Estatística Aplicada à Educação
  • Gestão Educacional
  • Educação: Jogos e Brincadeiras
  • Diversidade Étnico-Cultural

A graduação também exige o cumprimento de três ciclos de estágio: em educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e em gestão educacional.

Opções para quem ainda não tem um diploma de graduação

Se você ainda não tem um diploma de nível superior e está se preparando para sua primeira graduação, o curso de Pedagogia em 1 ano não é uma opção. 

Nesse caso, será preciso se matricular em um curso tradicional de Pedagogia ou de licenciatura, normalmente com duração de 3 a 4 anos. Uma boa notícia é que essas graduações também são amplamente oferecidas no formato EAD.

Vantagens da graduação EAD

Ao optar pelo curso de Pedagogia EAD, o estudante terá liberdade para organizar seus períodos de estudo, sem a exigência de comparecer diariamente à sala de aula. Veja outras vantagens da modalidade EAD:

  • Economia de tempo e dinheiro com transporte.
  • Desenvolvimento da autonomia e das habilidades com ferramentas digitais.
  • Mensalidades geralmente mais em conta.
  • Diploma com exatamente a mesma validade em relação ao obtido em cursos presenciais.

Outros cursos rápidos para quem já tem diploma

Ao concluir seu curso de Pedagogia ou licenciatura, você ainda terá várias opções de rápida formação para ampliar seu campo de atuação. Conheça outras opções de graduação rápidas – duração de 2 ou 3 semestres – para quem já tem um diploma de nível superior:

  • Segunda Habilitação: para quem já é formado e busca mais possibilidades de atuação. É frequente na área de Letras. Por exemplo: licenciados em Letras – Português que desejam também dar aulas de Inglês ou de outros idiomas.
  • Segunda Licenciatura: para quem já é licenciado e quer dar aulas em outra disciplina correlata. Por exemplo: quem tem licenciatura em Biologia e planeja também dar aulas de Química.
  • Formação Pedagógica: para quem já tem um diploma como bacharel e deseja dar aulas. Por exemplo: quem é bacharel em Física e quer obter a licenciatura para atuar como professor em escolas de educação básica.

Todas essas formações também estão disponíveis na modalidade de ensino a distância, em instituições como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Unopar.

Onde estudar Pedagogia e licenciaturas EAD?

Na lista abaixo, apresentamos algumas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem a graduação em Pedagogia e diversas licenciaturas na modalidade EAD. Para saber mais, é só clicar sobre os links e navegar pelos sites:

Entre em contato com as universidades acima e informe-se sobre processos seletivos, modalidades de ensino, descontos e bolsas de estudo. Conseguir seu diploma de graduação pode custar bem menos do que você imagina!

Leia também:

Ensino a distância: saiba como funcionam os cursos EAD

Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?‎

Você já tem um diploma e pretende estudar Pedagogia? Ou está se preparando para sua primeira faculdade? Deixe um comentário contando para a gente!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário