Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça 7 pós-graduações EaD na área de Psicologia

O psicólogo é o profissional responsável por tratar questões relacionadas à saúde mental de um paciente. O trabalho pode ser realizado em hospitais, clínicas particulares, em centros esportivos, colégio e em empresas.

Para atuar na área, o profissional precisa do diploma em Psicologia e precisa se registrar no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Para se ter uma ideia, o curso de Psicologia está entre as 10 maiores graduações do país, segundo o Censo da Educação Superior de 2020. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

7 pós-graduações EaD na área de Psicologia

Como a procura pelo curso é grande, o profissional precisa se capacitar e aperfeiçoar suas habilidades para conseguir se destacar no mercado de trabalho e ter uma carreira de sucesso.

Um dos caminhos para isso é a pós-graduação. Com a especialização é possível aprofundar em uma área específica da Psicologia, melhorar o currículo e se tornar uma referência.

No mercado existem diversas pós-graduações em Psicologia. Uma das opções é a especialização a distância, para quem deseja estudar com mais autonomia e flexibilidade. 

Se você pretende se tornar um especialista na área da Psicologia, conheça, a seguir, as 7 pós-graduações mais buscadas na plataforma de bolsas de estudo Quero Bolsa.

Como funciona uma pós-graduação EaD?

Na pós-graduação a distância, os alunos assistem às aulas 100% online em um ambiente virtual específico para isso. Lá, o estudante também consegue acessar outros materiais relevantes para sua formação e ter contato com professores e com o tutor do curso para tirar dúvidas e resolver outros assuntos. 

Em boa parte das instituições de ensino superior, o aluno não precisa ir à faculdade, todo aprendizado é realizado online. Mas existem algumas universidades que o aluno talvez seja convocado para realizar alguma atividade presencialmente em um polo de apoio da faculdade.

A oferta de cursos especialização EaD é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), mas para garantir que o seu diploma tem o reconhecimento do órgão, você precisa se matricular em uma instituição autorizada.

Para saber se a pós-graduação que você escolheu, basta:

  • Ir ao site do E-MEC;
  • Digitar o nome da instituição desejada;
  • Informar o curso, a área e a Unidade Federativa (UF) e
  • Selecionar a modalidade a distância.

7 pós-graduações EaD na área de Psicologia

7 pós-graduações em Psicologia a distância

Psicanálise

Essa especialização possibilita que o profissional da área de Psicologia atue com teorias do pai da psicanálise, Freud, e também de Lacan. Os profissionais estudam e analisam casos clínicos para entender os transtornos psíquicos que acometem a sociedade.

Em algumas instituições, a pós-graduação em Psicanálise é ofertada apenas para quem já tem formação em Psicologia, porque exige um conhecimento prévio de algumas disciplinas e teorias. Porém, outras abrangem o público-alvo para médicos, profissionais da educação e outros que têm interesse em aprofundar os seus conhecimentos.

Psicologia Organizacional

Especialização para quem deseja estudar e entender as relações dentro de empresas e outras organizações. É comum que profissionais da área de Recursos Humanos e Administração também façam essa pós-graduação para compreenderem as emoções em um ambiente de trabalho, além de garantir o cuidado e o bem-estar dos colaboradores.

O psicólogo organizacional pode atuar como supervisor de recursos humanos, no desenvolvimento de dinâmicas e outros recursos didáticos para o desenvolvimento de equipe de trabalho, e coach, para ajudar o cliente a desenvolver suas habilidades e competências para alcançar suas metas profissionais.

Neuropsicopedagogia

Área dedicada ao estudo do processo de aprendizagem e o desenvolvimento do cérebro. Durante o curso, o profissional terá contato com disciplinas relacionadas à didática, processos de aprendizagem e teorias da educação.

O neuropsicopedagogo pode atuar em escolas, juntamente com professores e diretores, para compreender e melhorar o processo de ensino-aprendizagem de crianças e jovens. O profissional também pode trabalhar em clínicas particulares para o desenvolvimento de pacientes que sofreram danos cognitivos ou possuem alteração na audição e na comunicação em geral.

Psicomotricidade

Área que tem como objetivo estudar as relações do ser humano por meio do seu corpo e movimento. A especialização capacita os profissionais para atuarem no desenvolvimento psicomotor e neurológico de seus pacientes.

Os especialistas em psicomotricidade podem atuar em escolas, hospitais e clínicas. As ações desses profissionais estão ligadas a dificuldade de aprendizagem, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e reabilitação de movimentos.

Neuropsicologia

Área que estuda a influência do sistema nervoso nos comportamentos humanos. O trabalho desse profissional pode ser desenvolvido em crianças, desde os primeiros meses de vida, adolescentes e adultos.

O especialista pode trabalhar em clínicas, atuando no tratamento de doenças cognitivas, na reabilitação de pacientes que perderam suas funções cerebrais, e também na área acadêmica, com o desenvolvimento de pesquisas e outros projetos científicos.

Investigação Criminal e Psicologia Forense

Capacita o profissional para trabalhar em investigações criminais e contribuir para o andamento de um processo jurídico. Durante a especialização, o estudante terá contato com disciplinas relacionadas aos Direitos Humanos, perfis criminais e avaliação de cenas de crime. 

O especialista poderá atuar na segurança pública e em outros setores de segurança privada.

Psicologia do Esporte

Como o próprio nome já diz, essa especialização é voltada para a área esportiva. Ao longo do curso, o estudante terá contato com disciplinas relacionadas à personalidade, liderança e preparação psicológica.

O especialista é responsável por garantir o bem-estar e contribuir no desenvolvimento de atletas e equipes. O profissional pode atuar em escolas, equipes de diversos times, em projetos sociais e também na área recreativa.

Leia também: Saiba tudo sobre Psicologia Clínica EaD

Quanto custa uma especialização em Psicologia?

Os cursos EaD são mais baratos do que os presenciais, já que a instituição tem um gasto menor para ofertar as especializações nesse formato. Esse também é um dos motivos que os estudantes optam por essa modalidade de ensino.

Os valores variam conforme a duração do curso, a instituição de ensino superior e a especialização escolhida. Para se ter uma ideia, é possível encontrar cursos de pós-graduação em Psicologia a partir de R$94 na plataforma de bolsas de estudo Quero Bolsa.

Onde cursar uma pós-graduação em Psicologia?

Você já sabe que o primeiro passo é escolher uma instituição que seja autorizada pelo MEC para que o seu diploma seja reconhecido no mercado de trabalho. É importante observar também a estrutura que a universidade oferece para os alunos desenvolverem suas atividades, a qualidade do corpo docente e a reputação da instituição.

Confira, a seguir, a lista de instituições que cumprem todos esses requisitos, que oferecem condições especiais nas mensalidades e também bolsas de estudo para você se tornar um especialista da área de Psicologia por um preço que cabe no seu bolso:

Veja também: + Qual o valor médio de um mestrado EAD?

+ Entenda como funciona uma especialização EAD

E aí, você tem interesse em fazer uma especialização em Psicologia? Deixe nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!