Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Bolsa de estudo 100%: Onde conseguir uma?

Quem não gostaria de estudar com uma bolsa de estudos? Se cobrir 100% do valor das mensalidades, então, melhor ainda!

Por sorte, um benefício desse tamanho não é exclusividade de alguns poucos sortudos. Todos os anos temos milhares de oportunidades de ganhar uma bolsa de estudo em boa faculdade.

Quer saber como tentar a sua?

Descubra a seguir onde conseguir uma bolsa de estudo 100% e conheça algumas boas faculdades.

Onde conseguir uma bolsa de estudos 100%

Hoje a gente pode afirmar, sem medo de errar, que o ProUni é o maior programa de bolsas de estudos do Brasil – e o que oferece a maior quantidade de bolsas 100% em todos os cursos.

Todos os anos, no entanto, o ProUni distribui cerca de 300 mil bolsas em todas as áreas do conhecimento, em cursos presenciais e a distância por todo o Brasil.

Para participar é preciso cumprir alguns requisitos, que envolvem ter feito Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação, apresentar renda familiar de até três salários mínimos por pessoal e ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública.

A seleção ocorre duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. O programa também distribui bolsas parciais, que cobrem metade do valor do curso.

A disputa por uma bolsa acontece por meio da concorrência geral e por cotas. Diferentemente de outros programas do governo federal, aqui dá para encontrar vaga também em cursos a distância.

A pontuação média para conseguir bolsa tem ficado na casa dos 620 pontos, sendo maior para cursos presenciais como Medicina, Direito, Odontologia, Engenharia e similares.

Mas o mundo das bolsas de estudos não é alimentado apenas pelo ProUni. Veja outras maneiras de conseguir estudar sem pagar nada!

Outras maneiras de conseguir bolsa de estudo 100%

Quem não fez o Enem mais recente ou não atende aos requisitos do ProUni pode buscar uma bolsa de estudos de outras formas.

Aqui, no entanto, um benefício que cubra 100% do valor é um pouco mais raro. Nesse caso é comum a concessão de bolsas parciais, com descontos que chegam a quase 80%.

A gente mostra algumas:

Bolsas regionais – Informe-se nas secretarias de educação de onde você vive: muitas vezes, governos municipais e estaduais contam com programas de incentivo ao ensino superior com bolsas integrais para moradores da região. São programas destinados normalmente a alunos de baixa renda oriundos da rede pública de ensino.

Bolsa por desempenho – Essa é outra maneira de conseguir bolsa 100% sem ser pelo ProUni. Muitas faculdades premiam com o benefício os alunos que são classificados nos primeiros lugares do vestibular geral, para cada curso.

As demais alternativas listadas abaixo trabalham com bolsas parciais – o que, dependendo da situação, pode vale muito a pena.

Veja:

Bolsa transferência e segunda graduação – Oferecidas pelas faculdades como incentivo a quem quer voltar a fazer um curso superior ou se transferir de faculdade, podem chegar a 50% do valor da mensalidade regular durante todo o curso.

Bolsa Enem – Quem obteve uma excelente pontuação no Enem recente também pode ganhar bolsa em faculdade particular. Algumas delas, a fim de atrair novos talentos, oferecem o benefício a quem teve, por exemplo, pontuação superior a 700 pontos.

Bolsa “bom aluno” – Alguns alunos que demonstram alto desempenho nas aulas, com boas notas, podem ganhar bolsas de estudos com excelentes descontos, que valem por todo o curso.

Saiba onde estudar com bolsa 100%

Existe um número incrível de faculdades onde você pode estudar com uma bolsa 100%.

O importante mesmo é assegurar-se de que a instituição escolhida recebeu uma boa avaliação junto ao MEC – o que garante um bom diploma no mercado de trabalho.

Abaixo, a gente separou algumas faculdades para você conhecer e incluir na sua lista. Além de participarem do ProUni, elas oferecem diversas oportunidades para quem busca uma bolsa 100%.

Veja abaixo:

Veja também:

Saiba quais são as 40 faculdades a distância mais rápidas

Vai tentar uma bolsa 100% por qual programa? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário