Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

O que preciso para fazer uma graduação a distância?

23 de agosto de 2014
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Fazer um curso a distância é um recurso sedutor para aqueles que procuram soluções mais práticas para estudar ou que têm dificuldade para acessar os cursos presenciais, devido ao trânsito intenso ou ao afastamento de sua casa ou local de trabalho. De forma geral, as vantagens que mais chamam a atenção daqueles que desejam estudar a distância são a economia de tempo e dinheiro que a necessidade reduzida de deslocamento para a Instituição de Ensino Superior, bem como os valores de mensalidade inferiores proporcionam.

Além disso, a possibilidade de montar a própria rotina de estudos, com flexibilidade de horários também é um fator considerável para a decisão. Não existe, antecipadamente, nenhuma restrição em relação ao perfil do aluno que deseja aproveitar essa modalidade de ensino para cursar uma graduação. Nesse caso, bastaria apenas que o estudante houvesse concluído o ensino médio, assim como é também exigido nos cursos presenciais, para em seguida cumprir as necessidades de seleção da Instituição de Ensino Superior e fazer a inscrição no curso pretendido. Mas essas oportunidades não expressam também que tanto o curso online de graduação quanto o ritmo de estudos serão fáceis. Existem algumas características básicas que todos os alunos devem ter para se estudar a distância.

Acesso à infraestrutura mínima exigida para a realização do curso

As plataformas de ensino a distânciasão comumente disponibilizadas em um site na Internet. Esses ambientes virtuais são os principais meios usados pelos alunos para enviar perguntas aos professores, tirar dúvidas acadêmicas ou institucionais, participar de fóruns de discussão, baixar apostilas online disponibilizadas pelo curso, assistir aulas ou palestras ao vivo, acompanhar o conteúdo de rotina e enviar trabalhos. Isso significa dizer que o aluno precisa ter acesso a uma infraestrutura mínima para conseguir estudar, como ter um computador conectado à Internet.

Há casos em que esses aparelhos não precisam necessariamente ser dos alunos, porque determinadas instituições oferecem polos de ensino a distância, onde os educandos podem interagir com um instrutor local, pegar materiais físicos de estudo e utilizar os computadores disponibilizados em um recinto exclusivo ou coletivo. São nesses polos que são realizados alguns exercícios e as provas, exigidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) que sejam cumpridas presencialmente.

De todo modo, é necessário que o aluno tenha familiaridade com a tecnologia, com a navegação na Internet e com certos programas de computador (cujas ações e aproveitamento são geralmente ensinados em uma breve aula inaugural do curso).

Comprometimento e vontade de aprender são exigências

A graduação a distânciaoferece aos alunos muitos materiais para estudar, como apostilas, e e-books. Porém, sem os encontros com o professor em sala de aula, é o graduando que deverá perseguir o conhecimento, se esforçar mais, ler e pesquisar, além de tomar a iniciativa para tirar suas dúvidas e realizar as entregas dentro dos prazos estipulados. Ou seja, muito mais do que no curso presencial, o aprendizado depende do aluno, que deve ter a maturidade de encarar o curso como aquilo que realmente é: um compromisso bastante sério e valioso.

Disciplina e organização são fundamentais

A flexibilidade de horários para a aprendizagem pode ser enganosa, caso o aluno não tenha disciplina e não conserve sua rotina de estudos em dia. Se você fica muito tempo sem estudar, sem fazer daquilo um hábito, diminui a vontade de ler e realizar os exercícios acadêmicos em dia, a possibilidade de não conseguir o tão almejado diploma é reduzida. Com isso, ocorre um acúmulo de leitura não enfrentada, em um volume que o aluno não consegue mais fixar bem e que não vai dar conta se for consultar à véspera das provas.

O ambiente virtual de aprendizagem é acompanhado por tutores que prescrevem um calendário de tarefas e as cobram de tempos em tempos. Mas a organização pessoal e a persistência, ainda que naquelas disciplinas mais maçantes, são qualidades fundamentais para quem quer fazer um bom curso, aprender e tirar boas notas. Se você não fizer as atividades previstas para uma determinada matéria, não conseguirá alcançar a nota mínima para aprovação. Conseguir o tão almejado diploma do ensino superior certamente ficou mais acessível com o EAD (ensino a distância), o que não significa que se tornou mais fácil.

Confira se você possui a infraestrutura e os requisitos para a realização do curso, prepare-se para o vestibular e tenha uma boa jornada acadêmica.

Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Realize o sonho da graduação de onde estiver!
Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.