Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça o curso de Radiologia EaD

Radiologia é o curso que abrange uma série de técnicas de geração de imagens de ultrassom. A formação na área possui dois níveis de ensino: técnico e tecnólogo. Apesar da formação ser um tanto parecida, o dia a dia dos profissionais com essas duas formações pode ser bem diferente.

curso de Radiologia EaD

Mas, será que existe o curso de Radiologia EaD? Sim, existe! Porém, ele é oferecido apenas na modalidade tecnológica (graduação), não no nível técnico. Assim o cursos técnicos em Radiologia são presenciais. De todo modo, veja, a seguir, como são os cursos técnico e tecnólogo em Radiologia e como é a atuação profissional para quem é formado na área.

+ Existe curso EaD na área da saúde?

Como é o curso técnico em Radiologia?

Em média, um curso técnico em Radiologia dura dois anos. Em geral, o estudante já precisa ter concluído o Ensino Médio para poder se matricular em um curso da área. Porém, algumas escolas exigem que o aluno esteja, pelo menos, no 2º ano do Ensino Médio para efetuar a matrícula no técnico em Radiologia.

curso de Radiologia EaD

Após concluir o curso, o profissional é considerado apto a operar equipamentos de radiografia. Isso porque ao longo da formação é ensinado temas relacionados à radioproteção,  biossegurança e legislação radiológica, que são as leis que regem a área.

Além disso, o curso integra conhecimentos das áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. O estudante também aprende fisiologia e anatomia humana, etapas do processamento de imagem, Física e Psicologia aplicadas.

+ Como é um curso técnico em Radiologia?

O que faz um técnico em Radiologia?

O técnico em Radiologia pode trabalhar em vários setores, como na saúde, em empresas, no setor alimentício, em aeroportos e na Polícia. Ainda assim, as atuações profissionais mais conhecidas da área estão no setor de saúde, dentro de hospitais, prontos-socorros e clínicas particulares.

Nesse setor, o técnico em Radiologia opera equipamentos que geram imagens utilizadas em diagnósticos médicos, como raio-X, ultrassom, entre outras. Para isso, o técnico deve orientar corretamente o paciente e manusear os equipamentos devidos.

+ Posso usar a nota do Enem para fazer um curso EaD?

Entre os exames que o técnico de Radiografia podem atuar, estão:

  • mamografia;
  • hemodinâmica;
  • tomografia;
  • ultrassonografia;
  • ressonância magnética;
  • densitometria óssea.

A atuação na área da saúde é ampla, de modo que os profissionais da área podem trabalhar também em clínicas odontológicas e com saúde animal, em consultórios veterinários.

Na área policial, o técnico pode trabalhar com radiologia forense, serviço essencial para a investigação de crimes. Há oportunidades profissionais também em empresas, aeroportos e indústrias alimentícias.

+ Quanto um curso EaD é mais barato do que um curso presencial?

Isso acontece porque o técnico em Radiologia é um profissional capaz de desenvolver, implantar, gerenciar e supervisionar programas de controle de qualidade e radioproteção.

Como é o curso tecnólogo em Radiologia EaD?

O tecnólogo em Radiologia é um curso de nível superior. A formação é considerada tecnológica, sendo classificada no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC).

curso de Radiologia EaD

+ Conheça os cursos técnico e tecnólogo em Radiologia

Desse modo, para efetuar a matrícula no curso tecnólogo em Radiologia, é necessário ter o Ensino Médio completo. A graduação dura entre 2 e 3 anos, sendo que o estudante deve completar 2 mil e 400 horas de aulas e atividades, como estágios supervisionados.

Assim como o curso técnico, a tecnólogo em Radiologia contém disciplinas das áreas de Exatas, Biológicas e Humanidades. Ao longo da formação, o estudante também aprende a manusear equipamentos e a realizar alguns procedimentos médicos que serão necessários para exercício diários da profissão.

Além disso, o curso de tecnólogo em Radiologia é oferecido nas modalidades semipresencial e a distância por algumas instituições de ensino. Nesse caso, o curso EaD contém das características de um curso dessa modalidade, como aulas, atividades e atendimentos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), além de algumas atividades no Polo da instituição de ensino.

+ Entenda tudo sobre os cursos tecnólogos EaD

O que faz um tecnólogo em Radiologia?

O tecnólogo em Radiologia também é um profissional apto a operar equipamentos que realizam exames de imagens para procedimentos médicos ou de saúde, em geral. Assim, além de trabalhar na elaboração das imagens, o profissional também pode trabalhar com o processamento e a análise de algumas imagens obtidas por exames.

curso de Radiologia EaD

Assim como o técnico, o tecnólogo em Radiologia possui várias opções de atuação profissional, como hospitais, clínicas, aeroportos, indústria, entre outros campos.

+ Tudo o que você precisa saber sobre o curso técnico em Radiologia

Onde estudar Radiologia EaD?

Se você pretende ingressar em uma faculdade para fazer o curso técnico de Radiologia, deve pesquisar com calma, já que são muitas as opções. Algo imprescindível é que a universidade seja reconhecida pelo MEC, requisito básico para que o diploma tenha validade no mercado de trabalho.

Além disso, algumas faculdades oferecem bolsas de estudo de até 80% sem exigir comprovação de renda ou a nota do Enem. Abaixo, você encontra algumas faculdades com esse perfil e que são bem avaliadas pelo mercado de trabalho:

+ Conheça os melhores cursos EaD, segundo o Guia da Faculdade

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!