Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Biomedicina EaD: Descubra mais sobre o curso e onde estudar!

26 de julho de 2018
Estudante de biomedicina ead segurando um tubo de ensaio em um laboratório. Na mesa, um microscópio e outras ferramentas da área.
Imagem do autor
Escrito poradmin
Atualizado em: 28/05/2024

A graduação em Biomedicina, muito procurada na área da saúde, forma o profissional para atuar no mercado de pesquisa e diagnóstico clínico. Mas uma dúvida sempre aparece: será que dá para cursar Biomedicina à distância?

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste de Perfil!

A resposta para esta pergunta é SIM. É possível fazer Biomedicina EaD. No entanto, é necessário analisar as características do curso antes de escolher essa modalidade de ensino.

Vem com a gente descobrir como a graduação em Biomedicina EaD funciona, conhecer algumas disciplinas e conferir onde é possível estudar!

Confira também:
+ Biomedicina EaD: veja o valor das mensalidades e onde estudar
+ Quer fazer Biomedicina EaD? Veja o que você precisa saber
+ Saiba tudo sobre o curso de Biomedicina a distância



Existe curso de Biomedicina a distância? 

O curso de Biomedicina EaD não é totalmente à distância, pois, para respeitar as exigências do Ministério da Educação (MEC), a graduação precisa seguir o percentual de atividades in loco e à distância, o que faz com que a opção EaD não seja totalmente a distância.

Durante a formação, o estudante precisará desenvolver diversas atividades práticas em laboratório, o que exige uma frequência do aluno em um polo de apoio algumas vezes por semana.

Essa frequência pode variar bastante. Há alguns anos atrás, era obrigatório a presença algumas vezes na semana. Hoje em dia, é possível espalhar as datas presenciais ao longo do calendário, sendo que existem faculdades que exigem a presença semanal, mensal ou até semestral.

Por isso, antes de optar pelo curso de Biomedicina EaD, verifique se a universidade escolhida possui unidades de apoio presencial próximas à sua residência e/ou trabalho. Você terá que fazer algumas visitas na faculdade ao longo do curso.

Quais são as vantagens e desvantagens de estudar Biomedicina EaD?

A grande vantagem da modalidade à distância está relacionada à formação teórica. As aulas são disponibilizadas em ambiente virtual, onde o aluno estuda quando e onde quiser. No entanto, não se pode relaxar, pois as atividades possuem dia e hora para a entrega.

A flexibilidade nas aulas e a mensalidade reduzida são outros grandes atrativos para quem quer estudar Biomedicina EaD, economizar e conciliar as aulas com outras obrigações da vida, como trabalho e família.

Quem não quer pagar menos para estudar, não é? Os cursos remotos costumam ter mensalidades menores e menos gastos ao longo dos semestres. Sobre a flexibilidade, em muitas graduações EaD é possível adequar os horários de assistir aulas e fazer os exercícios com a agenda de cada estudante — mas fique atento sempre aos prazos!!!

Antes de fazer a sua matrícula no curso de Biomedicina à distância, verifique também quantas vagas são disponíveis para a graduação. A formação de turma EaD depende de um número mínimo de interessados, o qual nem sempre é alcançado.

Se você deseja fazer Biomedicina à distância, considere todos os pontos positivos e negativos dessa modalidade. A prática e vivência laboratorial fará a diferença na sua formação, fique atento!

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Quanto tempo para concluir um curso de Biomedicina EaD?

Se formar em Biomedicina exige uma média de estudos que dura quatro anos, geralmente divididos em oito semestres pelas universidades. Tanto o curso presencial como Biomedicina EaD levam o mesmo tempo para serem concluídos, já que não pode haver diferença na carga horária ou na grande curricular entre as modalidades.

Ainda neste texto, mais adiante, você vai conhecer algumas das principais disciplinas da graduação para poder sentir um gostinho do que é estudar em uma faculdade de Biomedicina EaD.

É possível fazer Biomedicina em 2 anos?

Alguns casos específicos permitem que estudantes possam fazer o curso de Biomedicina EaD em 2 anos apenas. A depender das instituições, existem faculdades que oferecem a opção de segunda graduação, destinada a pessoas que já se formaram em algum outro curso e já possuem um diploma de ensino superior em áreas relacionadas à saúde.

Assim, em algumas universidades é possível reduzir a carga horária e cursar Biomedicina em 2 anos ou 2 anos e meio (ou pelo menos em menos que 4 anos), desde que os alunos sejam graduados na área da Saúde ou Licenciados em Ciências Biológicas, Educação Física, Física e Química, por exemplo.

Disciplinas do curso de Biomedicina à distância

A grade curricular de Biomedicina pode variar de acordo a instituição de ensino. Confira abaixo algumas matérias obrigatórias para o curso, segundo o MEC:

Para se formar em Biomedicina, o aluno precisará estudar por, pelo menos, 4 anos. E o diploma tem a mesma validade do curso presencial!

Onde estudar Biomedicina à distância

Como já mencionamos anteriormente, o curso de Biomedicina na modalidade EaD não era oferecido por muitas instituições de ensino, devido à dificuldade de aliar o formato de ensino com a necessidade prática de atividades em laboratório.

Hoje em dia, o número de universidades que contam com essa graduação a distância é bem maior do que alguns anos atrás.

Para você começar a conhecer, separamos uma lista com algumas universidades que oferecem o curso de Biomedicina EaD reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) — fator essencial para que um diploma seja válido no mercado de trabalho. Confira:

  • Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR);
  • Centro Universitário Ítalo Brasileiro;
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE);
  • Universidade Brasil;
  • Centro Universitário Una (UNA).

Fique atento! Nem todas as instituições autorizadas pelo MEC já abriram turma ou disponibilizam vaga todo semestre.

Agora, se você decidiu que a carreira de biomédico é realmente sua praia, mas prefere optar pelo ensino presencial, separamos para você as instituições mais bem avaliadas pelo MEC e que oferecem essa graduação presencial ou híbrida, veja:

Veja também:
+ Veja as melhores faculdades de Biomedicina a distância
+ Tecnólogo EaD: Quais são os cursos disponíveis? Confira!
+ Quanto ganha um Biomédico?

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.