Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Como funcionam as aulas ministradas no EAD?

Aulas EAD: Como são ministradas?

Atualmente, o ensino a distância (EAD) tem ganhado grande destaque entre as faculdades de graduação no país. Muitas universidades, sejam elas públicas ou privadas, estão inserindo em suas grades pelo menos um curso que possa ser feito sem a necessidade do aluno estar em sala de aula. Tais aulas são denominadas aulas EAD, que são feitas a distância pela internet, com as ferramentas de aprendizado a distância disponibilizadas pela instituição. Outras instituições de ensino se dedicam exclusivamente à modalidade de ensino a distância, sendo somente uma faculdade de cursos a distância, com a capacitação dos alunos por aulas EAD e eventualmente encontros/provas nos pólos presenciais.  

Promovendo mais comodidade e maior economia de tempo, as aulas EAD vêm conquistando seu espaço cada dia mais e agradando a muitos daqueles que tinham uma certa desconfiança desse método de ensino. Devido à grande facilidade de acessar o conteúdo das aulas pela internet, um grande número de alunos opta por fazer uma graduação a distância. Ao contrário do que muitos pensam, um curso a distância não exige do aluno menos esforço do que um curso presencial. Apesar da grande flexibilidade no horário, um aluno que opta por esse tipo de graduaçãoprecisa ter muito mais disciplina e esforço para cumprir a carga horária necessária para se ter uma boa formação.

O funcionamento das aulas EAD

Cada instituição  de ensino a distância reserva uma maneira particular de ensinar o conteúdo. E é certo que não há um modelo padrão que seja considerado o mais correto. As variações ocorrem de acordo com o curso e com o cotidiano de cada estudante. Apesar das diferenças, todos os cursos a distância devem fornecer momentos em que o aluno compareça à faculdade. Estágios supervisionados e trabalhos de conclusão de curso também podem ser exigidos de acordo com a lei. As aulas EAD são normalmente oferecidas via internet, o que facilita o acesso de um grande volume de estudantes, em diversas regiões do país a qualquer momento. A utilização dos mais diversos meios de comunicação como telefone, e-mail, videoconferência, fóruns pela internet, ambientes de aprendizagem virtual, etc. são de extrema importância para aumentar a integração entre aluno-professor. Essa relação é muito importante para que o aluno consiga expressar as suas dúvidas, além de fazer com que o professor tenha maior controle sobre o aprendizado de cada um e as possíveis mudanças que devem ser feitas.

Cursos a Distância, Aulas EAD e a integração dos alunos

Os materiais didáticos utilizados por um curso a distância variam de instituição para instituição. Podem ser desde apostilas, sejam elas impressas ou digitais, até vídeos-aula e/ou páginas na internet. Todos os métodos de ensino utilizados são capazes de passar o conteúdo de forma clara e objetiva. Algumas instituições utilizam mais de uma opção desse material, o que permite ao aluno escolher qual é aquele que mais o agrada. Ter um conjunto de material didático claro e objetivo para as diversas fontes de estudo para o aluno é muito interessante, principalmente para que seja possível que ele aprofunde os assuntos vivenciados nas aulas EAD.

As avaliações são feitas de forma presencial e também à distância. Lembrando que as avaliações presenciais prevalecem sobre aquelas efetuadas à distância, que a frequência dos alunos é controlada para manter a seriedade e a credibilidade do ensino. Cada instituição  reserva o direito de aplicar a prova que considera necessária para seus alunos, mas na maioria das vezes essa prova é dissertativa. É interessante ressaltar a preocupação com o conteúdo das provas, para que estas sejam coerentes com a matéria das aulas EAD.

Ao escolher um curso a distância, verifique qual é o tipo de material didático escolhido e disponível pela faculdade, se a instituição disponibiliza professores com frequência para esclarecer dúvidas e explicar conteúdos, qual é o número de aulas presenciais e onde elas são ministradas e, principalmente, se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Veja também:

Diploma EAD é reconhecido pelo MEC? Entenda

O que achou das aulas a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário